Gestão

De segurança a sustentabilidade: confira as vantagens dos lubrificantes à base de água

Em uma indústria em constante evolução como a nossa, não dá mais para falar sobre eficiência produtiva sem citar os lubrificantes à base de água. Com propriedades diferenciadas em relação às versões convencionais, eles oferecem super lubricidade e boas condições de funcionamento aos equipamentos.

Amauri de Melo, administrador da Mercalub Mercado de Lubrificantes Especiais, destaca três aspectos importantes desse tipo de produto dentro da esfera industrial. “Eles podem ser desmoldantes, solúveis e antichamas.”

O profissional ainda complementa explicando cada um dos pontos. “Os lubrificantes desmoldantes são muito utilizados na indústria de fundição, os óleos solúveis foram desenvolvidos para levar o lubrificante, refrigerar a ferramenta e proporcionar acabamento em altas rotações. Já os óleos antichamas, são importantes para o trabalho em sistemas hidráulicos, locais onde o óleo mineral, se vazado, pode levar a um incêndio”, afirma.

Vantagens dos lubrificantes à base de água

Quando comparados com os lubrificantes à base de óleo, que ainda são os mais utilizados, os produtos desenvolvidos à base de água oferecem vantagens funcionais importantes, tendo em vista que são sustentáveis, atóxicos e seguros (já que não são inflamáveis).

Além disso, com os lubrificantes à base de água, tornou-se possível chegar a parâmetros de desempenho até então inatingíveis, com excelentes propriedades de arrefecimento ou baixo consumo de energia, graças ao atrito reduzido.

Bruno Ascenço,  gerente de mercado de Engenharia de Aplicação da Klüber, destaca uma vantagem muito importante desse tipo de lubrificante em relação ao meio ambiente. “Não podemos deixar de citar a água como uma fonte limpa, renovável e, portanto, ecologicamente amigável”, enfatiza.

Cabe ressaltar, ainda, a confiabilidade que esse tipo de produto proporciona para a indústria , assim como a possibilidade de se reutilização da água evaporada durante o processo de lubrificação

Usos do lubrificantes à base de água

Atualmente, a tecnologia de hidro lubrificação, como são chamados os lubrificantes à base de água, já está sendo usada em correias transportadoras, resultando em melhores índices de lubrificação e, portanto, ajudando na redução da incidência de falhas operacionais na produção –   o que é uma das grandes propostas do chamado lubrificante do futuro.

Há, ainda, outros usos, conforme destaca Ascenço. “Hoje, existem muitos sistemas na indústria de bebidas e na indústria alimentícia, operando com lubrificantes à base de água, e, portanto, se beneficiando de suas vantagens.”

Você já conhecia essas vantagens dos lubrificantes à base de água para a indústria? Compartilhe a sua experiência conosco no campo de comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *