Indústria 4.0 by TOTVS

Digitalização do Kanban é um caminho para a Indústria 4.0

O Kanban tem sido um dos principais métodos para fazer a gestão da produção industrial desde que surgiu, em 1960. Com ele, é possível controlar os estoques e ajustar o que será produzido à demanda do mercado. Dessa forma, apenas os insumos necessários para a manufatura são consumidos, ao mesmo tempo em que a empresa não deixa de atender às necessidades dos clientes. No entanto, com a ampla difusão da Indústria 4.0, métodos manuais como o tradicional Kanban estão perdendo espaço. Afinal, eles estão muito sujeitos à falhas e perdas.

E é exatamente por isso que a digitalização do Kanban é tão positiva para essa nova fase da gestão da produção industrial. Com ela, o processo se torna mais ágil e eficaz, além de ser essencial para que a sua empresa se adeque às novas necessidades da Indústria 4.0.

Quer entender melhor como o e-Kanban funciona e quais os seus benefícios? Acompanhe!

Conheça o e-Kanban

A metodologia do Kanban continua seguindo as mesmas premissas, no entanto, com a digitalização, o manuseio dos cartões coloridos é substituído por um painel eletrônico, que é integrado a um software de gestão.

Dessa forma, o sistema recalcula automaticamente a pilha de fichas de acordo com a demanda, ou seja, a própria tecnologia computa a quantidade de componentes disponíveis com base nos itens finais de produção. Com isso, a gestão da empresa tem acesso a relatórios tanto por sequência de cartões quanto por status de produção ou transporte.

Com o uso da tecnologia, a informação flui de forma muito mais rápida e segura. Além disso, os dados são disponibilizados online, garantindo mais agilidade na tomada de decisão e maior confiabilidade em todo o processo.

Os benefícios de digitalizar a gestão da produção industrial

O e-Kanban traz uma série de vantagens para o processo, assim como as demais tecnologias da Indústria 4.0.

O primeiro grande benefício está no fato de ele ser integrado ao ERP TOTVS. Com isso, as informações de estrutura e processo de fabricação cadastradas no ERP fluem de forma automática e ágil para o fluxo de produção de cada item.

O sistema ainda facilita no acompanhamento dos estágios de cada etapa do processo, além de revelar um quadro com a fila de programação da célula. Assim, um algoritmo é executado sugerindo a sequência de produção dos cartões kanbans.

Outra vantagem que vale destacar está no fato de o e-Kanban recalcular automaticamente as pilhas dos componentes a partir das demandas diárias. Como ele equaciona um dos principais gargalos do sistema manual, ainda elimina a necessidade de ordens de produção dos componentes e sua documentação nos relatórios do chamado bloco K.

Um importante passo para a Indústria 4.0

Digitalizar a gestão da produção industrial e de todos as etapas produtivas é um caminho sem volta. Afinal, todo o mercado está se voltando à essa atividade para tornar as empresas mais eficazes e competitivas.

Com isso, eliminar processos manuais é uma das grandes prioridades para tornar a indústria moderna, o que faz com que o método tradicional do Kanban se torne um perigoso entrave para o seu negócio.

Vale dizer que o uso do e-Kanban é simples, sendo, inclusive, mais fácil do que o método tradicional. A ferramenta é totalmente visual e, além, disso, o painel eletrônico do sistema pode ser acessado de qualquer estação de trabalho.

Que tal dar esse importante passo para diminuir os custos e aumentar a produtividade da sua indústria? Acesse o site da TOTVS e conheça melhor os benefícios e funcionalidades do e-Kanban rumo à Indústria 4.0!

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *