Gestão

Engrenagem de dentes helicoidais x engrenagem de dentes retos: veja as diferenças

As engrenagens de dentes helicoidais e as engrenagens de dentes retos estão presentes no dia a dia das indústrias, mas você sabe identificar as diferenças de cada uma delas? E os seus benefícios e desvantagens?

A seguir, confira as funcionalidades desses dois tipos de engrenagens para extrair o seu máximo desempenho.

Engrenagem de dentes helicoidais

As engrenagens de dentes helicoidais são mais utilizadas em transmissão de rotações elevadas, assim como na transmissão de eixos paralelos entre si e em eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60° ou 90°).

Os dentes helicoidais não emitem barulhos por não se chocarem durante a rotação dos eixos, se encaixando perfeitamente e produzindo rotações elevadas.

As engrenagens de dentes helicoidais são denominadas dessa forma por serem feitas com dentes que formam uma espécie de hélice em relação ao eixo. “Elas são um dos mais conhecidos tipos de engrenagens industriais. Os dentes são projetados para formar uma malha em um ângulo adequado, com a intenção de criar uma carga de empuxo ideal”, resume Augusto Sarda, professor da Universidade Federal do Paraná.

Engrenagem de dentes retos

As engrenagens de dentes retos são um dos modelos mais comuns, além da opção de mais baixo custo. Como o seu próprio nome indica, elas possuem dentes retos, dispostos em eixos paralelos, sendo geralmente usadas em transmissões que requerem mudanças de posição das engrenagens em serviço, por serem fáceis de engatar.

Apesar de muito práticas, elas são mais empregadas em sistemas de baixa rotação do que naqueles de alta rotação. Isso porque o funcionamento das engrenagens de dentes retos produz um ruído bastante característico, por isso não devem ser usadas quando há necessidade de redução do barulho – neste caso, as engrenagens de dentes helicoidais são mais indicadas. O ruído típico das engrenagens de dentes retos ocorre por conta da colisão que se dá quando os dentes das engrenagens se encontram.

Você já conhecia a diferença entre as engrenagens de dentes helicoidais e de dentes retos? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *