Iniciativa sem fins lucrativos do Instituto Lixo Zero Brasil, com validação da Zero Waste International, a Certificação Lixo Zero visa promover a sustentabilidade e a redução de resíduos nas empresas, organizações e eventos em todo Brasil.
Uma opção viável para indústrias que buscam maneiras inteligentes de contribuir com o meio ambiente e diminuir os impactos causados pelos processos.
O que é a Certificação Lixo Zero?
O projeto incentiva os responsáveis pelas empresas a adotarem medidas práticas de sustentabilidade que possam reduzir a quantidade de lixo gerada por ano.
O reaproveitamento dos materiais e a reciclagem estão entre as diretrizes. Segundo o Instituto Lixo Zero, a certificação visa a conservação de todos os recursos por meio da produção responsável.
“Consumo, reutilização e recuperação de produtos, embalagens e materiais sem queima e sem descargas para terra, água ou ar que ameacem o meio ambiente ou a saúde humana.”
A Certificação Lixo Zero tem como pano de fundo a economia circular, de modo a proporcionar um ciclo contínuo para a reutilização dos recursos das empresas.
Ela é concebida para demonstrar o compromisso que tal organização tem com o planeta, dando visibilidade e competitividade.
Quem quiser receber a certificação, deve adotar práticas de gestão de resíduos que priorizem a prevenção, a reutilização, a reciclagem e até mesmo a compostagem.
A própria certificação se denomina como uma “meta ética, econômica, eficiente e visionária, para orientar as pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas para emular ciclos naturais e sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outros usarem”.
Um ponto importante sobre a Certificação Lixo Zero é que ela certifica apenas locais (endereços físicos), sendo assim, processos isolados não podem ser auditados.
Níveis da Certificação Lixo Zero
A Certificação Lixo Zero compreende três níveis – todos eles com validade de um ano. Cada nível acontece conforme o percentual de desvio de aterro que a organização ou evento possuir.
Para se ter uma ideia, a certificação é concedida somente se houver mais de 90% de encaminhamento correto dos resíduos – este é o primeiro nível. Abaixo disso, entre 50% e 89,9% (segundo nível), é oferecido o “Selo Rumo ao Lixo Zero”.
Já para os resultados menores que 50% (terceiro nível), as empresas ou eventos são agraciadas com o “Compromisso Lixo Zero”.
De acordo com o Instituto Zero Lixo Brasil, o terceiro nível dá diretrizes e metas para que os responsáveis pela empresa ou evento possam alcançar a certificação, melhorando seus resultados.
“O objetivo destas distinções é baseado em um dos pilares da Certificação Lixo Zero: a melhoria contínua. Ou seja, uma grande meta para a empresa que recebeu um dos méritos é que no próximo ano ela evolua.”
Um exemplo dado pelo instituto: “se um estabelecimento possui Selo Rumo ao Lixo Zero, no próximo ano ela deve almejar a Certificação”.
Como acontece a certificação?
O processo para uma empresa ou evento obter a Certificação Lixo Zero é dividido em algumas etapas. A saber, é preciso que os interessados preencham um formulário de aplicação, enviando-o para o instituto responsável.
Os responsáveis pela submissão deverão realizar um diagnóstico inicial na organização, analisando o volume e tipo de resíduos gerados.
Outro passo consiste no planejamento e adoção de estratégicas para a implementação das práticas dispostas pela Certificação Lixo Zero e que constam nos documentos enviados aos interessados.
Após esse planejamento, vem a fase de implementação das práticas, seguida pelo monitoramento e ajustes destes processos.
Por fim, há uma auditoria e a disponibilização da certificação conforme o nível em que a empresa e/ou evento estiverem.
Benefícios de receber a Certificação Lixo Zero
“A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento”, expõe o Instituto Lixo Zero Brasil.
Entre os demais benefícios, destaque para:
1. Redução de custos operacionais
A reutilização e reciclagem de materiais proporciona uma economia considerável dos valores que seriam destinados ao descarte, compras de materiais, etc.
2. Contribuição com o meio ambiente
Políticas sustentáveis ajudam a reduzir os impactos ambientais, contribuindo com a preservação dos recursos naturais e a minimização da poluição no país.
3. Conformidade com as regulamentações
A Certificação Lixo Zero pode ainda contribuir para que as empresas estejam em conformidade com as leis e regulamentações ambientais vigentes, evitando multas e penalidades.
4. Inovação
O processo em si, rumo a certificação, incentiva a inovação dentro das organizações, uma vez que é preciso repensar constantemente as operações, de modo a encontrar soluções mais eficientes e sustentáveis.
A Certificação Lixo Zero é um projeto importante para promover a sustentabilidade e reduzir os impactos causados pela indústria. Além de diminuir custos e ganhar credibilidade no mercado, a empresa que adota novas práticas e recebe a certificação ainda participa ativamente de um futuro mais promissor do ponto de vista ambiental.