• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Esteira porta cabos: como fazer a melhor escolha de modelos e aplicações

A decisão de compra de uma esteira porta cabos costuma despertar dúvidas nos gestores da indústria. Qual é o modelo mais adequado para a empresa? Como tomar a melhor decisão de custo x benefício? Sem o conhecimento adequado dos modelos e aplicações existentes, muitas das decisões são tomadas apenas com base nos preços – o que pode ser um péssimo caminho.

A esteira porta cabos tem a função de organizar os cabos e mangueiras das máquinas, direcionando os movimentos de um ponto até outro ponto. Com isso, a indústria pode aproveitar diversas vantagens – incluindo a redução do tempo de inatividade e aumento da vida útil desses cabos e mangueiras.

Porém, quando é feita uma má decisão no momento da compra, esses benefícios podem ficar comprometidos. Por exemplo, para uma indústria que trabalha com diversas misturas químicas, uma esteira porta cabos de nylon poderia ter uma vida útil pequena, representando custos maiores em longo prazo.

Antes da queda de braço pelo preço, o gestor da indústria tem de considerar o tipo de aplicação e o modelo da esteira. Afinal, cada projeto exige um tipo de esteira.

Neste artigo, confira como tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Os principais modelos de esteira porta cabos

O primeiro passo para escolher a melhor esteira porta cabos para sua indústria é conhecer os seus principais modelos. Existem 3 tipos de esteiras: somente aço, somente nylon e mista (aço e nylon). Confira quais são as características de cada uma delas.

Esteira de aço

A esteira porta cabos de aço pode ser confeccionada em todos os tamanhos e suporta grandes cargas. Entre suas principais características estão à estabilidade adequada para todas as aplicações com larguras variáveis.

Confira as vantagens na sua utilização:

  • Resistência a influências químicas.
  • Sistema de proteção que impede a entrada de resíduos e cavacos, protegendo os condutores da esteira.
  • Sistema não exige lubrificação.
  • Podem ser aplicadas em áreas úmidas e expostas ao ar livre – com separadores resistentes aos raios UV.
  • Podem ser utilizadas em áreas limitadas, sujeitas a conter misturas explosivas.

Esteira de nylon

As esteiras de nylon são caracterizadas pela versatilidade na aplicação e facilidade no manuseio. Veja algumas das principais vantagens na sua utilização:

  • Sistema que evita acúmulo de sujeira na articulação.
  • Material que evita qualquer tipo de lubrificação e o desgaste das juntas articuladas.

Esteira mista

A esteira porta cabos mista reúne as características das esteiras de nylon e aço. Ela é composta por nylon nas laterais e uma estrutura de aço nas travessas, podendo ser personalizada de diversas maneiras para explorar os aspectos positivos de ambos os materiais. Confira as vantagens na sua utilização:

  • Híbrida entre plástico e alumínio.
  • Possui um sistema de pino auto-travante e travessas parafusadas que impedem a separação indesejável.
  • Diversas opções de larguras.
  • Maior custo-benefício.

Como escolher a melhor esteira porta cabos?

Em diversos casos, o gestor da indústria acaba optando pela esteira mais barata, mas quando essa não é a opção mais adequada, o projeto é prejudicado. Como vimos, é preciso considerar as características de cada um dos modelos para fazer uma aplicação que realmente produz resultados positivos.

O ideal no momento da escolha de uma esteira porta cabos é buscar por empresas que atuam com um sistema de vendas consultivas. É muito importante que o vendedor entenda o projeto e as principais características da sua indústria para indicar a mais adequada esteira porta-cabos.

E então, já conhecia as diferenças entre os principais modelos de esteira porta-cabos? Gostaria de descobrir a melhor opção para a sua indústria? Então, conheça a Conduz Cabos e as soluções para a sua produção.

 *Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de Conduz Cabos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *