As mulheres ocupam cada vez mais cargos de destaque na indústria. E não existe uma só fronteira que possa segurar a participação feminina. Elas estão inseridas em áreas que, há pouco tempo, eram apenas masculinas.

Para se ter uma ideia, hoje, as mulheres respondem por um quarto da força de trabalho na indústria nacional.

Segundo o Observatório Nacional da Indústria, entre 2008 e 2021, houve um aumento considerável dessa participação em cargos de gestão – de 24% para 31,8%.

Embora esse índice pareça inferior aos demais da economia, com mulheres em 46,7% dos cargos de liderança, o crescimento foi três vezes maior na indústria: 32,5% contra 9,8% dos demais no mesmo período.

A própria EXPOMAFE 2023, Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, registrou um aumento expressivo da participação das mulheres no evento. Essa edição contou com uma atração especial chamada Mulheres na Indústria.

Já o Parque de Ideias trouxe diversas palestrantes, que abordaram temas variados, mas com dedicação especial às colegas de trabalho – cada um com sua trajetória.

Algumas mulheres, palestrantes e expositoras, contaram ao Portal A Voz da Indústria como conseguiram chegar onde estão hoje, independentemente dos desafios.

Marketing e geração de demanda: melhores resultados

Uma delas é Juliana Betti, Head of Growth da Birmind. Ela conta que sempre foi uma entusiasta da tecnologia e viu na indústria uma oportunidade de unir a sua formação em comunicação e marketing com os avanços da inovação.

“Vi na indústria uma ótima oportunidade de levar expansividade por meio do growth” – técnica que visa o rápido e considerável crescimento de uma empresa.

Com relação ao papel de liderança que exerce no universo industrial, Juliana diz que ser líder é importante porque exige exposição e responsabilidade.

“Como mulher, me sinto ainda mais responsável, porque é importante conseguir inspirar outras mulheres.”

De acordo com a especialista, é preciso deixar o machismo de lado, de modo que homens e mulheres possam trabalhar juntos. “Um ambiente machista perde a oportunidade de adquirir uma visão macro e detalhista”.

Conhecimento técnico

Além de serem líderes natas, as mulheres estão investindo sobremaneira em conhecimento técnico, independentemente da área em que atuarão na indústria.

Por exemplo, Raíssa Carmona, Gerente Regional de Vendas da Yaskawa, possui um extenso conhecimento técnico industrial para a plenitude do atendimento ao cliente.

Ela é formada em engenharia mecânica, com profundo conhecimento em processos de soldagem e automação. “Como mulher, tenho que me dedicar ainda mais. Uso meu conhecimento técnico para mostrar que sou capaz”. E completa: “a área técnica me ajuda muito na função que tenho hoje. Faz muita diferença para lidar com o cliente”.

Potência feminina

Segundo Valéria Motoyama, Gerente de Engenharia da THK, a mulher é uma verdadeira potência na indústria. “Ela é capaz de agregar por meio do alto poder de comunicação”.

Além disso, Valéria define que a mulher é mais detalhista e produtiva, com capacidade para implantar a diversificação e diferentes perspectivas nos projetos e soluções tecnológicas.

“O cenário é de mudança. Estamos em franca expansão na indústria, não somente pelos programas de incentivos às mulheres, mas pelas qualificações que elas têm buscado.”

Mulheres na indústria automotiva

A indústria tem diversos setores, entre eles, o automotivo. Paula Braga, CEO da Automotive Business, palestrou no Parque de Ideias da EXPOMAFE 2023. Ela destacou a importância da presença feminina no segmento automotivo e o quanto as mulheres contribuem com o respectivo trabalho.

Segundo ela, os caminhos estão se abrindo, visto que, de acordo com a Harvard Business Review, a participação feminina tem o poder de aumentar em 19% a geração da receita a partir da inovação.

“A mulher é inovadora e está aberta a novas oportunidades. Mas, infelizmente, perde muito tempo tendo que provar a sua competência num universo majoritariamente masculino”.

E para finalizar, ela deixa um recado: “precisamos desconstruir alguns conceitos e esse processo deve ser feito todos os dias”.

Confira a palestra Mulheres na Indústria: A Importância da presença feminina na indústria automotiva completa!