A EXPOMAFE 2025 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – terá diversas atrações em benefício à indústria; e uma delas é o Demonstrador de Soluções Tecnológicas para a Indústria 4.0.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), idealizadora do evento, com a correalização do SENAI-SP e patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da BECKHOFF, entre outros.

Durante os cinco dias de feira (de 6 a 10 de maio), serão mostradas estratégias de como identificar níveis de maturidade tecnológica em máquinas e equipamentos. Segundo José Velloso, Presidente da ABIMAQ, entre os objetivos está mostrar a jornada dos diferentes estágios da maturidade 4.0 em máquinas e equipamentos, a partir de processos interligados e colaborativos. Por isso, o demonstrador será de grande valia a todos os visitantes.

“A automação, Inteligência Artificial e a digitalização são essenciais para o avanço, o fortalecimento e a modernização da indústria nacional”, ressalta.

Soluções tecnológicas para a indústria

Segundo a organização, serão apresentados clusters com soluções tecnológicas de ponta, formados por empresas, startups, universidades e centros de pesquisa. No espaço dedicado ao Demonstrador, será possível conferir máquinas e equipamentos com tecnologias embarcadas, em cinco níveis diferentes de maturidade 4.0.

Além disso, a Academia Alemã de Ciências e Engenharia (ACATECH) servirá de modelo para os respectivos procedimentos, uma vez que a ideia é atender, entre outros, fabricantes e compradores de máquinas.

A propósito, ao participar, estes mesmos profissionais poderão diagnosticar o nível de maturidade dos equipamentos que comercializam, bem como usar essa mesma avaliação como referência para a realização de investimentos em tecnologia e inovação. Ou seja, o demonstrador ainda ajudará as empresas conforme a respectiva capacidade, atuação no mercado e porte.

Na quarta edição da EXPOMAFE,  o demonstrador da ABIMAQ ocupará um espaço considerável, cerca de 200 m2, e estará localizado na Rua F-210.

Faça seu credenciamento em poucos minutos através do WhatsApp!

Quais são os níveis de maturidade que o demonstrador trabalhará?

Conforme citamos há pouco, o Demonstrador de Soluções Tecnológicas para a Indústria 4.0 na EXPOMAFE focará na identificação dos níveis de maturidade de máquinas e equipamentos.

Quais são eles? Abaixo, você confere um a um.

1. Informatização

O foco está na tecnologia básica, bem como em máquinas isoladas e sem conectividade.

2. Conectividade e visibilidade

É sobre a existência de sensores para a geração e visualização de dados.

3. Visibilidade e transparência

Aqui, temos a integração parcial, dados coletados e analisados e a interoperabilidade inicial.

4. Capacidade preditiva

No caso, são sistemas avançados, análise preditiva, IA e interoperabilidade total.

5. Flexibilidade e adaptabilidade

Quando há uma total integração e autonomia – a plena Indústria 4.0.

Experiência imersiva

O Demonstrador está em sua 8ª edição e, de acordo João Alfredo Delgado, Diretor Executivo de Tecnologia da ABIMAQ, tende a consolidar cada vez mais o compromisso da entidade em promover a Indústria 4.0 em prol das indústrias brasileiras. Além disso, com atenção especial às empresa de pequeno e médio porte. “Uma oportunidade na prática sobre como as tecnologias permitem aumentar a produtividade, reduzir custos e elevar a competitividade no setor”, explica o especialista.

Conclusão: como diversas outras atrações da EXPOMAFE, o Demonstrador proporcionará uma experiência imersiva na indústria 4.0, de modo que os participantes possam interagir diretamente com as mais recentes inovações em conectividade, automação, IA e machine learning.

Além disso, será uma oportunidade valiosa para quem quiser se atualizar com relação aos novos conceitos tecnológicos, fazer networking qualificado, conhecer maneiras de otimizar processos produtivos e receber apoio de clusters especializados. 

Portanto, engenheiros, empresários, gestores, pesquisadores e acadêmicos, A Voz da Indústria deixa aqui um conselho: participem da EXPOMAFE 2025 e não deixem de conferir o Demonstrador da Indústria 4.0, aproveitando todas as oportunidades!