Para dar um caminho aos empresários que buscam identificar o nível de maturidade tecnológica de suas fábricas, a ABIMAQ, em parceria com a Rede RS Indústria 4.0, desenvolveu o Guia de Maturidade Tecnológica, tendo como base o modelo da Academia Alemã de Ciências e Engenharia (ACATECH).
O material (baixe gratuitamente aqui) ajuda a analisar o nível de maturidade tecnológica das máquinas, buscar oportunidades de melhoria rumo à Indústria 4.0 e até acessar as linhas de financiamento.
Demonstrador de Indústria 4.0
Tradicional atração da EXPOMAFE, o Demonstrador de Indústria 4.0 desta edição materializa os conceitos apresentados no Guia.
“Tanto o Guia quanto o Demonstrador aqui da EXPOMAFE mostram como é a jornada de uma indústria para entrar na Indústria 4.0”, explica João Alfredo Delgado, diretor-executivo de Tecnologia da ABIMAQ e coordenador do espaço.
“Jornada” é um termo bastante apropriado para o Demonstrador. Ao adentrar o espaço, o visitante “navega” pelos cinco níveis de maturidade tecnológica, apresentados na prática por clusters formados por empresas, startups, universidades e centros de pesquisa.
São eles:
1. Informatização: é o nível mais básico, no qual controladores programáveis automatizam processos e registram dados.
2. Conectividade e Visibilidade: neste nível, as máquinas comportam sensores e capacidade de comunicação entre os módulos, podendo conectar-se à nuvem e compartilhar os dados coletados.
3. Visibilidade e Transparência: os dados recebem tratamento que permite a geração e visualização de relatórios e análises, informando ao operador eventuais problemas e suas causas para tomada de decisão.
4. Capacidade Preditiva: a partir de Inteligência Artificial, as máquinas ganham capacidade preditiva e podem prever falhas antes que aconteçam, calcular o tempo médio entre falhas e prever necessidade de manutenção.
5. Flexibilidade e Adaptabilidade: é o nível mais avançado, no qual as máquinas assumem autonomia e podem se autoajustar e otimizar seu próprio funcionamento por meio do ajuste automático dos parâmetros sem intervenção humana.
Autonomia
Este último nível, por exemplo, demonstra a capacidade de um robô colaborativo montar uma peça com autonomia.
“No nível 4 o robô é programado. Ou seja, se você mudar uma peça de lugar, ele se perde e é preciso configurá-lo novamente. Já no nível 5, um scanner e Inteligência Artificial permitem que ele tome esse tipo de decisão sozinho”, explica Eduardo Baldi, CEO da Teknosip.
Com tamanha autonomia, Baldi garante que o treinamento para operar a solução é bastante simples e dispensa conhecimentos profundos de engenharia e programação. “Nós acreditamos que a tecnologia não veio para substituir o ser humano, e sim empoderá-lo”, diz.
Vitrine para a indústria
O Demonstrador da Indústria 4.0 da EXPOMAFE 2025 funciona como uma vitrine de soluções.
O empresário que visita o espaço pode não só identificar facilmente seu nível de maturidade tecnológica, como também entrar em contato com as soluções que podem levar sua indústria para o próximo nível.
Além do caráter educativo, para as empresas expositoras é uma oportunidade de demonstrar seus produtos e serviços e captar leads qualificados para prospectar negócios.
Na avaliação de João Alfredo, muitas indústrias brasileiras já deixaram o Nível 1 e estão evoluindo para os demais. “Hoje você tem mais acesso às novas tecnologias e o custo diminuiu bastante. Sem falar das linhas de financiamento específicas para a Indústria 4.0”.
Inclusive, entidades como ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e FINEP tem representantes no espaço para tirar dúvidas dos empresários, inclusive sobre financiamento.
Espaço didático
Em relação ao Demonstrador da Indústria 4.0, João Alfredo constata que os visitantes entenderam bem o conceito, uma vez que o espaço foi concebido para ser o mais didático possível.
“Em cada nível consta uma máquina e/ou software em operação, e um display com a descrição daquele nível, de forma que o empresário pode rapidamente identificar qual seu nível de maturidade. À medida que ele avança na jornada, é simples verificar o que precisa fazer para passar para o próximo nível”, explica o diretor da ABIMAQ.
O Demonstrador da Indústria 4.0 da EXPOMAFE 2025 tem patrocínio da ABDI, Beckhoff e Embrapii, e apoio institucional do FINEP.
Visite a EXPOMAFE e confira!
O Demonstrador da Indústria 4.0 da EXPOMAFE 2025 tem uma programação voltada para discutir e transmitir conhecimentos sobre a Indústria 4.0. As conversas acontecem todos os dias às 14h e 15h, até dia 9 de maio. Confira a programação aqui e venha aumentar seus conhecimentos sobre maturidade tecnológica.
EXPOMAFE 2025
Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
6 a 10 de março – terça-feira a sábado
De terça a sexta, das 10h às 19h, no sábado das 9h às 17h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, S/N – KM 1.5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900
Iniciativa: ABIMAQ
Organização: Informa Markets Latam
Instagram: @feiraexpomafe
Site oficial: www.expomafe.com.br
Cobertura oficial aqui, em A Voz da Indústria.