Com a constatação de que o marketing industrial mudou, Bartira Pontes (BRP Mídia) e Clóvis Arruda (Terra à Vista) começaram sua palestra no Parque de Ideias neste sábado, último dia da EXPOMAFE 2025.
A transformação digital é uma constante da indústria e da comunicação. Na palestra Tendências de Marketing Digital para o Setor Industrial, o público conheceu estratégias, tecnologias e oportunidades.
Acompanhe os insights da apresentação!
Marketing é “campo fértil”
Com a transformação digital, as experiências possíveis para cada perfil de cliente, as tecnologias emergentes e os dados obtidos por meio do marketing digital, Bartira destacou que “o marketing na indústria é uma área relativamente nova, sendo um campo fértil tanto para os técnicos como para os profissionais de comunicação”.
As oportunidades são múltiplas. “O marketing digital tem resultados mensuráveis, e com a inteligência artificial, mais formas de utilizá-los”, comentou Clóvis. Para os palestrantes, as marcas industriais estão evoluindo da exposição institucional básica para as experiências digitais com entrega de valor.
Tendências no Marketing Digital
Na análise dos especialistas, as tendências se dividem em quatro pilares:
- Canais
- Conteúdos
- Estratégias
- Tecnologias
Em Canais, Clóvis reforçou a necessidade de ter uma presença estratégica, somada a integração omnichannel. Para isso, a tendência em destaque é o LinkedIn, que deve ser utilizado para relacionamento profissional, personal branding e anúncios direcionados. “O LinkedIn é multifuncional, atende o profissional e as empresas”, lembrou Bartira.
Estratégias de marketing e vendas
Sobre Conteúdos e Estratégias, as possibilidades em destaque são o marketing de conteúdo, estratégias de SEO e SEM para motores de busca (Google e similares), e GEO (Generative Engine Optimization) para otimização de conteúdo para as ferramentas de IA generativa (ex. ChatGPT, Gemini e DeepSeek).
Sobre isso, a geração de conteúdo deve agregar reputação, através de expertise (dados estatísticos), autoridade e confiança, se tornando uma boa fonte de informação.
CRM, e-mail marketing e conteúdo exclusivo, agregando exclusividade e interatividade, também foram citados.
Outro ponto é o uso de marketplace e o e-commerce B2B. Para quem busca facilidade na compra, sendo uma constante principalmente nas gerações mais novas, é importante mostrar os produtos e vender pela internet. Exemplos citados foram os portais Direct Industry, Alibaba, Amazon Business e Global Sources.
Com entusiasmo, Bartira e Clóvis apontaram o uso de realidade virtual e realidade aumentada como oportunidades para o marketing e mesmo para a linha de produção. Nesse ponto, os eventos híbridos serviram de exemplo, com atividades pré, durante e pós.
Futuro do Marketing Industrial
As Tecnologias que habilitam essas novas estratégias de marketing industrial já são conhecidas do setor: inteligência artificial, Big Data, IoT e automação.
“O foco não é só comunicar, e sim gerar uma experiência imersiva”, concluiu Clóvis. Fechando a palestra, foram apontadas as características do futuro (próximo) do marketing industrial:
- Mais técnico
- Mais personalizado
- Mais orientado a dados
- Mais integrado
Como presente para a audiência, a Terra à Vista Comunicação e a BRP Mídia compartilharam um formulário para que os empresários e gestores façam um “diagnóstico” de seu marketing. Acesse aqui e aguarde o contato dos especialistas!
A EXPOMAFE 2025 se encerra hoje, mas a cobertura do evento está aqui em A Voz da Indústria.