O quarto dia da EXPOMAFE 2025 começou com a apresentação dos projetos dos alunos do SENAI para a premiação Desafio de Ideias – iniciativa da instituição em parceria com a feira.
Conforme já falamos por aqui, trata-se de um concurso cujos participantes (jovens estudantes das unidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Paulínia e Suzano) tiveram que desenvolver soluções para a indústria com foco em manutenção preventiva e economia circular.
Na premiação, estiveram presentes as quatro equipes, verde, rosa, roxa e azul, organizadores do evento, como Estefânia Domingues, da Informa Markets, especialistas do SENAI, bem como a comissão julgadora, composta por especialistas da Romi, WEG e ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).
Segundo Estefânia, a iniciativa visa fomentar a educação profissional e dar voz a novos talentos. “Todos os alunos estão de parabéns, pois mostraram empenho e muita dedicação nesses quatro dias de trabalho. Podem se considerar vitoriosos”, falou a organizadora no início da cerimônia.
Conheça os projetos
O palco da premiação foi tomado pelas apresentações dos projetos dos alunos. Quem começou foi a equipe verde, chamada Eco Makers, com uma solução para acelerar o diagnóstico de falhas em máquinas industriais por meio de um sistema para diagnóstico remoto e manutenção preditiva. De acordo com a equipe, a ideia é prolongar a vida dos equipamentos e promover sustentabilidade. Tudo em sete dias – o diferencial do respectivo produto.
“Não vendemos promessas, e sim soluções”, este foi o slogan da turma verde.
Por sua vez, o time rosa, Inovateam, mostrou seus projetos para monitoramento remoto de máquinas como tornos, de modo a aumentar a vida útil desses equipamentos por meio de frentes como realidade aumentada e IA. Os responsáveis desenvolveram sensores para identificar erros e falhas.
Para eles, “inovar é preservar”.
Já o terceiro grupo, o roxo, batizado de Purple Tech, prometeu “agilidade, inovação e eficiência” aos jurados. Isso, por meio de uma ferramenta de consulta e análise de dados, capaz de atender máquinas convencionais e com CNC para integrar as necessidades dos clientes às soluções das empresas.
E a quarta equipe, a azul (Blues Smartview), destacou a sua plataforma integrada com sistema IA e realidade aumentada, além de checklists personalizados para agilizar o diagnóstico de falhas, reduzir desperdícios e ampliar a vida útil das máquinas. Em paralelo a isso, a economia circular.
A premiação
Após os pitchs, Estefânia anunciou os ganhadores. Sem muito suspense, ela enalteceu as quatro equipes pelo bom trabalho, agradeceu os participantes e comunicou: “a nossa vencedora é a equipe rosa, Inovateam”.
Os troféus foram entregues e a emoção tomou conta dos vencedores. Fernanda de Souza, uma das ganhadoras (SENAI Paulínia), deu um depoimento emocionado.
“Estou muito feliz! Participei no ano passado, mas não levei o primeiro lugar. Insisti, e hoje levo o troféu. Foram horas e horas de trabalho, e ganhar o prêmio aqui na EXPOMAFE, um evento tão importante para a indústria, é indescritível”. Fernanda completou dizendo que, além do prêmio, estar perto de especialistas tão conceituados e empresas de renome é muito importante para o próprio aprendizado.
A propósito, Alfredo Ferrari, Conselheiro da ABIMAQ, ressaltou justamente que essa é a importância do Desafio de Ideias SENAI na EXPOMAFE 2025: incentivar a educação profissional e jovens talentos.
“Esse preparo é fundamental para que os jovens continuem estudando, pois eles também nos ensinam a cada dia. Aliás, a EXPOMAFE é uma escola.”
Ferrari aproveitou ainda para falar sobre a feira em si: “a gente vê que a cada edição o evento se supera, tanto em exposição quanto nas atrações. Esse ano a feira está fantástica”, finalizou.
Tags