A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Parque de Ideias - Ensino de Engenharia

Desenvolver habilidades e tecnologias é desafio no ensino de Engenharia

A indústria 4.0 tem se mostrado um desafio para empresas e profissionais. Com a universidade não foi diferente: diante de um mercado em franca transformação, o ensino de engenharia também precisou se adaptar.

Esse foi o tema da palestra "O papel do ensino da engenharia na indústria 4.0", no Parque de Ideias, no terceiro dia da EXPOMAFE 2019. "A demanda mudou e por isso o curso de Engenharia de Produção vem sendo reformulado nos últimos anos", comentou o palestrante Pedro José Ferreira, professor da Universidade Paulista (UNIP).

Formar o profissional, desenvolver a tecnologia - o papel da engenharia na indústria

Para o professor, o ensino de engenharia de produção hoje trabalha com a intersecção de três formas de ensino. "Atuamos unindo o aprendizado tradicional, com o aprendizado virtual e com o aprendizado por desafio", contou. A ideia é desenvolver nos alunos as habilidades necessárias no mercado, lidando com os problemas de forma prática desde o início do curso.

Cultura maker e laboratórios I4.0

Transformar o ensino da engenharia também significa torná-lo mais interessante para o aluno. Pensando nisso, a UNIP trabalha na implantação de laboratórios de incentivo à cultura maker, no formato de FabLabs. Assim, é possível unir teoria e prática no desenvolvimento de habilidades do aluno.

Ensino de engenharia: habilidade e tecnologias

Porém, tão importante quanto desenvolver o profissional é desenvolver a tecnologia. "Acreditamos que os laboratórios da universidade são espaços em que a tecnologia pode ser pesquisada e desenvolvida. Assim, a indústria brasileira e o meio acadêmico crescem em conjunto", completou.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar