A Voz da Indústria faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Monitoramento 4.0

Monitoramento 4.0 orienta manutenção preditiva de prensas hidráulicas

Adaptável para máquinas antigas e seminovas, solução de monitoramento 4.0 pode orientar manutenções preditivas para prensar hidráulicas.

Pensando em levar as vantagens da indústria 4.0 mesmo para máquinas antigas e seminovas, a Schuler Group trouxe para a EXPOMAFE uma nova solução. Com o monitor de carga proposto pelo grupo, um conjunto de sensores registra todos os dados de trabalho da máquina.

"O monitor tem sensores instalados em partes da máquina como as vielas e rolamentos. Com isso, ele é capaz de identificar temperatura e vibração dos rolamentos, movimentos na estrutura da prensa, etc. Tudo que possa dar indícios de que a prensa irá apresentar problemas", comenta Guilherme Ribeiro, engenheiro de vendas da Schuler. "Com isso, é possível identificar a necessidade de troca de peças e agendar a manutenção preditiva", completa.

Monitoramento 4.0: programação de parâmetros e alertas

A ideia é que o sistema seja programado para identificar quais parâmetros são normais e quais exigem atenção. "Por exemplo, o monitor pode estar informado de que o rolamento tem como padrão ficar entre 30º e 31º e de que sua capacidade máxima é 40º", explica. "Com isso, ele pode estar programado para enviar um alerta por e-mail quando o sistema identificar 35º. Assim o gestor fica sabendo de que algo não está certo e pode agir para evitar o problema", conclui.

Organizar manutenções preditivas traz vantagens principalmente econômicas. O tempo de máquinas paradas para a correção de defeitos e troca de peças pode gerar custos altos e inesperados para a empresa. O monitoramento 4.0 pode ser um aliado importante para orientar esse tipo de ação.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar