A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Comandos por voz na indústria

Tendência de comandos por voz ganha força na indústria

Software conecta máquinas e operadores e permite a integração de diferentes maquinários através de comandos por voz

O futuro da manufatura depende de uma interação cada vez mais integrada entre operador e máquina. Porém, considerando a rotatividade e o alto investimento em treinamento nesse setor, isso pode se tornar um desafio. Nesse cenário, a tecnologia especializada pode ser uma aliada importante.

Apostando nos comandos por voz, uma tendência global de tecnologia, a Makino apresenta na EXPOMAFE 2019 o ATHENA. Trata-se de um software independente, patrocinado pela Makino, que permite a tradução, assimilação e análise dos dados, conectando máquinas e operadores. O diferencial desse sistema é o fato de que ele pode ser instalado em diferentes máquinas, de diferentes fornecedores. "A ideia é que ele funcione em qualquer equipamento. Assim, mesmo um operador que não tenha conhecimento específico sobre uma máquina, pode operá-la", comenta Carlos Ibrahim, diretor da Makino.

Comandos por voz e machine learning

Dessa forma, é possível considerar um treinamento unificado. Com o ATHENA, não será mais necessário conhecer a fundo os softwares de cada máquina. Ou seja, a proposta é que ele funcione como um centralizador do monitoramento das máquinas, garantindo uma operação que funcione da mesma forma em diferentes maquinários.

A resposta do software aos usuários é aprimorada ao longo do tempo e aumenta com a interação. Utilizando conceitos de machine learning, o sistema expande constantemente sua capacidade de ajudar o operador no dia a dia. Assim, o sistema permite configurar as máquinas, executar as operações, gerenciar ferramentas e até mesmo realizar reparos e identificar problemas.

"Na prática, o ATHENA é uma sobreposição ao controle de máquina existente, permitindo que os usuários escolham entre operar por voz ou manualmente", conta Ibrahim. Além disso, o software opera offline, eliminando problemas como protocolos de segurança que impeçam a conexão com a internet. A Makino é a primeira a oferecer essa tecnologia e conectividade, mas o sistema pode integrar máquinas de outros fornecedores.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar