A Feimec, Inovação

FEIMEC promove imersão no conceito da Manufatura Avançada com projetos do Instituto Mauá de Tecnologia

De olho nas mais modernas atualizações do mercado industrial brasileiro, a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos vai proporcionar aos seus visitantes uma verdadeira imersão no conceito da Manufatura Avançada (Indústria 4.0), entre os dias 24 e 28 de abril no São Paulo Expo. Um dos grandes responsáveis pela disseminação desse conhecimento no evento será o Instituto Mauá de Tecnologia, que irá participar em duas frentes importantes: com um cluster de Manufatura Avançada e um estande exclusivo.

Cluster – Padrões de Comunicação para Manufatura Inteligente

Com o tema “Padrões de comunicação para manufatura inteligente”, o Instituto Mauá de Tecnologia, em parceria com a AMT – American Manufacture Technology e Beckhoff, demonstrará como uma empresa consegue visualizar e quantificar a produção de seu negócio de forma remota. Para isso, a instituição demonstrará o que são os padrões de comunicação utilizados pelos equipamentos nas fábricas, como utilizá-los e quais benefícios eles trazem para as companhias de todos os tamanhos.

No estande da Mauá, haverá um monitor que apresentará os dados de um Centro de Torneamento MAZAK em operação no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, com uma conexão direta com o chão de fábrica, por meio da Internet. Nele, o visitante poderá observar o monitoramento do equipamento e, interativamente, obter informações sobre a operação, produção e manutenção (real e preditiva) da máquina” explica Ari Costa, professor de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia.

O monitor também apresentará dashboards capazes de mostrar, em tempo real, dados sobre a produção do centro de torneamento, oferecendo melhor compreensão das possibilidades que a tecnologia permite, ou como essa ferramenta pode ser utilizada com a Tecnologia da Informação e/ou Operações de Tecnologia.

Demonstrador de Indústria 4.0

Os visitantes do estande exclusivo do Instituto Mauá de Tecnologia poderão vivenciar a demonstração do processo de integração de máquinas antigas com as mais modernas do mercado de Robótica e, ainda, ver equipamentos para controle de qualidade e gestão dos processos produtivos. Para que a experiência dos participantes seja mais completa, a linha de produção montada exclusivamente pela instituição produzirá e personalizará uma caixa de ferramentas que será entregue aos convidados.

“Desmistificar a aplicação dos conceitos de manufatura avançada no âmbito nacional, inclusive para pequenas e médias empresas, é essencial para a economia do País. Acreditamos que o estande na FEIMEC seja uma oportunidade de apresentar – de forma não comercial – esses recursos, bem como suas vantagens e os caminhos para implementar e obter os ganhos da adoção deles nos ambientes produtivos”, reforça o Prof.º Fernando Silveira Madani, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *