A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

‘Talentos da Inovação’ celebra projetos universitários

Talentos da Inovação_Parque de Ideias.png
Em sua primeira edição, o encontro foi realizado no Parque de Ideias da FEIMEC na quinta-feira, 05 de Maio

Apesar de toda automação e as aplicações de robótica e outras tecnologias na indústria, as pessoas ainda são ativos valiosos para o funcionamento do setor. Para trazer um pouco dos futuros profissionais para a feira, o Parque de Ideias foi palco da primeira edição do Talentos da Inovação. 

Seguindo com a programação de conteúdos da FEIMEC 2022, a atração reuniu 12 universitários, divididos em 6 grupos, que apresentam seus projetos e TCCs para o público e para uma banca avaliadora composta por Túlio Duarte, Sócio e COO da HarboR Inteligência Industrial e co-fundador do grupo Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, a Associação Catarinense de Tecnologia; Isac Wajc, coordenador em linhas de fomento na incubadora de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN-Cietec, além de de ser consultor e avaliador no processo de seleção de startups para o CIETEC – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia. 

Continue lendo para conferir tudo o que rolou no Talentos da Inovação

Apresentações de projetos

O primeiro projeto apresentado foi o Apollo Chill, uma proposta para refrigeração de painéis solares para manter a eficiência na geração de energia. Guilherme Baro e Guilherme Baraldi, formados no Centro Universitário FEI, compartilharam um estudo de caso baseado em uma usina de energia solar no Ceará. 

Na sequência, os alunos Tamires Lopes e Fernando Gonçalves, da Universidade São Judas Tadeu (USJT) apresentaram o Projeto Piezoelétrico, ou seja, um piso elétrico. A ideia é utilizar blocos de piso com capacidade de geração de energia elétrica com o movimento de pedestres, carros e outros veículos. 

Com uma apresentação de iniciação científica, Izabel Lima Criscuolo do Centro de Competência e Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA) trouxe o tema ‘Mapeamento da integridade de superfície induzida por Fusão em Leito de Pó a Laser em aços para cementação’. Com detalhes de diversas análises científicas, a pesquisa foi muito rica para apontar futuros estudos em manufatura avançada. 

Talentos da Inovação_Apresentação do grupo Apollo Chill.png

Voltando para alunos da FEI, o projeto Control-E apresentou um sistema de gerenciamento térmico de baterias em ônibus elétricos urbanos. Representado por Caetano Guarreschi e Lucius Cavalcanti, o grupo compartilhou um sistema de arrefecimento que prolonga a vida útil de baterias, aplicável para além dos ônibus elétricos. 

Alunos da USJT, Sebastião Pereira e Leonardo Amaral apresentaram o Adaptador de Tração Motorizado para Cadeira de Rodas. O projeto utiliza um motor brushless e idealiza que os adaptadores possam ser alugados por aplicativo, ajudando na mobilidade de pessoas em cadeira de rodas. 

Também do CCM-ITA, Manoel Neto apresentou sua pesquisa ‘Design de engrenamento para requisitos da mobilidade elétrica’. Após os 6 projetos, os dois jurados se reuniram rapidamente para ponderar e selecionar os destaques. 

Resultado e considerações da banca 

Com uma premiação simbólica com chocolates, o livro “O que importa é seu resultado” de Lásaro do Carmo Jr., e mais 1 hora de consultoria com a ACATE para cada grupo selecionado, os dois grupos foram anunciados pelo apresentador Prof. Mauro Andreassa: Apollo Chill e o Adaptador dos alunos da Universidade São Judas Tadeu. 

Todos projetos foram elogiados pela dedicação, inovação e encaminhamento dentro da indústria e no desenvolvimento de tecnologias. No caso dos selecionados, o destaque foi no detalhe do estudo e na viabilidade de realização. 

O jurado Túlio Duarte explicou: “Eu considerei, principalmente, a validação do modelo de negócio. Existem três etapas para uma inovação acontecer: a ideia, a invenção e o valor retornado pela invenção na sociedade. As duas ideias selecionadas conseguiram comprovar que existe esse valor”

Parque de Ideias

A programação de conteúdos da FEIMEC 2022 continua! Além das palestras ao vivo na sexta-feira e no sábado, os vídeos captados serão disponibilizados na plataforma Indústria Xperience entre 09 e 13 de Maio. 

Continue acompanhando a FEIMEC, no pavilhão ou online! Saiba mais em www.feimec.com.br 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar