Indústria 4.0 by TOTVS

Ferramentas para gestão industrial de ponta a ponta nos setores metal mecânico e do plástico

Conheça algumas das soluções TOTVS que vão colaborar para tornar a gestão industrial dos segmentos metal mecânico e do plástico mais eficaz e produtiva

A gestão industrial dos segmentos metal mecânico e do plástico têm passado por um processo de modernização. No entanto, a competição mundial nesses mercados é acirrada, o que gera constantes desafios para a indústria brasileira.

Diante desse cenário, contar com soluções e tecnologias que atendam e integrem as necessidades de toda a cadeia de suprimentos faz toda a diferença. Entenda, a seguir, como as soluções da TOTVS podem colaborar para tornar a gestão industrial mais otimizada e eficaz, desde a produção até a distribuição e CRM.

Controle de todas as etapas de produção

As etapas de produção devem ser definidas no momento de configuração de um novo produto. Assim, é preciso entender e planejar as fases pelas quais ele vai passar, bem como os materiais necessários para o seu desenvolvimento ou montagem.

Para facilitar essa atividade tão importante da gestão industrial, o Desenvolvedor de Produtos TOTVS possibilita aperfeiçoar as estruturas existentes, além de acompanhar a elaboração de novos produtos. Com isso, há um controle muito maior nas versões e protótipos a serem desenvolvidos, bem como os impactos e custos de fabricação.

Além disso, o Configurador de Produtos TOTVS permite definir variáveis, fórmulas e regras a serem utilizadas na montagem de estruturas de acordo com as necessidades dos clientes. Dessa forma, todo o processo de vendas fica mais ágil e simples.

Previsão de vendas apurada

A gestão industrial dos setores metal mecânico e do plástico também engloba o planejamento de demandas. Afinal, essa atividade precisa ser realizada com agilidade e assertividade para garantir a competitividade do negócio.

O TOTVS S&OP possibilita realizar esse planejamento de forma colaborativa, englobando os eventos internos e externos que possam exercer algum impacto na demanda. Com essa funcionalidade, é possível aumentar o nível de serviço ao mercado.

Já para as empresas que fazem o planejamento de acordo com os pedidos de vendas, o TOTVS Colaboração – Pedido de Vendas tem muito a acrescentar. Essa é uma solução flexível e ágil para melhorar o nível de atendimento aos clientes. Com ela, a captação e a integração dos pedidos ao ERP são automáticas, seguras e padronizadas. Assim, é possível evitar os erros humanos, o índice de devoluções se torna menor e a interação com clientes ganha mais qualidade.

Por fim, a TOTVS ainda conta com ferramentas para planejar a produção a partir das demandas de forma sincronizada. O TOTVS APS dá sequência à produção de acordo com a capacidade e disponibilidade de recursos, respeitando o planejamento e de forma integrada à área de Suprimentos.

Adequação às obrigações fiscais

Garantir os lançamentos precisos ao receber materiais e mitigar erros nas tarefas fiscais é fundamental para uma gestão industrial de excelência. O TOTVS Colaboração – Fiscal visa a redução dos erros de digitação nesse processo e o aumento da produtividade. Tudo isso por meio da automatização da entrada de notas e a integração com o ERP para garantir o completo atendimento à legislação.

Além disso, o ERP TOTVS ajuda a apurar os custos industriais e a gerar informações fundamentais para atender obrigações fiscais, como o Bloco K. Com ele, é possível controlar o estoque de forma automática, bem como os impactos na produção e paradas de máquinas.

Integração entre a gestão industrial e o chão de fábrica

Ter uma visão rápida e integrada entre o planejado e o executado é um dos grandes desafios da gestão industrial. No entanto, com o TOTVS MES, esse obstáculo pode ser facilmente superado.

Com ele, é possível coletar e visualizar em tempo real o que acontece no chão de fábrica por meio de sensores nos equipamentos. Assim, o gestor tem acesso a informações precisas e em tempo real para detectar problemas e monitorar o desempenho da produção.

O resultado é a produção de alta qualidade, bem como uma diminuição significativa nas paradas das máquinas. Assim, há uma redução considerável nos desperdícios e acesso a dados de extrema importância para tomar decisões que possibilitam otimizar ainda mais o processo.

Relacionamento com clientes

Manter um relacionamento próximo e de qualidade com os clientes é fundamental para garantir a competitividade em um mercado tão concorrido.

Para isso, o TOTVS CRM é uma poderosa ferramenta para acompanhar as tendências do mercado e conhecer a fundo o comportamento e necessidades dos clientes.

A ferramenta ajuda a gerenciar atividades, clientes, prospects, indicadores de performance, entre outros. Assim, a gestão de Marketing, o entendimento do funil de vendas e, inclusive, as reclamações dos clientes são acompanhadas, analisadas e realizadas com excelência.

Gestão de RH

As soluções TOTVS também colaboram para proteger um dos ativos mais importantes da sua empresa: o capital humano.

Com as ferramentas, é possível automatizar e otimizar áreas, como a folha de pagamento, adequação ao eSocial, controle do ponto eletrônico e, até mesmo, seleção e retenção de talentos.

Por fim, as soluções TOTVS ajudam a atender a legislação de Medicina e Segurança do Trabalho. Assim, a empresa proporciona condições para um ambiente de trabalho seguro e que atendam às principais normas.

E então, já conhecia essas soluções para a gestão industrial? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *