A comunicação interna, simplificadamente, é o processo de trocas que acontece dentro da empresa. Ela é responsável por fazer a informação organizacional circular entre os funcionários de todos os níveis hierárquicos.
No entanto, por motivos diversos, hoje a comunicação interna é um dos grandes desafios de gestão das indústrias.
A seguir, compreenda porque é importante melhorar a comunicação interna na sua industria e veja dicas para promover essa melhoria.
Benefícios da comunicação interna
De modo geral, quanto mais os colaboradores sentem-se valorizados e estão munidos de informações importantes, maior tende a ser seu envolvimento com a indústria e seus objetivos de mercado.
Ainda, um bom fluxo comunicacional ajuda a:
- Evitar a nociva “rádio corredor”.
- Propiciar condições para que as equipes sejam mais motivadas e engajadas.
- Reduzir a rotatividade de funcionários.
- Alcançar maior alinhamento entre metas e comportamentos esperados.
- Obter mais eficiência e padronização no desempenho.
- Melhorar o clima organizacional.
3 boas práticas para melhorar a comunicação interna em sua indústria
Para tornar a comunicação interna mais eficiente em sua empresa, é importante:
1. Criar um sistema de informação para os colaboradores
Informações descentralizadas, dúbias e conflitantes: esses são gatilhos para que ruídos organizacionais, desmotivação e queda na produtividade ganhem espaço.
Para que todos trabalhem engajados e alinhados, é preciso informação atualizada. Ficar sabendo sobre um novo programa de inovação ou de enxugamento de quadro via imprensa ou outros canais é algo altamente nocivo para o clima organizacional e para a retenção de seus melhores talentos – eles precisam sentir-se parte valorizada e, para isso, ter a informação correta, no timing adequado é fundamental.
Por esse motivo, uma das ações balizares para melhorar a comunicação interna nas empresas é criar um sistema formal de fluxo informacional. Para isso, canais como murais, newsletter, revistas internas, entre outros podem ser utilizados e atualizados com frequência. Nesses canais, resultados de mercado, metas setoriais, eventos internos, aniversariantes, mudanças operacionais, entre outras informações podem ser divulgadas.
Ainda, lembre-se de incluir canais online e offline, para fazer a inclusão de todos os perfis de colaboradores de sua empresa. A comunicação face a face entre líderes e funcionários também deve ser estimulada.
2. Manter canais de comunicação aberta com o RH e a gestão
“Uma das ações mais simples e eficientes – ainda que sem custos – para que o colaborador se sinta valorizado e engaje-se em suas metas é ouvi-lo. Ele precisa sentir que a empresa está aberta às suas sugestões, ideias de melhorias e mesmo para sanar suas dúvidas”, afirma Patricia Santos, consultora de Gestão de Pessoas e coaching empresarial.
Para isso, é recomendado que haja mais de um canal disponível para o funcionário manifestar-se – sendo importante haver opção de manifestar-se sem identificação. Alternativas possíveis para isso são caixas de sugestões, formulários na intranet, reuniões com o RH ou com os líderes, entre outras.
3. Realizar treinamentos de comunicação com os gestores
“Hoje, já está claro que a produtividade e a eficiência das equipes dependem em boa parte da comunicação”, resume Patricia.
Nas empresas de alta performance, compreende-se que as relações laborais não podem ser meramente mecânicas. A inovação e a excelência são alcançadas por meio da troca entre pessoas e isso somente é prolífero em ambientes nos quais a comunicação interna é funcional.
No entanto, alguns líderes ainda não compreendem totalmente essa realidade. Por isso, realizar treinamentos de atualização e de comunicação é uma ação crucial. Por meio dessas formações continuadas, os gestores poderão aprimorar suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, aprender a gerenciar conflitos e a estimular a criatividade e a colaboração de sua equipe.
“Os gestores devem compreender que eles são responsáveis diretos por inspirar e motivar suas equipes e também por guiá-las de modo estratégico, comunicando valores, disseminando comportamentos e ações desejadas, alinhando objetivos e metas”, afirma a consultora de Gestão de Pessoas.
Nesse sentido, um dos tipos de treinamento mais utilizados atualmente para esses fins é o baseado em coaching de liderança. Essa modalidade tem a proposta de desenvolver habilidades comportamentais e emocionais dos gestores, instrumentalizando-os para vencerem suas dificuldades e orientarem suas equipes para a melhor forma de atingirem as metas propostas.
E na sua empresa, como ocorre a comunicação interna? Ela é uma aliada de suas metas organizacionais e de capital humano? Deixe sua mensagem nos comentários.