Matriz SWOT para indústrias

Matriz SWOT: como aplicar na sua indústria e o que ela pode fazer por você

É hora de se planejar: confira como a Matriz SWOT pode ajudar sua indústria!

A matriz SWOT para indústrias refere-se a uma técnica de gestão utilizada para analisar ambientes organizacionais e que pode ser bastante útil para se elaborar o planejamento estratégico de 2020. O termo SWOT vem do inglês e significa Forças (Strenghs), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats).

“As forças e fraquezas relacionam-se ao ambiente interno, enquanto as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado, já o externo está totalmente fora do controle da indústria, o que não impede de ser conhecido e monitorado”, explica o CEO da Scopi Sistemas, Marcos Kayser.

Compreendendo a matriz SWOT para indústrias

É também importante saber que na Matriz SWOT para indústrias atribui-se um peso para cada fator e avalia-se o equilíbrio desses fatores:

  • Forças: a força é conhecida como um dos pontos fortes. Ou seja, as características positivas que favorecem o cumprimento do propósito de determinada indústria. Ela pode ser, por exemplo, a marca da empresa, se conhecida em âmbito nacional, o bom atendimento e até quão capacitada e preparada é a equipe.
  • Fraquezas: são os pontos fracos. Nela, estão as características negativas ou desafiadoras, as quais prejudicam o cumprimento do seu propósito. Podemos exemplificar como a falta de organização interna, a deficiência de mão de obra qualificada e problemas visíveis de gestão.
  • Oportunidades: são características que podem ser potencializadas e indicam perspectivas para a organização crescer dentro de seu mercado. Exemplos disso são o aumento do poder aquisitivo, tendência de queda dos juros, deficiências do produto da concorrência, etc.
  • Ameaças: são aspectos que podem ser combatidos e que colocam em risco a sobrevivência e o crescimento da instituição. Aqui se encaixam situações como o endividamento da população, a falta de cultura para adquirir o produto, nova tributação criada pelo governo, entre outras.

Dicas para montar uma matriz SWOT para indústrias

O primeiro passo para isso é definir os pontos fracos e fortes da nova estratégia. É importante conhecer todos os recursos, fazer uma lista do que há de positivo dentro da indústria, conhecendo os recursos existentes para buscar os melhores resultados.

Assim como os pontos positivos, os negativos precisam estar bem claros. É preciso analisar aqueles aspectos que podem ser prejudiciais para que os objetivos sejam alcançados.

Após feita essa análise, chega o momento de verificar o ambiente externo, ou seja, aquilo que não pode ser controlado, mas que deve ser observado com bastante atenção. Essa análise vai desde pessoal no mercado, que pode agregar em termos de experiência, até tendências e chances de conquistar novas áreas e mercados dentro da indústria.

No que diz respeito ao ambiente externo, além das oportunidades, as ameaças merecem igual atenção. É importante atentar-se para todos os perigos que o cenário pode apresentar, como crises, investimentos da concorrência, etc. 

Como fazer análise da Matriz SWOT para indústrias para o planejamento estratégico de 2020

Na matriz SWOT para indústrias, essa análise pode ser feita mediante a produção de uma lista de todos os pontos levantados, em um quadro, no qual cada quadrante representa cada aspecto estudado (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças).

Esse estudo pode ser facilitado com o uso de ferramentas especializadas, conforme explica Kayser.

“Na Scopi, criamos um modo que auxilia a priorizar os itens do SWOT informando se uma empresa está em uma fase mais de sobrevivência do que de desenvolvimento, por exemplo”, pontua o especialista.

Se for fazer manualmente, depois de colocar cada aspecto em seu devido quadrante, dá-se uma nota de prioridade para cada item, seguindo o critério de sua preferência. Lembre-se de classificar cada item da seguinte forma: entre 5 e 1, sendo que o número cinco, quer dizer excelente, e o número um, fraco.

Após essa classificação, multiplique a nota de prioridade pela classificação, e logo você obterá um valor x sobre aquele item final. Essa ação ajudará a dar uma visão ampliada sobre onde focar os esforços de seu negócio em 2020.

“A ferramenta ajuda na medida em que aponta fraquezas e ameaças que podem e devem ser eliminadas ou mitigadas por meio de planos de ações”, conclui o CEO da Scopi Sistemas.

E então, ficou mais claro para você como aplicar a matriz SWOT para indústrias? Para ver outras dicas para elaborar o planejamento estratégico de sua empresa, baixe também nosso guia sobre Business Model Canvas para a indústria.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar