A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

alta-produtividade-maquina-modular-flexivel2

Alta produtividade tem relação com máquina flexível e modular

Uma grande evolução ocorreu dentro das indústrias nos últimos anos com o surgimento de novas tecnologias e a modernização de equipamentos - incluindo o uso das máquinas flexíveis e modulares. Com a finalidade de otimizar o processo produtivo, esse tipo de maquinário representa grandes vantagens competitivas para as empresas.

O objetivo de qualquer gestor é maximizar os resultados conquistados pela sua indústria, certo? Para alcançar essa missão, a redução de custos e otimização dos processos produtivos internos é fundamental. Na era da Indústria 4.0, explorar ao máximo as novas tecnologias tende a significar estar à frente do concorrente.

Neste artigo, veremos por que gestores que pensam em alta produtividade devem dar preferência a máquinas flexíveis e modulares. Acompanhe!

A necessidade da atualização tecnológica

As máquinas flexíveis e modulares fazem parte da modernização da indústria - que engloba o uso de novos softwares e equipamentos para gerar resultados mais satisfatórios. Em um mercado tão concorrido, todas essas vantagens competitivas podem ser um diferencial para superar os concorrentes e gerar um crescimento exponencial.

Por essa razão, a atualização tecnológica pode ser considerada uma necessidade. A diferença entre uma empresa que utiliza equipamentos de ponta e outra que está presa nos processos manuais é nítida ao analisarmos os resultados conquistados. Com menos custos e mais eficiência, as empresas que exploram as novas tecnologias alcançam um ótimo desempenho.

Importância da aplicação de máquinas flexíveis e modulares

Em meio a tantas novidades que surgiram na indústria nos últimos anos estão as máquinas flexíveis e modulares. Elas têm a capacidade de aumentar a qualidade da produção, otimizar os processos internos e reduzir custos. Ou seja, são uma grande alternativa para que o gestor consiga superar desafios da sua organização.

As máquinas flexíveis e modulares são caracterizadas pela possibilidade de personalização de acordo com cada empresa - conseguindo se adaptar perfeitamente às suas necessidades. Mais do que isso, essas máquinas também são facilmente adaptáveis para realizar novas funções e podem ser transportadas sem causar complicações.

Entre os principais benefícios das máquinas flexíveis e modulares estão:

  • Praticidade: a montagem e a movimentação das máquinas dentro das dependências da empresa se tornam mais práticas com o uso das máquinas flexíveis e modulares.
  • Flexibilidade: é possível configurar várias utilizações para as máquinas, permitindo aumentar o seu grau de utilidade.
  • Aumento da capacidade produtiva e da qualidade na produção.
  • Redução de custos: com o aumento da produtividade e da praticidade na produção, a redução de custos ocorre como uma consequência.

Como encontrar boas máquinas para a sua empresa?

Ficou interessado em levar toda a tecnologia das máquinas flexíveis e modulares para a sua empresa? É preciso ficar de olho nas novidades do mercado para encontrar os melhores equipamentos.

Um ótimo exemplo de empresa que trabalha constantemente no desenvolvimento de máquinas de qualidade com novas funcionalidades é a marca italiana Gnutti Transfer - que é representada no Brasil pela Arbustec.

máquina flexível e modular-arbustec

Com mais de 60 anos de experiência, a Gnutti Transfer coloca no mercado os modelos GT2 e GT4, composta com módulos de unidades de 2 e 4 mandris, podendo ser modulada de 4, 6 ou 8 estações, são as novas transfers flexíveis. No primeiro modelo GT2 é apresentado um corpo único no carro cruzado com dois eixos (X, Y), porém o eixo (Z) de cada mandril opera de forma independente. Nesse caso um único motor drive aciona os dois mandris.

Já no segundo modelo GT4, existe dois motores drives separados: isso permite uma significativa otimização de processos, uma vez que motor pode ser dedicado às operações como furação ou rosqueamento, enquanto os outros na usinagem de alta velocidade.

Tão importante quanto a velocidade de execução de uma peça, é a precisão com o qual é feita. Nesse aspecto, as máquinas GT2 e GT4 contam com a presença de eixos controlados inteiramente pelo controle numérico, o que permite aumentar a precisão e, ao mesmo tempo, reduzir os tempos de preparação, com isso além de grandes lotes de peça, pode atender também a produção de pequenas e medias quantidades.

Você já conhecia os benefícios das máquinas flexíveis e modulares? Entre em contato para saber mais sobre a aplicação desses equipamentos na sua indústria e até a próxima. 

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de Arbustec

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar