A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

calibracao-medidores-vazao-a-voz-da-industria

Calibração de medidores de vazão: qual opção escolher?

O medidor de vazão é necessário em praticamente todos os processos industriais . Isso porque ele é capaz de controlar o fluxo (vazão) de fluidos envolvidos nas operações, apontando a quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por meio de uma seção de escoamento em determinada unidade de tempo (litros/min, m3/hora, galões/min). Não à toa, mantê-lo bem regulado é muito importante para o bom andamento das operações na indústria. E é justamente aí que entra a calibração dos medidores de vazão, responsável por estabelecer os erros e as incertezas da medição desses instrumentos, ao compará-los a um padrão” pré-determinado.

O resultado de uma calibração fornece informações que permitem ao usuário fazer um diagnóstico sobre o instrumento calibrado e analisar criticamente, através dos erros identificados e das incertezas declaradas, se ele  continua apto para uso ou não.

Diante disso, as indústrias que utilizam a calibração precisam descobrir qual é a melhor maneira de realizá-la, passando a compreender a diferença entre os tipos de serviços existentes e o modo pelo qual eles podem ser aplicados.

De acordo com Rui Gomes Teixeira de Almeida, engenheiro do Laboratório de Vazão do Centro de Metrologia (CTMetro), que integra o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), uma boa calibração é sempre fundamental em qualquer que seja o setor. O “x” da questão, no entanto, está, justamente, em saber definir qual o tipo mais adequado.

“Uma boa calibração depende, antes de tudo, de uma análise do processo no qual o medidor está inserido e como a medida afeta o processo, de modo a determinar qual a confiabilidade que se deseja obter. A melhor calibração não é aquela com menor incerteza necessariamente, mas, sim, a que atende melhor à confiabilidade que se deseja atingir, dentro de um custo adequado”, explica o especialista.

Para ajudá-lo a determinar qual é a melhor opção em termos de calibração, listamos, a seguir, algumas dicas especiais. Confira!

Os tipos de serviços de calibração de medidores de vazão

Existem dois tipos principais de serviços de calibração de medidores de vazão disponíveis no mercado. São eles:

•    Serviço de calibração ultrassônico: realizado em instrumentos de até 72”, possibilita a análise do desempenho das bombas de incêndio e, até mesmo, o controle de gastos com a água. A calibração neste caso é feita com um equipamento ultrassônico, capaz de gerar uma calibração mais rápida e com menos interrupções, pois não é preciso remover instrumentos, evitando, assim, a parada das operações.

•    Serviço de calibração em campo: aplicado para líquidos de ¼” até 6” (com vazão de até 80m³/h), pode ser realizado com equipamentos de alta tecnologia (que nível de incerteza de 0,1%), seguindo os procedimentos seguros da ISO 17025 RBC. Nesse tipo de serviço, é preciso realizar a remoção dos equipamentos para realizar a calibração dos medidores de vazão, que é efetuada por profissionais capacitados.

Os tipos de calibração

Além dos diferentes tipos de serviços, há, também, os seguintes tipos de calibração de medidores de vazão:

•   Calibração indireta: comparação das indicações de um sistema de medição padrão (SMP) com as indicações de um sistema de medição a calibrar (SMC);

•    Calibração parcial: ocorre em um ou mais módulos do  instrumento a ser calibrado separadamente;

•    Calibração in loco: calibração é realizada no local onde o sistema de medição se encontra. É uma alternativa para os casos nos quais as condições de uso diferem muito das condições de calibração;

•    Calibração de rotina: procedimento de verificar periodicamente a condição de funcionamento do instrumento, comparando-o com padrões conhecidos e facilmente reproduzíveis. A calibração envolve vários itens, como a verificação da leitura e da magnitude da saída;

•    Calibração interna ou externa: realizada pelo próprio usuário (utilizando instrumentos adequados), ou por um laboratório que utilize padrões rastreáveis da Rede Brasileira de Calibração.

Ao perceber a importância da calibração, fica fácil compreender que o processo pode melhorar o desempenho dos medidores de vazão, já que eles vão perdendo, com o tempo, suas características de medição, comprometendo a qualidade do processo industrial no qual estão instalados.

 

Quer saber mais sobre o papel dos medidores de vazão e de outras tecnologias para melhorar a gestão da sua indústria? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar