A Voz da Indústria faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

petronas-lubrificacao-industrial

Lubrificação industrial para sistema hidráulico reduz custo na indústria metalmecânica

Os sistemas hidráulicos estão mais rápidos e resistentes, o que demanda atenção à lubrificação industrial para que falhas no funcionamento não comprometam toda a tecnologia emprega numa máquina. Uma parada no chão de fábrica ou a falta de otimização da produção pode colocar em xeque a entrega de pedidos e, em longo prazo, a competitividade de uma empresa no segmento metalmecânico.

Além do impacto direto na produção, há o custo para corrigir falhas de sistema hidráulico derivados pela aplicação incorreta ou escolha inadequada de um bom lubrificante. Ou seja, combinar uma lubrificação de alta tecnologia com um planejamento de manutenção faz toda diferença para controlar e até reduzir os custos. Saiba mais lendo este artigo!

Importância da lubrificação industrial em sistemas hidráulicos

O fluido hidráulico contribui em diversos âmbitos para garantir o bom funcionamento de um sistema equilibrado. Suas funções vão desde ser um meio de transferência de calor até um modo de transferência de energia e forma de lubrificação.

Os lubrificantes hidráulicos não apenas lubrificam o sistema, como também dissipam o calor, transferem força e potência e protegem as peças e partes móveis contra desgaste e corrosão. Além disso, eles aumentam a vida útil dos componentes das máquinas hidráulicas.

Vale dizer que a lubrificação industrial é um ponto essencial para o planejamento e manutenção da fábrica. Afinal, são os lubrificantes que garantem um bom desempenho das máquinas, evitando com que elas percam a velocidade de produção.

Para você ter uma ideia, se o nível do óleo em um redutor de velocidades industrial estiver muito baixo, ele não executará a sua função como devido. E são justamente esses equipamentos que alteram a velocidade padrão dos motores elétricos.

Para que funcionem com máximo desempenho, então, é fundamental elaborar um plano de lubrificação industrial e, assim, evitar o atrito entre esses componentes e os próprios motores, engrenagens e demais peças.

Como escolher um bom lubrificante industrial

É possível encontrar uma grande variedade de lubrificantes hidráulicos. No entanto, dois pontos devem ser considerados para a escolha: o grau de viscosidade e o tipo de óleo hidráulico.

Além disso, é preciso entender as propriedades do tipo de óleo de base, a qualidade do lubrificante e o seu desempenho de modo geral. 

É fato que é preciso considerar o custo-benefício do lubrificante industrial. Ainda assim, escolher apenas pelo preço pode acabar custando muito caro para o negócio. Como a lubrificação hidráulica interfere diretamente na produtividade e lucratividade, falhas decorrentes podem levar a altos prejuízos, além de aumentar as chances de acidente de trabalho.

De modo geral, ao buscar um fluído de lubrificação industrial, considere os seguintes atributos:

  1. Manutenção: o ideal é buscar diminuir os tempos de paradas das máquinas e aumentar os períodos de serviço, sem necessidade de manutenção. Por isso, é importante calcular, em longo prazo, se o lubrificante escolhido não terá um bom custo-benefício, uma vez que o custo de operação é fixo. Pense que uma máquina parada é sinônimo de prejuízo. Além disso, o custo de descarte do lubrificante pode anular uma eventual economia inicial.
  1. Vida útil do equipamento: é necessário um cálculo para saber se, de fato, a economia é efetiva ao longo do período de uso da máquina. Prolongar a vida útil dos equipamentos é cada vez mais importante. Por isso, usar o tipo correto de lubrificante recomendado pelo fabricante faz toda a diferença.

Hydraulic ESF: desempenho superior e economia de energia

De olho em todos esses pontos tão importantes para a indústria metalmecânica, a PETRONAS desenvolveu a linha Hydraulic ESF com fluidos hidráulicos antidesgaste de desempenho superior.

Eles foram criados especialmente para reduzir o consumo de combustível e energia em modernos equipamentos hidráulicos móveis e industriais, operando sob condições que vão de normais a serviços extremamente pesados, incluindo os mais atuais sistemas de alta velocidade e alta pressão.

Sua fórmula combina óleos básicos selecionados, enriquecidos com melhorador VI estável de alto cisalhamento e avançados aditivos antidesgaste, antioxidantes, antiferrugem e antiespumantes, integrados com modificadores de fricção.

Os fluidos PETRONAS Hydraulic ESF trazem excelente proteção contra o desgaste e desempenho altamente estável e até 5 vezes mais duradouro. Resultado em uma redução direta de até 6% no consumo de combustível em equipamentos móveis/economia de energia de até 10% em equipamentos industriais fixos.

Para conhecer mais sobre os lubrificantes industriais e seus benefícios, clique aqui e acesse o site da PETRONAS.

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de PETRONAS

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar