A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Softwares CAD/CAM/CAE

Softwares CAD/CAM/CAE: quais as diferenças entre eles?

Você sabe a diferença entre os softwares CAD/CAM/CAE? Você sabe quais as aplicações de cada um? Confira!

A indústria está sempre investindo em tecnologia. Seja em maquinário, robótica, ou inteligência artificial, a Indústria 4.0 chegou para ficar. Nesse contexto, com o segmento está cada vez mais avançado, os softwares CAD/CAM/CAE tornam o design e a posterior fabricação muito mais fáceis e bem documentados.

"O design de qualquer peça envolve o planejamento completo da forma do objeto. Pontos como o material e outros parâmetros críticos precisam ser bem trabalhados, para que o produto final seja bem-sucedido", afirma Rodrigo Schimidt, professor do Centro Universitário ENIAC.

Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre os softwares CAD/CAM/CAE. Vamos abordar a diferença entre eles, os seus propósitos e como são utilizados para atingir um objetivo.

Softwares CAD/CAM/CAE: aplicações e diferenças

1. Computer Aided Design (CAD)

O CAD, que pode ser traduzido como “desenho assistido por computador”, consiste na modelagem em 2D ou 3D de estruturas físicas e propriedades de materiais, a partir de um software de computador.

O software CAD proporciona um rápido retorno no tempo de criação e prototipagem dos modelos. Com um design avançado, é possível alcançar velocidade, precisão, versatilidade e conveniência para a indústria de manufatura.

Assim, a capacidade do CAD de documentar projetos permite um ambiente mais ágil para criação de novos produtos. Além disso, a comunicação da equipe é mais simples, com facilidade de compartilhamento.

2. Computer Aided Engineering (CAE)

No caso do CAE, o processo de solução é mais voltado para tarefas de análise de engenharia. Esse é um software gráfico mais sofisticado e interativo. Por isso, é muito utilizado para a fabricação de produtos em massa em um ambiente de manufatura. Suas aplicações vão desde o projeto inicial, passando pelos testes virtuais com algoritmos analíticos até o planejamento da fabricação.

Assim, com essa visão computacional, é possível fazer cálculos complexos que seriam impossíveis à mão. Geralmente, o software é utilizado para simulações, como análise de elementos, dinâmica de fluidos, pesquisa térmica, otimizações, etc.

Ao utilizar a computação assistida, especialmente quando se combina a engenharia com a indústria, é possível otimizar o custo e o tempo de gestão de projetos, bem como o processo geral de desenvolvimento. No caso de pontos fracos, quando o protótipo digital não corresponde às expectativas, é possível melhorar o modelo.

3. Computer Aided Manufacturing (CAM)

Os softwares CAM são destinados ao controle dos equipamentos de fabricação. São eles que informam as máquinas como criar o produto planejado digitalmente e quais ferramentas utilizar. Ou seja: o CAM traduz o projeto em uma linguagem que as máquinas compreendam.

"Esses sistemas podem maximizar a utilização de uma gama completa de equipamentos de produção. Isso inclui máquinas de alta velocidade, torneamento, usinagem completa e processos de inspeção", resume Schimidt.

Assim, por mais que o projeto CAD seja perfeito, é apenas com o sistema CAM que ele ganha vida no mundo real. Ele pode verificar se o modelo possui erros de geometria que possam afetar o produto final, garantindo a máxima eficiência na manufatura. Atualmente, as únicas intervenções humanas necessárias para operar uma máquina computadorizada são: carregar um programa; inserir matéria-prima; vender o produto acabado.

Dessa forma, não há mais projetos que não possam ser realizado pelas empresas de manufatura.

Com isso, os softwares CAD/CAM/CAE têm tornado o processo de modelagem computacional mais simples. Entretanto, é o uso conjunto das ferramentas proporciona à indústria procedimentos cada vez mais flexíveis, tornando-a cada vez mais preparada para um cenário mutável, competitivo e global.

E você, já conhecia a diferença entre os softwares CAD/CAM/CAE? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar