A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inductoscan-Torsion-Bar-WII-Header-2.jpg

Tratamento térmico por indução reduz custos na indústria; saiba como

A indução é um método de aquecimento que não depende da transferência de calor para o material. Por meio dela, o aquecimento é gerado na superfície da peça pelo fluxo da corrente. Depois, o aquecimento da superfície é transferido para o núcleo por meio da condução térmica. 

É importante dizer que alguns metais precisam ser termicamente tratados ou aquecidos para que as suas propriedades físicas e metalúrgicas sejam aprimoradas.

O tratamento térmico por indução é usado em peças de ferro fundido ou aço que necessitam de alta rigidez em suas superfícies. Portanto, são peças que precisam que apenas as regiões do contorno de sua geometria sejam endurecidas.

Quer entender melhor como funciona o tratamento térmico por indução estacionário e a sua importância? Então, siga com a leitura deste artigo!

Como funciona o tratamento térmico por indução

O tratamento térmico por indução ocorre quando a energia é inserida apenas na parte em que ela é necessária. Com isso, o processo é realizado em um curto período e de maneira altamente eficiente. Afinal, o tratamento permite melhor produtividade e redução da distorção da peça.

No processo as peças passam por várias etapas para que as suas resistências mecânicas aumentem. Além disso, o tratamento térmico por indução também permite aumentar a abrasão e o desgaste superficial da peça.

Como resultado é possível conquistar melhores características do material e realizar as suas aplicações com maior eficiência.

Vale dizer, no entanto, que o tratamento térmico por indução requer equipamentos adequados para que seja realizado com segurança e eficiência. Além disso, empresas confiáveis desenvolvem seus serviços em laboratórios com certificação ISO 9001-2008 e equipamentos detentores dos requisitos de qualidade conforme estipulado pela CQI-9 3ª edição, setor automotivo, e API-6A 20ª edição.

É o conjunto dessas características e requisitos que darão a segurança de que a empresa é séria e fornece serviços de excelência e com a máxima segurança para realizar o tratamento térmico por indução.

A importância do tratamento térmico

A indústria metalmecânica demanda o uso de aços com propriedades mecânicas e tribológicas mais exigentes. Ou seja, é preciso combinar um custo baixo com um desempenho alto para que as aplicações sejam realizadas de forma adequada e com qualidade.

Para que isso aconteça, o primeiro passo é saber escolher o tipo correto de aço na qualidade adequada. Assim, é possível obter os resultados esperados. Depois, também é fundamental alcançar o máximo de rendimento e de vida útil das ferramentas, afinal, é essa atitude que permitirá reduzir custos sem afetar a qualidade.

Para que as ferramentas sejam usadas corretamente, é preciso cuidar de seu manuseio, da produtividade da operação e do tratamento térmico adequado. Sendo que é o tratamento térmico que permitirá ajustar as propriedades mecânicas dos materiais, garantindo mais qualidade e, consequentemente, prolongando a vida útil dos equipamentos e ferramentas.

Conheça a tecnologia SHARP-C™

A Inductotherm Group Brasil oferece uma gama de soluções e alternativas em tratamento térmico por indução para atender às necessidades da sua empresa.

Os sistemas de aquecimento por indução utilizam a patente de tecnologia de têmpera SHarP-C™ (Stationary Hardening Process for Camshafts), que elimina a rotação da peça durante o processo de tratamento térmico por indução.

Com a tecnologia, a sua empresa ganha diversos benefícios, entre eles, um custo de manutenção drasticamente reduzido, uma operação mais simplificada e maior vida útil de ferramentais. Além disso, a qualidade de tratamento térmico e redução de distorção é melhorada.

 

/sites/avozdaindustria.com/files/IGBrasil-Campro-Header.jpg

 

 

 

 

Para conhecer melhor a tecnologia, acesse o link de Tratamento Térmico por Indução Estacionário para Virabrequins e o de Tratamento Térmico por Indução Estacionário para Eixos de Comando de Válvulas da Inductotherm Group Brasil.

 

 

 

Sua empresa já utiliza este tipo de técnica e tecnologia? Deixe seu comentário abaixo.

 

*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de Inductotherm.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar