Segundo Lelio Ferrari, Diretor de Negócios da Hidracomp, não há outro caminho a ser seguido se não o da automatização dos processos em busca da otimização dos resultados. E isso se dá pelo avanço da indústria e desenvolvimento de novas tecnologias.
“Esse tipo de movimentação tem sido muito disseminado nos tempos atuais, mas já era praticado antes mesmo de boa parte das ferramentas modernas existirem”, pontua.
Sim, a automação hidráulica pode aumentar a produtividade!
Os encantos da modernidade
Para Lelio, ninguém resiste aos encantos da modernidade. Prova disso são os diversos segmentos da indústria que passaram a ter um melhor controle da qualidade e trabalhar com escalas maiores.
A automação é responsável por uma boa parcela deste sucesso, cujos sistemas são capazes de integrar processos e efetivar a manufatura.
“A falta da automação pode representar não apenas uma produção menor, mas principalmente a falta de competitividade”. Ou seja, as empresas que estão em constante busca por equipamentos com tecnologia de ponta se destacam diante das que preferem manter processos ultrapassados.
Vantagens da automação hidráulica para a produtividade
A automação permite que os processos hidráulicos sejam controlados de forma mais precisa e eficiente, o que revela diversas vantagens, neste sentido, dando mais produtividade e competitividade à indústria.
Entre os benefícios, temos: maior precisão e consistência, redução de tempo de ciclo, menos interrupções e manutenções, operações contínuas, controle remoto, monitoramento e redução dos custos operacionais.
Tendências da automação hidráulica no Brasil
A automação é um conceito real para a indústria global. Logo, suas tendências são promissoras também aqui no Brasil. “Isso, principalmente, porque o nosso país é considerado uma das principais potências industriais em desenvolvimento no mundo”, explica Lelio. A partir dessa métrica, podemos dizer que uma demanda diferenciada tem surgido e em escalas consideráveis.
Os componentes hidráulicos, fabricados aqui no Brasil ou em países estrangeiros, ganharam sistemas automatizados. Por sua vez, o reparo desses produtos virou um nicho de mercado em virtude da alta demanda. Como a automação tende a aumentar a produtividade, os componentes são mais procurados e utilizados continuamente.
Com relação a automação hidráulica, o diretor esclarece que “embora algumas oportunidades possam ser tentadoras, fazendo os olhos brilharem, é importante que a indústria se atente a alguns quesitos para não ser enganada e colocar-se em riscos”.
Dicas sobre sistemas hidráulicos
Segundo Lelio, é fundamental escolher bem o parceiro comercial se o objetivo for a prosperidade. É necessário, portanto, ir atrás de informações como:
- O fornecedor tem tradição no mercado?
- Suas linhas são recomendadas por outras empresas?
- A fabricante age em conformidade com as principais normas?
- Oferece garantia real?
“Com tudo isso considerado, o empresário terá as condições ideais para encontrar a empresa certa, a qual poderá ajudá-lo realmente e ganhar a sua confiança”. Para o especialista colaborador do portal A Voz da Indústria, automatizar os sistemas de produção é o caminho natural de todo setor industrial e empresa cuja missão seja se manter ativa e competitiva por tempo indeterminado.
“Essa tendência já tem mais de um século de vida e o que mudou desde então foram as tecnologias”, explica. Conclusão: a evolução tecnológica é justamente o que possibilita um avanço mais rápido a cada ciclo.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir o site da EXPOMAFE 2025, cuja lista de expositores apresenta os principais nomes em automação industrial e soluções hidráulicas do Brasil. Faça o seu credenciamento, a feira está chegando – de 06 a 10 de maio. Bom evento!
Tags