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CRM: o que é e quais os benefícios para a indústria

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Em um cenário pós-crise, é fundamental trabalhar lado a lado com os clientes. Além da redução nos custos de produção, por exemplo, isso auxilia a gerar uma perspectiva mais positiva entre as indústrias que, entendendo melhor o perfil e as necessidades de seus clientes atuais, busca a sua retenção e fidelização. Assim, o CRM (Customer Relationship Management) chega para ajudar nisso, permitindo que a indústria conheça seus clientes. Por isso, o uso de CRM na indústria ganha cada vez mais adeptos.

Como o nome indica, um sistema de CRM tem como objetivo gerenciar a relação da indústria com seus clientes. Para que isso seja alcançado, porém, é preciso que o CRM forneça as ferramentas necessárias para administrar cada cliente em específico. Ou seja: a necessidade do CRM na indústria é alta. Felipe Gondin, CEO & Brand Manager da CAPME, empresa que oferece consultoria de gestão de marcas e inovação, reforça esse aspecto. “O CRM é algo que já deveria estar no dia a dia das empresas há muito tempo”, afirma. “É fundamental que se invista em relacionamento com os clientes, especialmente em mercados industriais com vendas complexas”, completa.

Principais benefícios do CRM na indústria

1.     Fazer com que a empresa tenha controle sobre seu mercado sem a necessidade de grandes investimentos

De acordo com Felipe, esse autoconhecimento sobre a área é uma das grandes vantagens do uso. “Com um CRM, é possível mapear as etapas, saber onde estão e quais são os gargalos do seu processo. Além disso, também se descobrem as principais dores do seu cliente e analisar como sanar essas dores da melhor forma”, pontua.

2. Construir um canal de relacionamento com clientes, fornecedores e internamente, entre os setores da empresa

Sistemas de CRM permitem, por exemplo, estruturar um canal integrado entre os stakeholders. Lucas Adiers Stefanello, diretor da InCuca, destaca esse ponto. “Os setores mais beneficiados pelo CRM são vendas, marketing e sucesso do cliente. Toda a indústria focada em satisfação de seus clientes precisa de um CRM sob medida”, recomenda.

3. Melhorar o processo de atendimento e acompanhamento de possíveis e atuais clientes

Mapear melhor todas as etapas da jornada de seus clientes, a fim de evitar gargalos de atendimento que acabem fazendo com que você perca clientes no processo, pode fazer toda a diferença. O CRM é a ferramenta que permite isso. Dessa forma, todos os contatos e informações de seus clientes e prospects são registrados. Ou seja: o sistema otimiza suas chances de conversão em vendas e aproveitamento de oportunidades.

4. Agregar valor ao que o cliente oferece para seu consumidor

Produtos viram serviços e serviços viram produtos. Ou seja, todas as vantagens que um produto ou serviço oferece podem ser obtidas pelo CRM. Tudo se torna possível a partir de suas ferramentas de mapeamento e análise de dados. Felipe Gondin, em sua experiência com gestão de marcas, pontua: “esta organização, aliada a um propósito de marca forte e um produto de qualidade, fará com que o negócio prospere e se mantenha competitivo”.

5. Aplicativos e softwares de CRM fazem com que interações gerem resultados

Um CRM na indústria permite que funções de organização e análise sejam agilizadas ou automatizadas. Dessa forma, sua indústria pode focar no cliente em vez de focar na busca por informações, otimizando o tempo produtivo de sua equipe.

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