A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Equipamentos para docas agregam desempenho logístico e segurança nas indústrias

Article-Equipamentos para docas agregam desempenho logístico e segurança nas indústrias

Equipamentos para docas agregam desempenho logístico e segurança nas indústrias.png
Como é possível ampliar a eficiência das docas industriais? Confira três dicas valiosas sobre equipamentos e dispositivos de segurança

Estima-se que 25% dos acidentes industriais acontecem nas docas de carregamento, ao passo em que 10% de todos os acidentes são ocasionados com empilhadeiras e resultam de condições insatisfatórias no armazém. Mas é possível mudar este cenário.

A inovação não é exclusividade de setores como chão de fábrica, laboratórios, engenharia ou departamentos de TI, por exemplo. Ela está presente nos mais variados segmentos de mercado, e chegou com sucesso às docas de expedição e recebimento de materiais. Com o advento de tecnologias e soluções indispensáveis, as instalações logísticas ganharam mais capacidade para administrar a entrada e a saída das cargas e em velocidades recordes. Além disso, oferecem mais segurança aos colaboradores.

Características das docas industriais

A agilidade e rotatividade do mercado em si passaram a exigir mais flexibilidade e eficiência das docas, de modo que esses espaços possam acomodar quantidades consideráveis de produtos, em seus mais variados tipos, cujas expedições devem ter cuidados peculiares a cada um.

A própria utilização dos dados nas áreas úteis das docas passou a ser ainda mais eficientes por meio dos inventários just-in-time (no português, na hora exata) – uma atividade que proporciona capacidade de alternância ao armazém e vantagens em relação ao poderio da instalação.

Outro exemplo, as docas têm investido cada vez mais em seus veículos, que ganharam mais competência cúbica, potencial de coletas e contenção intermodal. As tradicionais carrocerias foram substituídas por diferentes “carros”, com tamanhos e formas variadas para facilitar o desempenho das atividades oferecidas. Entram em cena também as mais modernas empilhadeiras, talhas, etc.

Produtividade

De acordo com informações do Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (Imam), o desempenho logístico de uma doca se deve ao seu horizonte de planejamento. Alguns requisitos são indispensáveis, entre os quais a previsão de volume e a atividade empregada no local.

Ou seja, em vez de pensar apenas na vigência do negócio, é preciso idealizar a quantas estará o empreendimento lá na frente – pelo menos, cinco a sete anos. É essencial entender que qualquer gargalo no desempenho da doca pode prejudicar o faturamento da empresa.

Ainda conforme o Imam, a doca é um excelente recurso de mercado e deve ser estrategicamente planejado, equipado e bem utilizado. A estrutura, com o auxílio dos melhores equipamentos, é o ponto alto das respectivas ações.

Segurança

Além da produtividade da doca, outro conceito que deve ser levado em consideração é o da segurança. Todos os anos, milhares de acidentes e lesões são registrados em docas. Segundo a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Safety and Health Administration, OSHA), 25% dos acidentes industriais acontecem nas docas de carregamento, e 10% de todos os acidentes são ocasionados com empilhadeiras e resultam de condições insatisfatórias no armazém.

Essas condições envolvem o layout, a falta de boas práticas de segurança, a necessidade de treinamento e também a isenção do uso de equipamentos auxiliares. Outro gargalo na segurança é o desnivelamento entre os pisos, principalmente com relação ao baú do caminhão.

É possível afirmar que investir em segurança e desempenho é a principal garantia de aumento da produtividade. Isso porque os níveis de produção podem ser afetados com a ocorrência de acidentes, pois tendem a aumentar o absenteísmo pelas possíveis lesões dos colaboradores.

Dessa forma, é essencial priorizar a estrutura da doca em uma indústria para garantir segurança e produtividade paralelamente. Para se ter uma ideia, um colaborador pode atravessar cerca de 100 mil vezes uma doca por ano, principalmente, quando há um fluxo intenso de trabalho e a velocidade nos processos se faz necessária, conforme uma estimativa da Rayflex, fabricante nacional de portas industriais.

Segundo Giordania R. Tavares, CEO da empresa, sem equipamentos que auxiliem na segurança e bom desempenho, os colaboradores precisam empregar ainda mais esforços para manusear os produtos, o que pode resultar em doenças ocupacionais. “Isso sem contar o chamado choque de docas, que acontece quando as empilhadeiras atravessam extremidades desiguais, comprometendo a saúde do profissional com lesões na coluna”, completa Giordania.

Equipamentos de docas essenciais

Uma doca só é considerada completa quando compreende todos os equipamentos e sistemas de suporte capazes de melhorar as operações de logística e garantir a segurança de todos os envolvidos nos processos de trabalho.

Tanto o recebimento quanto a expedição dependem de soluções para melhorar a produtividade, direcionar a guarda e gerenciar um perfeito transporte. Tudo deve funcionar em perfeita simetria, de modo que haja integração entre os equipamentos, o espaço e os operadores da doca. Organização e segurança são primordiais.

Neste sentido, A Voz da Indústria, em contato com a empresa Rayflex, conseguiu algumas dicas de equipamentos que tendem a melhorar as questões da segurança, agilidade dos processos e produtividade, garantindo resultados sempre favoráveis aos negócios.

Para a CEO da Rayflex, além da segurança dos operadores das docas, é essencial zelar pela qualidade dos produtos estocados e movimentados, de modo que cheguem em perfeito estado ao destino. “É fundamental que a doca ofereça as melhores condições de operação para garantir a vida útil dos produtos –  esse é o segredo para o sucesso do negócio.”

3 dicas de equipamentos para docas

Portas industriais

As docas exigem estruturas particularmente desenvolvidas para seus diferentes processos de recebimento, descarregamento e expedição de mercadorias. O projeto arquitetônico dos armazéns deve incluir portas especiais, cujo funcionamento seja condizente com a demanda do local. A Rayflex, por exemplo, possui dois modelos que são ideais para as docas: o Seccional e o Dockdoor.

O primeiro modelo é indicado para docas por ser uma opção rígida, com o diferencial do isolamento térmico e acústico. “Essa característica contribui, principalmente, com a manutenção da temperatura do galpão, que, para abrigar certos tipos de produtos, deve ser controlada com exatidão”, completa Giordania.

Já o modelo Dockdoor é extremamente flexível e, além de possibilitar a vedação da área em questão, ainda proporciona uma operação completamente segura e com baixa manutenção. “A propósito, a manutenção é um outro assunto em pauta. Quanto mais inteligentes forem os sistemas constantes da doca, menos manutenções eles demandarão”, destaca

Niveladora

Sobre o problema de desnivelamento já citado, a CEO da Rayflex indica o uso de niveladoras, que são capazes de evitar os possíveis acidentes. Conforme Giordania explica, “a utilização da niveladora reduz o tempo de carga e descarga dos caminhões, tornando a operação ainda mais fácil e segura, sem riscos aos operadores, pois o seu acionamento é automatizado”.

Abrigo de docas

Por que optar por abrigos de docas? Qual é a viabilidade deste item? Segundo Giordania, essa solução é indicada para promover a vedação do espaço entre a parede do prédio e o baú do caminhão. Isso quando o veículo estiver posicionado no local para os processos de carga e descarga. “Indicamos porque é extremamente necessário evitar a entrada de contaminantes nas cargas e também controlar a temperatura, de modo a impedir a troca de ar entre os ambientes externos e internos”, finaliza.

Agora que você descobriu como aplicar os equipamentos para docas, conheça mais ações preventivas para segurança na indústria.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar