Para conquistar os melhores resultados a longo prazo, a indústria precisa gerenciar seus projetos com efetividade, de modo a realizar metas e propósitos, bem como atualizar os objetivos.
Gestão de Projetos: pontos importantes na gestão industrial
Algumas estratégias, portanto, são fundamentais na respectiva gestão. É muito importante seguir os quatro passos abaixo, indicados por José Renato Sátiro Santiago Junior, Professor da Fundação Vanzolini:
1º passo: concepção e propósitos
Neste começo, é fundamental que a indústria desenhe a concepção do projeto, apontando os propósitos e metas. Nesse escopo deve constar o quanto o trabalho será efetivo dentro de um processo na empresa e os resultados que ele trará.
“É na concepção que a indústria identifica se existe a necessidade de algum alinhamento estratégico com as metas organizacionais ou medidas a longo prazo que a empresa possa vir a precisar”, completa José Renato.
Ainda segundo o professor, é na concepção que a gestão do projeto identifica se fará sentido continuar com algumas ações ou não.
2º passo: planejamento
Nenhum projeto se desenvolve se não houver planejamento. Ele não é mais importante do que a própria concepção, como muitos pensam, mas tem o seu valor. No planejamento, cada atividade será desenhada antes da execução e os responsáveis incluídos em seus postos.
3º passo: execução
De acordo com José Renato, é na execução que a indústria obtém os KPIs necessários para o projeto. É também quando os gestores podem acompanhar o desenvolvimento das ações.
“É nessa etapa que a empresa tem mais atividades para executar. A propósito, a execução mostrará se o planejamento foi bem feito, caso contrário, haverá falha e os propósitos não serão atendidos.”
4º passo: encerramento
É muito importante saber encerrar o projeto. Para o representante da fundação, não basta terminar um trabalho, mas encerrar todos os passos para não demandar um tempo desnecessário e o gasto excessivo de recursos, além do esperado.
Como as prioridades devem ser definidas?
O professor José Renato explica aos leitores do portal A Voz da Indústria que definir prioridades tem total relação com a definição das metas e propósitos do projeto. “É importante que na concepção tudo isso seja definido”. Ele ressalta ainda a importância da indústria se atentar ao gerenciamento de riscos.
“Hoje em dia não há mais desculpas para quem não prevê uma crise porque agora é possível se antecipar a boa parte das situações e tomar ações preventivas.”
Ferramentas de gestão de projetos
Quando falamos em projetos na indústria, é preciso saber identificar as melhores ferramentas de apoio para a execução das etapas supracitadas. As principais, conforme explica José Renato, são os softwares e os sistemas capazes de permitir um melhor acompanhamento dos indicadores e das performances das atividades que fazem parte do projeto.
“Softwares de planejamento também contribuem, bem como os de gerenciamento de riscos para ações preventivas. Diversas ferramentas, como os ERPs, podem ser efetivas”, completa o especialista.
Ele diz que a indústria tem usado cada vez mais estes recursos para integrar as áreas que tenham relevância ao respectivo projeto e que possam tornar o controle dos recursos e a gestão ainda mais eficaz.
Estrutura
“Dentro da indústria, a metodologia do gerenciamento de projetos tem se tornado cada vez mais efetiva, principalmente pela necessidade de acompanhamentos mais frequentes e propósitos mais realistas para o cumprimento das metas.”
Atualmente, a indústria possui uma estrutura organizacional de gestão de processos. E ela se baseia muito na melhoria contínua. A propósito, essa é uma questão convencional e que fundamenta a importância dos processos na própria empresa.
“Quando a indústria opta pela gestão de projetos, ela insere alguns requisitos no gerenciamento dos processos, os quais são extremamente importantes. Entre eles, destaque para o escopo, os riscos, o planejamento e os KPIs.”
Em suma, a efetividade dos projetos se dá por uma série de questões, que devem garantir que os processos na indústria atendam aos propósitos lançados. José Renato finaliza dizendo que “a importância dessa gestão está na eficácia necessária para a obtenção de resultados e, principalmente, a otimização dos recursos – algo tão desejado hoje em dia”.
Por falar em gestão de projetos, a EXPOMAFE 2025 terá muito conteúdo sobre as principais estratégias na indústria. Você já fez o seu credenciamento? Aproveite para conferir as novidades dessa edição e bons negócios.