A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Metrologia Industrial: o que é e como funciona?

Article-Metrologia Industrial: o que é e como funciona?

O que é Metrologia Industrial.png
Responsável por adotar técnicas e instrumentos de medição, a metrologia industrial oferece informações confiáveis para melhores tomadas de decisão

Em qualquer processo industrial, fatores como o monitoramento, controle e averiguação de processos e padrões em linhas de produção são essenciais. Para realizar tudo isso com a máxima eficiência e segurança, adotar metrologia industrial é medida imprescindível.

Nestes processos, é dever da metrologia industrial definir técnicas e avançados instrumentos de medição para que as empresas sejam capazes de atingir níveis padronizados de excelência em seus produtos.

Não é à toa que a forma com que os produtos são feitos adquirem fundamental importância para o sucesso operacional e econômico da maioria das indústrias de manufatura, e esse é um requisito em que a metrologia industrial atua.

O que é metrologia industrial?

Para ter o entendimento correto de o que é metrologia industrial, devemos ter o entendimento de o que é metrologia.

Por definição, a Metrologia é uma ciência específica que estuda medidas e medições. Essa é uma área de estudo de essencial importância para quem trabalha com matemática, física, química, agronomia e topografia. Também é necessária para indústrias e cadeias de produção.

Dessa forma, a metrologia pode ser dividida em três grandes áreas:

  • Metrologia Legal: Relacionada a sistemas de medição usados especificamente nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente;
  • Metrologia Científica: Faz referência às pesquisas de sistemas, equipamentos e métodos de medição;
  • Metrologia Industrial, ou Metrologia Aplicada: Neste caso, os sistemas de medição controlam processos produtivos industriais, tendo a responsabilidade de garantir a qualidade de peças e produtos acabados.

Dessa forma, para Cleiton Prates Dias, Supervisor de Aplicações da ZEISS Metrologia Industrial e especialista na área, este conceito, quando aplicado para a indústria, apresenta a seguinte definição:

A metrologia industrial caracteriza-se pela aplicação do controle de qualidade dimensional diretamente nas linhas de produção da indústria.

Metrologia industrial: economia de recursos devido à maior qualidade de processos

Para Prates, a aplicação da metrologia industrial em qualquer processo fabril possibilita aos gestores maior conhecimento e entendimento de quais são os pontos críticos durante a fabricação.

“Com esse entendimento teremos um maior controle de processos e produtos, consequentemente haverá um menor desperdício durante todo o processo de fabricação, beneficiando todo o negócio”, complementa.

Sendo assim, ter a garantia de um produto e processo produtivo mais otimizado e à prova de falhas é, sem dúvidas, um importante desdobramento da metrologia industrial.

Exatamente por isso, ela deve ser encarada como um investimento, que dê à indústria a capacidade de elevar a qualidade dos processos de produção, aumentando as ações assertivas no meio industrial.

Principais benefícios da aplicação da metrologia industrial

A metrologia industrial funciona como uma excelente ferramenta capaz de gerar informações sobre processos e produtos para assim obter conhecimentos específicos sobre todas as fases realizadas.

Inclusive, é por meio dessa ferramenta que os responsáveis pela metrologia têm a capacidade de: 

  • Identificar possíveis gargalos no processo produtivo; 
  • Evitar o consumo excessivo de matéria-prima; 
  • Encontrar “brechas” para melhorias na dinâmica durante a produção dos produtos, inclusive prevendo e simulando condições de uso; 
  • Evitar o risco de falhas estruturais e funcionais, antes que elas gerem perda de material e de capital.

Cleiton Prates completa com alguns benefícios complementares. “O investimento no controle de qualidade irá garantir menor índice de retrabalho, maior qualidade dos produtos, processos mais eficientes e fluídos, devido à facilidade de intercâmbio entre as peças”. 

Além de todos esses benefícios, há o retorno financeiro do processo industrial, já que ele estará diretamente atrelado a processos mais eficientes.

Por onde e como começar?

Para o sucesso de monitoramento e busca pelo controle de qualidade, a indústria deve inicialmente realizar um mapeamento de todas as etapas da produção. Com isso, é possível verificar onde a metrologia industrial pode contribuir para agregar valor na conexão entre processos.

Com todo esse mapeamento realizado, cabe aos responsáveis elaborar ações específicas, além de estabelecer com que periodicidade as medições serão feitas.

Dependendo da necessidade, a intervenção da metrologia industrial será realizada apenas uma vez, afinal será realizado apenas um ajuste de equipamento ou estratégia. 

Em outros casos, a metrologia será recomendada com uma periodicidade enxuta, especialmente quando os processos estão muito vulneráveis a fatores sazonais, como na indústria de alimentos.

Já as ferramentas e técnicas adotadas na metrologia também vão variar de acordo com a necessidade..

“As ferramentas e técnicas tendem a variar de acordo com o processo ou produto, mas em geral se relacionam à aplicação de um equipamento de medição ao processo, responsável por realizar medições e controlar se um produto está dentro de suas especificações.”

O Supervisor de Aplicações da ZEISS cita dois exemplos para explicar:

“Por meio da metrologia industrial podemos aplicar a utilização de um instrumento convencional como um paquímetro, que realiza uma medição simples entre dois pontos; também podemos adotar uma medição relativamente mais complexa de uma tomografia industrial, a qual irá verificar 100% das dimensões e estruturas de um produto.”

Diante do que vimos, dispor de um serviço de metrologia industrial é fundamental para garantir e estabelecer uma base mais confiável de informações que permitam melhores tomadas de decisões em processos produtivos, sempre visando a sustentabilidade e a máxima qualidade do produto.

Aproveite para entender o que é metodologia ágil e por que sua indústria deve aderir.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar