A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que são os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Article-O que são os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

O que são os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU.png
Com 17 objetivos ambiciosos e interconectados, a ONU projeta a superação dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelo mundo. Neste cenário, a indústria também tem sua parcela de responsabilidade com os ODSs

No ano de 2015 os 193 Estados-Membros da ONU assinaram o documento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030.

Resumidamente, este documento estabelece uma agenda ampla e ousada para reduzir a pobreza, promover a prosperidade inclusiva e preservar o meio ambiente.

Parte integrante da Agenda 2030, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) representam um pacto global composto por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas que focam na superação dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelo mundo.

E, dentre estes objetivos, o ODS 9 está intimamente relacionado com a construção de uma indústria inclusiva, sustentável e que fomente a inovação.

Confira então o que são os ODS e como estes objetivos têm relação direta com o ambiente industrial.

O que são os ODS?

Assinado por 193 países em 2015 e que ditam as ações para os próximos 15 anos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030 englobam diferentes temas de aspectos ambientais ou sociais. 

O foco destes objetivos é acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Para isso, líderes de diferentes negócios (agropecuário, comercial, industrial) buscam aumentar a própria consciência e incorporar os 17 ODS – ou parte deles – ao planejamento estratégico.

Líderes do setor industrial, por exemplo, entendem que somente grandes ações, envolvendo inovação, transparência e compliance, vão garantir a transformação econômica sustentável.

Para isso, a inovação industrial, dentro do conceito de indústria 4.0, é inevitável e essencial para o futuro da indústria brasileira.

Quais são os 17 ODS?

Confira abaixo quais são os 17 objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030.

ODS 1 - Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 - Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 - Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 - Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 - Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 - Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

ODS 10 - Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 - Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

ODS 14 - Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 - Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 - Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Importante ressaltar que cada ODS é dividido em submetas, aumentando a clareza das ações que cada país precisa tomar para atingir a vida sustentável. 

Além disso, os objetivos estão interligados entre si, ou seja, quando um país conseguir atingir um deles, muito provavelmente, terá conseguido avançar em outros.

Indústria tem papel relevante para alcançar as metas da Agenda 2030

Dentre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, o objetivo 9 refere-se especificamente ao papel da indústria.

Em relação à ODS 9, as metas concretas fixadas para 2030 são:

  • Desenvolver infra estruturas confiáveis, sustentáveis, resilientes e de qualidade, insistindo no acesso fácil e equitativo para todos;
  • Promover uma industrialização mais inclusiva e sustentável;
  • Aumentar a contribuição da indústria na geração de emprego e no PIB;
  • Modernizar a infraestrutura e reconverter as indústrias para que sejam sustentáveis, utilizando os recursos com maior eficácia e promovendo a adoção de tecnologia e processos industriais limpos e ambientalmente racionais;
  • Aumentar a pesquisa científica e melhorar a capacidade tecnológica dos setores industriais.

No Brasil, essas metas podem ser atingidas com a indústria 4.0, que destaca o que deve ser realizado de maneira sustentável e que ao mesmo tempo considere a produtividade, a estrutura produtiva, a sustentabilidade nas três esferas (econômica, social e ambiental).

Com o advento da indústria 4.0, as empresas podem evoluir em três aspectos:

  • Eficiência do processo produtivo utilizando informações e tecnologia;
  • Desenvolvimento acelerado de produtos, agregando valor, funcionalidades e serviços nos produtos;
  • Novos modelos de negócios, caso do “smart products”, que impactam na sustentabilidade econômica, social e ambiental e visam manter a vida útil dos produtos.

Assim, fica claro que as inovações 4.0 serão importantes habilitadoras para o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030. Sem elas, é praticamente impossível atender ao objetivo 9 da ODS da ONU.

Por essas razões, as tecnologias da Indústria 4.0 e as soluções alinhadas neste conceito serão a melhor estratégia para atingir os objetivos da Agenda 2030. Faça sua parte e contribua com a sustentabilidade mundial.

Aproveite para conhecer tudo sobre o processo de transformação digital nas indústrias.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar