A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Predição logística: Entenda o que é e como a indústria pode economizar

Article-Predição logística: Entenda o que é e como a indústria pode economizar

Saiba como a indústria consegue economizar com a predição na logística.png
A predição logística consiste no ato de antecipar o que pode acontecer com base no histórico de ocorrências. Com ela, a indústria consegue entender quando os fretes costumam ser baixos e a concorrência menos intensa, melhorando a pontualidade e reduzindo custos. Confira!

A predição consiste em antecipar o que vai acontecer com base no que já ocorreu.

Mas você sabia que a predição pode ser utilizada na área logística das empresas com grande eficiência?

Isso mesmo, a chamada predição logística, que pode ser feita por meio da Inteligência Artificial, da automação e de outros recursos tecnológicos, permite aos gestores antever potenciais problemas e tomar decisões para driblá-los e economizar custos.

Para entender melhor sobre essa possibilidade, conversamos com o executivo Denny Mews, fundador e CEO da CargOn, logtech que desenvolve sistemas que integram e automatizam processos operacionais logísticos.

Leia mais: O que é recuperação judicial?

O que é predição logística?

Antes de entender quais são as possibilidades da predição no ramo logístico e de transporte das empresas, você deve, brevemente, entender o que significa a predição.

Predição é um conceito bastante recorrente em áreas do conhecimento das Ciências Sociais, como é o caso da Filosofia. Em síntese, ela faz referência à habilidade de antecipar o que vai acontecer. 

Mas não ela não se baseia em um chute, muito menos na vidência. É a capacidade de compreender uma realidade e, a partir de um histórico de fatos, identificar o que pode vir adiante. 

Nesse sentido, a predição logística consiste em, com base em análise de dados e o entendimento do histórico de fatos daquela realidade, antecipar os principais riscos que podem gerar atrasos e prejuízos.

Isso permite ao gestor se preparar e tomar decisões e ações preventivas para neutralizar ou minimizar esses problemas.

Saiba mais: 6 dicas para escolher talhas e esteiras industriais

Predição na logística: grande relevância e muitas possibilidades

Na área da logística, a predição tem todas as características para trazer impactos decisivos para ambas as pontas, ou seja, ela contribui com quem produz e com quem consome.

A logística da indústria, em especial, pode ser beneficiada de muitas formas por meio da predição. 

Com quase 20 anos de experiência na área de transporte e logística, o executivo Denny Mews explica que, “ao utilizar dados históricos e modelos de predição, isto é, de estimativas, as empresas podem antecipar problemas potenciais na cadeia logística. Antevendo esses problemas, podem interferir tomando decisões que os evitem”. 

Veja também: Aplicação da robótica na indústria: quais são os próximos passos?

Para alcançar esses benefícios, a inteligência artificial e outros recursos tecnológicos são indispensáveis para ter uma eficiente predição logística. 

Entre essas soluções ele inclui:

  • Monitoramento em tempo real de cargas;
  • Telemetria;
  • Dashboards (painéis que reúnem métricas e indicadores);
  • Gestão de processos de carga e descarga e dos motoristas autônomos.

Com a integração e automatização desse leque de dados, o gestor logístico da indústria tem acesso a relatórios em tempo real, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.

Confira: Realidade Aumentada e Inteligência Artificial: aplicações para a indústria 4.0

Quais os impactos da predição da logística?

O fundador e CEO da CargOn aponta que a predição da logística industrial garante uma série de benefícios ao segmento. 

Segundo Mews, o principal resultado é a possibilidade de identificar problemas relacionados ao transporte (por meio da gestão de dados) para eliminá-los antes que causem maiores problemas.

Assim, de forma geral, os resultados obtidos com a predição da logística da indústria se baseiam em:

  • Identificar gargalos no transporte, para eliminá-los; 
  • Levantar desperdícios, como gastos com frota ociosa; 
  • Averiguar períodos de picos de deslocamentos. “Essa averiguação ocorre tanto para aqueles momentos em que o fluxo de veículos é mais intenso, como aqueles em que, pela relação demanda x oferta, o valor de fretes é encarecido”, complementa Mews;
  • Instruir quanto o motor é ligado desnecessariamente, queimando combustível e gerando custos que não geram valor para o negócio.

Com esse diagnóstico, assinala Mews, há uma diminuição dos custos com transporte e logística, considerados como fatores que mais encarecem produtos e prejudicam a competitividade da indústria brasileira. 

Veja também: Como reduzir riscos com máquinas e equipamentos na indústria?

Como a indústria consegue economizar com predição logística?

Com a predição na logística, o gestor da indústria pode, dentre outras coisas, definir o melhor momento para realizar suas entregas, escolhendo, por exemplo, dias em que o frete estará mais baixo e a concorrência menos intensa, de modo a assegurar pontualidade com menos custos.

Outro benefício crucial e citado por Mews está na segurança. “Para além dos sistemas de rastreamento, a gestão automatizada dos processos operacionais de transporte e logística é aliada no combate aos casos de roubo e fraudes de cargas”. 

Isso ocorre porque todo o fluxo fica sob acompanhamento em tempo real, incluindo as documentações referentes às mercadorias e aos condutores. 

Ao identificar ociosidade da frota, a solução permite que o gestor reorganize cronograma para não deixar veículos parados, sem produtividade e à mercê de investidas”, finaliza o executivo.

Saiba mais: Legislação trabalhista: principais pontos de atenção para indústrias

Fique por dentro de mais estratégias para a indústria com A Voz da Indústria

A predição logística permite com que a indústria reduza seus custos de frete, entendendo os melhores momentos para realizar suas entregas. Ao mesmo tempo, essa estratégia também ajuda a ter um maior controle,segurança e pontualidade no transporte dos seus produtos.

Que conhecer outras estratégias e ficar por dentro de mais dicas como essa? Então acompanhe A Voz da Indústria!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar