A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Telemetria na indústria: entenda o conceito e as aplicações

Article-Telemetria na indústria: entenda o conceito e as aplicações

Entenda o que é telemetria na indústria.png
Ao fornecer dados e insights valiosos em tempo real e possibilitar a tomada de decisões informadas, a telemetria contribui para a otimização operacional, a redução de custos e o aumento da produtividade

O sucesso de uma indústria depende muito da otimização dos processos. Para isso, é fundamental que os gestores saibam exatamente que acontece com a linha de produção.

Com a chegada da Indústria 4.0, novas tecnologias passaram a auxiliar a maneira de se gerenciar o chão de fábrica - de maneira remota e integrada. É aqui que entra uma aliada importante: a telemetria industrial.

Trata-se de uma técnica antiga, mas que ganhou cada vez mais força com o desenvolvimento da tecnologia na última década.

Telemetria nada mais é do que a medição de dados de ativos, ambientes, máquinas ou equipamentos. As informações coletadas são transmitidas para uma central de monitoramento que ficará a cargo de analisá-las.

Aplicações da telemetria na indústria

Segundo Vinicius Callegari, Co-Fundador da GaussFleet, plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras, a telemetria oferece diferentes aplicações à indústria e pode agregar valor para segmentos variados. Entre eles, o especialista cita mineração, construção, agricultura, logística e transporte.

“Essa tecnologia pode monitorar a integridade dos equipamentos, garantindo que operem em condições seguras e eficientes”, explica. 

Ainda conforme Vinícius, na logística, por exemplo, a telemetria pode rastrear as frotas de veículos e garantir entregas pontuais.

“Esses dados abrangem desde informações básicas, como localização e status operacional, até métricas mais avançadas, como temperatura, pressão, velocidade, consumo de combustível e indicadores de desgaste”, completa.

Benefícios da telemetria

Entre os principais benefícios que a telemetria oferece para a indústria, destaque para:

  • Otimização de processos e uso de equipamentos;
  • Redução de custos;
  • Redução da necessidade de manutenção;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Melhoria na tomada de decisões;
  • Segurança e prevenção de acidentes.

Vinícius frisa que quando o assunto são máquinas móveis, ao monitorar o consumo de combustível e as condições dos componentes por meio da telemetria, é possível identificar padrões de consumo excessivo ou o desgaste precoce. Essa medida permite uma implementação de ações e estratégias corretivas e proativas, respectivamente.

Importância da telemetria no setor industrial

“Com um ciclo de preventivas realizado no momento certo, os equipamentos têm uma vida útil mais longa, maior e disponibilidade na obra. Paralelamente a isso, os custos de operação são otimizados”, ressalta o especialista da GaussFleet.

Ainda de acordo com suas explicações sobre a telemetria, outra possibilidade que comprova a importância do uso gira em torno da medição automatizada de contratos por dentro da plataforma.

A telemetria oferece todas as regras contratuais parametrizadas no sistema. Por sua vez, as áreas de disponibilidade e indisponibilidade são mapeadas digitalmente. É nesse ponto que as informações coletadas são entregues de maneira contextualizada, inclusive sem a necessidade da interação humana.

“Com a automação da gestão de contratos de máquinas móveis locadas, é possível aplicar glosas antes imperceptíveis e, em médio prazo, entender a ociosidade do parque locado para reduzir ativos ou diminuir regimes operacionais”, aponta Vinicius.

Em resumo, ao fornecer dados em tempo real, insights valiosos e possibilitar a tomada de decisões informadas, a telemetria contribui para a otimização operacional, a redução de custos e o aumento da produtividade.

“Como a tecnologia continua a evoluir, é provável que a telemetria desempenhe um papel cada mais central na transformação digital das indústrias em todo o mundo”, finaliza o especialista.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar