Um dos termos mais comuns no mundo dos negócios é a transformação digital. Entretanto, a maioria das pequenas e médias indústrias ainda olham para essa transformação como algo distante e fora da realidade.
Mas a verdade é que a transformação digital está ao alcance de todo tipo de indústria, não importa o porte. Inclusive, são justamente as pequenas empresas que mais podem se beneficiar da transformação digital.
Veja alguns pontos sobre o processo de transformação digital para pequenas indústrias e confira porque ela está ao alcance do seu pequeno negócio.
Leia mais: Armazenagem na indústria: dicas e melhores práticas
Transformação digital na indústria: relação direta com a demanda do cliente
Considerada o assunto do momento, a transformação digital é definida como a maneira com que empresas fazem uso de tecnologias digitais para promover a integração e a criação de novos processos.
Esses processos englobam as ferramentas e etapas que uma empresa utiliza para produzir suas mercadorias, sua metodologia de vendas. Também influenciam a cultura de uma empresa, assim como a maneira com que ela mantém um relacionamento com seus clientes.
Podemos dizer também que a transformação abrange indústrias (de pequeno, médio e grande porte), distribuidores e varejistas, afetando toda a sociedade.
Para Alexandre Cavaloti, Chapter Tech Lead no Grupo JBQ.Global, a transformação digital abrange todas essas áreas por um único motivo: todas as empresas têm um cliente a ser atendido.
“Cabe à transformação digital colocar o cliente no centro. Cada empresa terá as suas dificuldades particulares e seu grau de maturidade em transformação digital. Mas o que é comum é que todas têm de ter o mindset de cliente no centro. O mindset de fazer melhor, entregar melhor”.
O especialista explica que uma empresa que entrega um produto em uma hora, naturalmente terá vantagem sobre uma outra empresa que entrega o mesmo produto em dois dias. “Esta é a vantagem competitiva que todas as empresas querem ter sobre as outras, independentemente do porte delas”, complementa.
Veja também: 6 dicas para escolher talhas e esteiras industriais
Benefícios da transformação digital para pequenas indústrias
O principal benefício da transformação digital para pequenas indústrias é o de oferecer uma experiência melhor para os clientes, principalmente na maneira como eles interagem com as empresas, além da maneira com que consomem conteúdo e buscam novas soluções.
Assim, para Alexandre Cavaloti a transformação digital é extremamente importante para as pequenas indústrias.
“Quando bem implantada, a transformação digital oferece oportunidades de crescimento, aumento de eficiência e maior competitividade à pequena indústria”, complementa.
Além disso, outro benefício garantido pela transformação digital para pequenas empresas é o ganho em produtividade, já que a tecnologia digital permite ao segmento fazer mais com menos. Isso é fundamental para empresas com poucos recursos se tornarem competitivas.
Outro benefício é o aumento da capacidade de colaboração dentro da indústria. Cabe às ferramentas de transformação digital proporcionar uma comunicação muito mais eficiente entre as pessoas envolvidas com um negócio.
No entanto, mesmo diante dos muitos benefícios, gestores de pequenas indústrias têm de enfrentar alguns desafios adicionais em comparação com as grandes empresas.
Saiba mais: Exemplos de sustentabilidade e práticas sociais na indústria
Como encarar os desafios da transformação digital na pequena indústria?
De fato, as pequenas indústrias enfrentam alguns desafios adicionais para implantar a transformação digital em seus processos.
Mas, para Cavaloti, há algumas abordagens específicas que podem ser adotadas para garantir uma transformação digital bem-sucedida na pequena indústria. Com sua experiência no segmento, ele apresenta algumas dicas. Veja:
Defina uma visão clara
Cavaloti sugere que o gestor da pequena indústria deve definir uma visão clara para a transformação digital dentro do seu negócio.
“O gestor deve identificar os objetivos específicos que deseja alcançar e definir como a transformação digital pode ajudar a alcançá-los. Isso servirá como uma orientação ao longo do processo”, diz.
Adote uma abordagem escalonada
É consenso geral que a transformação digital não precisa (nem deve!) ser realizada de uma só vez.
A recomendação de Cavaloti é começar com pequenas iniciativas, experimentando tecnologias ou processos digitais em uma escala menor. “Essa medida permitirá ajustar a abordagem antes de expandi-la para toda a organização”.
Foque nas necessidades do cliente
Ao adotar tecnologias digitais é essencial manter o foco nas necessidades do cliente.
A pequena indústria deve identificar como a transformação digital pode melhorar a experiência do seu cliente, como oferecer serviços mais personalizados, facilitar a comunicação ou agilizar o processo de compra.
Saiba mais: Aplicação da robótica na indústria: quais são os próximos passos?
Conheça a infraestrutura existente
Antes de implementar qualquer tecnologia ou técnica, Cavaloti indica a importância de avaliar a infraestrutura tecnológica atual da empresa.
“É preciso identificar as lacunas e as áreas que precisam ser atualizadas. Minha sugestão é começar investindo em soluções que proporcionem um rápido retorno do investimento e sejam escaláveis para se adequar ao crescimento futuro”, sugere o Chapter Tech Lead no Grupo JBQ.Global.
Capacite e envolva sua equipe
Em qualquer negócio, a transformação digital é um esforço coletivo que requer o envolvimento de toda a equipe. Por isso, é preciso que a pequena indústria se certifique de capacitar seus colaboradores com as habilidades necessárias para lidar com as mudanças digitais.
“O sucesso da transformação digital depende da cultura de aprendizado contínuo e incentivo constante à colaboração e a adoção de novas tecnologias”, sugere Cavaloti.
Busque por colaboração de parceiros externos
Pequenas indústrias podem se beneficiar da colaboração com parceiros externos, como provedores de serviços digitais, startups ou instituições de pesquisa.
Essas parcerias podem fornecer conhecimentos especializados, recursos adicionais e acesso a tecnologias avançadas.
Veja também: PCP: o que é o Planejamento e Controle da Produção?
Monitore e adapte
A transformação digital é um processo contínuo. Diante disso é essencial monitorar regularmente os resultados alcançados e fazer ajustes conforme necessário. “Esteja aberto a experimentar novas tecnologias e soluções à medida que surgirem no mercado”, recomenda Cavaloti.
O especialista também lembra que a transformação digital não é apenas sobre a adoção de tecnologias, mas também sobre a mudança de mindset e a busca contínua pela inovação.
“Ao adotar uma abordagem estratégica e adaptada às necessidades da pequena indústria, todo administrador poderá aproveitar os benefícios da transformação digital e se posicionar de forma competitiva no mercado”, finaliza.
A transformação digital depende do uso de tecnologias. Conheça as tecnologias que habilitam a transformação da sua indústria com A Voz da Indústria!