Como a iluminação LED conectada pode aumentar a segurança da indústria?

iluminação industrial
"A iluminação tradicional pode ser “centrada no ser humano”, mas o LED ajustável torna-a muito mais eficaz e fácil de implantar."

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes no trabalho com cerca de 700 mil casos anualmente, de acordo com a Previdência Social. Os custos dos acidentes de trabalho no Brasil ultrapassam R$ 100 bilhões ao ano, segundo estimativas de estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à Universidade de São Paulo (USP). Esses custos incluem perdas de produtividade e salários, despesas médicas e administrativas e outras responsabilidades, como custos de incêndio e danos a veículos.

Os empregadores industriais, que estão na linha de frente da luta contra os acidentes de trabalho, têm interesses morais e financeiros diretos em reduzi-los. E, de fato, investir em medidas de segurança gera um ROI impressionante.

Como combater o problema das lesões no trabalho? Existem vários métodos estabelecidos, desde a educação dos trabalhadores a um comportamento de segurança inteligente que recompensa financeiramente e até o fornecimento dos equipamentos de proteção individual adequados.

A tecnologia também pode desempenhar um papel - incluindo a tecnologia de iluminação digital e conectada. Isso não significa apenas iluminação LED, por mais importante que ela seja. Significa também as aplicações de iluminação inteligente que vão muito além da tecnologia LED para funcionar como plataformas para tecnologias conectadas, geradoras de dados e baseadas em sensores, conhecidas coletivamente como Internet das Coisas (IoT).

No nível mais básico, a tecnologia LED simplesmente fornece uma luz mais eficiente do que os acessórios de sódio de alta pressão (HPS) que são tradicionalmente padrão em aplicações industriais. As lâmpadas HPS são geralmente caracterizadas por índice de renderização de cor (CRI) abaixo de 30, que é responsável por sua luz tingida de âmbar - uma luz que não apenas nivela a perspectiva, mas também pode tornar mais difícil do que deveria para os trabalhadores distinguir entre cores diferentes. Mas distinguir cores pode ser importante em um ambiente industrial. Os controles de ferramentas e equipamentos geralmente são codificados por cores, assim como os fios elétricos. A cor também desempenha um papel importante na sinalização relacionada à segurança e nas marcações de piso. As luminárias LED, normalmente com CRI de 80 e superior, fornecem um brilho e clareza que podem salvar vidas.

iluminação industrial
No futuro, os designers de espaços industriais podem procurar adaptar os avanços recentes que foram feitos em iluminação centrada no ser humano (HCL) para espaços de escritório. HCL é uma iluminação que não só maximiza a visão, mas também oferece suporte à eficácia, saúde, conforto e bem-estar geral. A iluminação tradicional pode ser “centrada no ser humano”, mas o LED ajustável torna-a muito mais eficaz e fácil de implantar. Os gerentes de escritórios podem programar um sistema de iluminação LED para que emita níveis mais altos de luz azul que promova o estado de alerta e concentração. Eles podem executar “receitas” de luz baseadas em evidências que promovem ritmos circadianos saudáveis entre os trabalhadores, com a transição do espectro de luz interior ao longo do dia. Desta forma, a HCL pode promover melhores padrões de sono entre os trabalhadores, tornando-os mais alertas quando estão no trabalho e mais felizes em geral.

A iluminação LED também pode tornar a vida mais fácil e segura para funcionários individualmente. A luz mais brilhante pode ser direcionada com precisão para o espaço de trabalho de um funcionário mais velho, cuja visão pode não ser tão forte como antes. Os trabalhadores podem até personalizar pessoalmente a iluminação que seus espaços de trabalho recebem, tornando esses espaços extremamente confortáveis e seguros. Tarefas de precisão podem exigir um tratamento de iluminação diferente do que as tarefas não especializadas.

Nenhum sistema de iluminação pode promover a segurança se não funcionar, deixando os funcionários no escuro. Também aqui a iluminação LED, e em particular a iluminação LED inteligente, melhora o que costumava ser o status quo. Algumas fontes de luz LED podem durar 50 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes. Uma luminária LED que ilumina um canto escuro por 11 anos é, por definição, “mais segura” do que uma lâmpada tradicional que ilumina por apenas dois anos, porque envolve menos tempo de inatividade. Também paga dividendos de segurança, exigindo menos tropeções de trabalhadores nas escadas para fazer a troca.

Em segundo lugar, as plataformas de iluminação LED inteligente, que servem não apenas para iluminar espaços, mas também para implantar a tecnologia IoT acionada por sensor, podem reduzir ou até eliminar o tempo de inatividade do sistema. Milhares de sensores embutidos em um sistema inteligente podem fornecer dados aos gerentes que podem ajudá-los a avaliar quais lâmpadas, luminárias ou outros componentes estão configurados para falhar. Um sistema inteligente basicamente monitora a si mesmo e emite avisos sobre sua própria condição, agilizando a substituição e o reparo antes que os trabalhadores fiquem no escuro. A manutenção reativa em breve será uma coisa do passado.

Com as doenças pandêmicas na mente de todos, os empregadores responsáveis precisam de métodos confiáveis para garantir que os funcionários mantenham o distanciamento adequado no trabalho. Os sensores de movimento e de ocupação podem ter um papel a desempenhar aqui. Mas a saúde não é a única coisa em risco na era COVID-19: o mesmo ocorre com a integridade das cadeias de abastecimento e dos processos industriais em geral. Em um futuro previsível, um novo complexo industrial vulnerável terá todos os incentivos para garantir que as interrupções sejam mínimas. A IoT industrial, fornecida por meio de sistemas de iluminação, como o Interact Industry da Signify, pode desempenhar um papel fundamental para enfrentar esse desafio.


Por Ton van de Wiel, líder global do segmento para usuários finais industriais na Signify e cofundador do Interact.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar