Não é novidade que a indústria é um dos principais representantes da economia brasileira. No atual momento, ela tem uma participação de 20,4% no PIB brasileiro, de 69,2% nas exportações de bens e serviços e de 33% na arrecadação de tributos federais, segundo dados da CNI.

Porém, muitos setores industriais fazem uso de maquinários pesados, que trabalham de forma contínua e incessante. Isso faz com que o consumo de energia seja elevado e represente grande parte dos gastos ao final do mês.

Esse fato exige a adoção de medidas que ajudem a reduzir estes custos. Neste sentido, o investimento em uma fonte de energia alternativa é uma estratégia fundamental para reduzir custos e permitir um crescimento mais sustentável da empresa. Felizmente, muitas indústrias descobriram que poderiam economizar com a geração de energia elétrica através de sistemas
fotovoltaicos movidos a energia solar, representando uma estratégia que ganha cada dia mais projetos.

Para se ter uma ideia, em muitos casos, a instalação de um sistema fotovoltaico pode gerar uma economia de até 95% nas contas de energia elétrica dentro da indústria, além de possibilitar um desenvolvimento mais sustentável.

Mas, apesar dos vários cases de sucesso, há ainda muitas dúvidas de gestores sobre o custo/benefício da instalação de um projeto de energia solar em indústrias. Vale a pena investir? Quais são os benefícios? Quais os cuidados?

Diante dessas dúvidas, conversamos com especialistas em energia solar fotovoltaica para discutir as vantagens dessa fonte alternativa de energia, assim como os desafios e cuidados a serem tomados para adotar a energia solar em indústrias. 

Faça o download gratuito do Dossiê da Energia Solar Industrial clicando no botão abaixo!