Vivemos uma era de transformação e expansão digital na indústria. Nesse contexto cada vez mais tecnológico, um e-commerce pode ser um diferencial importante para alavancar o sucesso dos negócios.

Um canal digital de vendas permite que indústrias de diferentes formatos e segmentos aumentem o seu alcance. O comércio online ajuda a encontrar clientes em todo o mundo, de modo que a empresa possa explorar novos nichos e expandir a carteira.

Trata-se de uma oportunidade de impulsionamento. É preciso crescer, inovar e atender as expectativas do mercado. Para isso, é fundamental que a indústria consiga implementar, divulgar e expandir o e-commerce.

Mas como colocar isso em prática? Confira os passos a seguir.

Como aderir à transformação digital?

Segundo Camila Pedretti, Consulting CX Lead na Jotta, marca do grupo JBQ, não basta apenas abrir uma loja na Internet. É preciso ir além para potencializar as vendas.

“Isso significa, primordialmente, oferecer um excelente atendimento ao público.”

Ou seja, à medida que os usuários das ferramentas on-line de uma indústria se tornam cada vez mais exigentes, é preciso proporcionar as melhores experiências de compra. Caso contrário, a empresa corre o risco de perder para a concorrência.

“É crucial que a loja seja criada para oferecer um ambiente confiável e amigável desde o início”, destaca Camila.

Dicas para a implementação de um e-commerce eficiente:

  1. Faça  um planejamento de negócio detalhado para definir as metas e estratégias;
  2. Escolha uma plataforma de e-commerce robusta e escalável que atenda às necessidades do respectivo negócio;
  3. Ofereça opções de pagamento diversificadas para atender as preferências dos clientes;
  4. Priorizar a segurança do e-commerce é essencial. Para isso, implemente certificados de segurança e criptografia de dados;
  5. “É muito importante dedicar tempo para criar conteúdo de qualidade sobre os produtos, fornecendo informações detalhadas e atraentes para os clientes”, contribui Camila Pedretti.
  6. É importante estabelecer uma operação logística eficiente, garantindo que os pedidos sejam todos processados e entregues de forma rápida e confiável;
  7. Opte por estratégias de marketing digital para promover a loja on-line. Entre os exemplos, marketing de conteúdo, mídias sociais e publicidade paga. Depois disso, é necessário divulgar o e-commerce.

Divulgação de um e-commerce

Diferente de uma loja física, o ambiente online deve ser apresentado para que todos conheçam – já que as pessoas não vão simplesmente passar na frente da loja.

As dicas da especialista, neste caso, são:

1. Presença

É preciso que a empresa esteja presente nas redes sociais para que o público-alvo acompanhe suas atualizações. Para isso, é importante compartilhar conteúdo e interagir com os seguidores;

2. Outras ferramentas

Além das redes sociais, outra opção é criar um blog. Nele, a respectiva indústria poderá fornecer informações relevantes ao público sobre os produtos e serviços, bem como dicas e novidades do setor;

3. Otimização

A empresa pode também aplicar técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) no próprio site. Essa ação tende a melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa;

4. Anúncios

Anúncios pagos, como no Google Ads, por exemplo, ajuda a alcançar um público mais amplo e direcionado;

5. E-commerce responsivo

Outra coisa, a empresa deve se certificar de que o seu e-commerce seja responsivo. O canal deverá oferecer uma experiência de navegação otimizada e apta aos dispositivos móveis;

6. Atendimento

Canais de atendimento eficientes devem ser oferecidos. Entre eles, chat ao vivo, e-mail e telefone. Tudo isso para oferecer facilidade de contato ao cliente;

7. Campanhas

De acordo com Camila, vale criar campanhas de e-mail marketing segmentadas e personalizadas para alcançar e fidelizar os clientes.Nessas ações, podem conter ofertas especiais e atualizações relevantes – tanto da própria indústria, quanto do respectivo mercado.

Para finalizar, a especialista explica que “profissionais especializados como desenvolvedores, analistas de dados, especialistas em marketing digital, gerentes de projetos e de logística são essenciais para operar e otimizar essas tecnologias”.

O objetivo é garantir que o e-commerce funcione de maneira eficiente e ofereça uma excelente experiência ao cliente. 

Por isso, implementar um e-commerce efetivo requer esforços contínuos e estratégias adaptadas às necessidades da indústria e com foco no público-alvo.

“É fundamental acompanhar o desempenho da loja on-line e ajustar as ações conforme o que for necessário para garantir um sucesso a longo prazo.”