A intralogísitca industrial é fundamental para que haja uma boa gestão dos seus estoques, mercadorias e do transporte delas.

Com essa estratégia é possível otimizar os seus processos, reduzir custos e evitar problemas logísticos na sua gestão.

Quer entender melhor? Então continue com a gente!

Leia mais: 6 dicas para escolher talhas e esteiras industrial

O que é intralogísitca na indústria?

A intralogística é conhecida também como logística in house (no português livre, logística em casa).

Ela envolve a movimentação de todos os materiais e insumos dentro dos setores de uma indústria, responsáveis pelo uso e respectiva alocação.

A intralogística é também adotada por armazéns e centros de distribuição.

Ou seja, se existe uma movimentação de cargas, mercadorias e insumos, a intralogística entra para garantir a eficiência desse trânsito todo.

Já na prática, a ideia existe para melhorar a cadeia de suprimentos por meio das estratégias da logística interna, responsável por organizar todo o fluxo de distribuição física da empresa. O conceito não se restringe apenas ao armazenamento, mas tem grande influência nessa área.

Qual a importância da intralogística para as indústrias?

A principal função de um plano de intralogística, é organizar e otimizar todo o processo de armazenamento de insumos e produtos da empresa. Isso significa tornar o processo mais rápido, seguro e eficiente.

Por meio da tecnologia e da análise de dados, é possível até mesmo automatizar os processos relacionados ao fluxo de materiais, evitando erros e melhorando o trabalho dos seus colaboradores.

Dessa forma toda a sua equipe consegue entender melhor todas as etapas do processo, desde o recebimento, até o armazenamento e distribuição. Com esse conhecimento, fica muito mais fácil identificar eventuais pontos de melhorias dentro do processo.

Ficou interessado? Então confira mais alguns benefícios da intralogísitca para a indústria!

Veja também: Armazenagem na indústria: dicas e melhores práticas

Ganho de produtividade

A automação de processos alinhada com o mapeamento e a avaliação de cada etapa da organização da logística interna, tende a gerar grandes ganhos de produtividade. Ou seja, estamos falando de fazer mais em menos tempo.

Isso é possível, pois, com uma boa estratégia de intralogística, você consegue evitar erros, identificar pontos de desperdício de tempo e acelerar a organização.

Redução de gastos

Com um bom acompanhamento intralogístico, é possível identificar em quais pontos do processo está se gastando mais tempo, ou até mesmo recursos, do que o necessário.

Não só isso, como essa reorganização também te permite repensar a necessidade daquela etapa, podendo cortá-la, reduzindo seus gastos e ganhando mais agilidade.

Processos mais fluidos

Com todos os processos internos bem definidos, toda a produção tende a ficar mais natural e fluida. Isso ocorre porque não há mais perdas de tempo com dúvidas sobre a próxima etapa, ou por não encontrar determinado insumo que precisa ser levado para outro lugar.

Com tudo estando no lugar certo, na hora certa, todos os seus processos se tornam mais ágeis, naturais e eficientes, melhorando a produtividade de toda a sua indústria.

Confira: Como reduzir riscos com máquinas e equipamentos na indústria?

Quais os processos de intralogística?

De acordo com Afonso Moreira, CEO da AHM Solution do Brasil, a intralogística tem como objetivo melhorar a produtividade e a eficiência nos fluxos de materiais dentro de uma empresa ou instalação.

“Tudo isso pode resultar em economia significativa de tempo e capital”, frisa. O respectivo sistema resulta num melhor atendimento ao cliente.

Ainda segundo o CEO, os principais processos de intralogística são:

  • Recebimento de materiais – de matérias-primas a produtos acabados;
  • Armazenagem;
  • Gestão de estoques;
  • Movimentação de cargas;
  • Separação de pedidos;
  • Embalagens;
  • Gestão de informações.

Quais as ferramentas de intralogística industrial que você precisa conhecer?

A intralogística na indústria conta com diversas ferramentas para a otimização dos fluxos e processos.

Entre as principais, destaque para: sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID) e sistemas de gerenciamento de pedidos (OMS).

“São incluídos também equipamentos de robótica e automação, softwares de análise de dados e dispositivos de prevenção de acidentes e danos em cargas”, completa o representante da AHM.

Leia também: Legislação trabalhista: principais pontos de atenção para indústrias

Soluções em intralogística para indústrias

Com relação às soluções, Afonso Moreira exemplifica com a área de atuação da própria AHM Solution. Neste caso, trata-se do aumento da produtividade e a prevenção de danos na logística.

“As principais soluções de intralogística são sensores eletromagnéticos de detecção de veículos e pedestres, que alertam operadores de empilhadeiras para o risco de colisões e atropelamentos.”

Além disso, conforme o CEO, câmeras e garfos especiais em empilhadeiras tornam o processo de movimentação de carga mais ágil, seguro e eficiente. “As etiquetas inteligentes de monitoramento oferecem integridade às cargas, que registram impactos, tombamentos ou alterações de temperatura durante a armazenagem e o transporte dos produtos”, qualifica.

Quando o assunto é intralogística, um dos principais diferenciais é a garantia de uma operação eficiente e segura ao mesmo tempo.

“Em um mercado de grandes volumes e alta competição, como o brasileiro, a eficiência é fundamental na logística”, destaca.

O especialista ainda define que o grande desafio é manter as operações cada vez mais ágeis com um alto nível de segurança. É também aumentar a estabilidade sem reduzir a produtividade.

Quer continuar aprendendo sobre intralogística na prática? Então acompanhe A Voz da Indústria!