Você já ouviu falar no termo People Analytics? Trata-se de um recurso inovador para que as empresas possam fazer uso efetivo de dados, com análises para melhorar a tomada de decisão em diversas situações, cujas pessoas estejam diretamente envolvidas.

Ou seja, uma prática dedicada à gestão dos funcionários.

O objetivo do People Analytics é compreender e otimizar o desempenho humano no universo corporativo, por meio do uso estratégico de informações privilegiadas (dados). Ele é também conhecido como HR Analytics, Workforce Analytics e/ou Talent Analytic.

Por que utilizá-lo na sua empresa? Porque a própria ferramenta pode fornecer insights certeiros e acionáveis com base nos dados coletados. Quando uma empresa implementa o People Analytic de maneira ética e estratégica, tende a melhorar significativamente o seu engajamento e o desempenho organizacional.

Segundo Karla Kristina, Gestora de Pessoas e Cultura na Bindflow, a prática ajuda ainda a identificar o nível de rotatividade e a performance dos colaboradores.

“Com o People Analytics é possível observar se os profissionais estão felizes em suas posições e até identificar perfis dos candidatos alinhados com a cultura da empresa.”

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Principais aspectos do People Analytics

Coleta

A ferramenta trabalha com a coleta de diversos tipos de informações de RH. Por exemplo, presença e folha de pagamento, além de desempenho e engajamento do colaborador.

Os respectivos dados são retirados de diferentes fontes, entre as quais, sistemas de gestão de RH, pesquisas sobre o clima organizacional, feedbacks, reuniões, etc.

Análise

Para a análise dos dados coletados, o People Analytics usa técnicas estatísticas e de ciência de dados.

Em seguida, transforma esse compilado de informações em insights valiosos, incluindo análises preditivas, modelos de machine learning e ferramentas de visualização para a identificação de padrões e tendências.

Sobre o envolvimento dos funcionários ao fornecerem as respectivas informações, de acordo com Karla, é fundamental que todos saibam que serão mantidos em anonimato.

“É imprescindível que os envolvidos entendam que as reações, sejam positivas ou negativas, servirão de base para análise de possíveis mudanças, ajustes e tendências, sem interferência na atividade do colaborador.”

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Tomada de decisão

Após as análises, os insights gerados são utilizados para facilitar a tomada de decisão em diferentes áreas como recrutamento, desenvolvimento de talentos, retenção de funcionários, planejamento de uma possível sucessão e o bem-estar das equipes e cada colaborador. 

A gestora exemplifica que a Bindflow usa o People Analytics, principalmente, para a tomada de decisões que envolvem rotatividade, clima, perfis e satisfação. Ela explica que, no modelo adotado pela empresa, foram identificadas lacunas sobre a questão de benefícios e treinamentos de desenvolvimento pessoal. Com isso, os gestores podem encontrar soluções para adequar tais necessidades, conforme a compatibilidade dos setores.

“Não somos um caso, mas é um exemplo que seguimos, com o propósito final de alcançar o bem-estar de todos que trabalham na empresa, pois independentemente das ferramentas de gestão, é preciso lembrar que sempre há pessoas nesse processo”, explica aos leitores do portal A Voz da Indústria.

Benefícios do People Analytics

Entre os benefícios, podemos destacar:

  • Melhores possibilidades de recrutamento efetivo e seleção de talentos, com a identificação de características exclusivas para cada função.
  • Aumento da retenção de talentos, com a aplicação de fatores que contribuem para a satisfação e o bem-estar do colaborador.
  • Desenvolvimento de talentos, por meio da compreensão das necessidades de cada um e dos gaps de habilidades para a orientação de treinamentos.
  • Aumento da produtividade e eficiência operacional com estratégias baseadas nos insights gerados.

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Aplicações

A aplicação do People Analytics pode ser por meio de surveys (pesquisas) e demais ferramentas de feedback para a análise do engajamento dos funcionários, bem como por modelos preditivos, de modo a perceber funcionários com possibilidade de sair da empresa e executar ações proativas para a retenção desses talentos.

Também, pela avaliação de desempenho de cada colaborador alicerçada em fatores como tipos de liderança, condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento.

Além disso, diversidade e inclusão podem constar na pauta, com o monitoramento de métricas para garantir que a empresa esteja progredindo em seus objetivos de equidade e representatividade.

É essencial, porém, que a organização adepta do People Analytics cumpra com algumas considerações éticas. Entre elas, a privacidade e a segurança dos dados coletados, transparência e comunicação aberta com os colaboradores e a tomada de decisão imparcial.

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“O funcionário precisa sentir que esses dados serão convertidos de forma transparente nas ações da empresa”, finaliza Karla.

Agora que você conheceu o People Analytics, saiba mais sobre as iniciativas de diversidade e inclusão na indústria.

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