Muito tem se falado sobre os benefícios econômicos de empresas que optam por migrar para o Mercado Livre de Energia no Brasil.

Mas os benefícios vão muito além, a ponto de garantir sustentabilidade ao segmento.

A empresa que opta por migrar para o mercado livre tem a possibilidade de escolher e consumir energia elétrica apenas de fontes renováveis, como energia solar e eólica. 

Com isso, essas empresas terão grandes descontos na tarifa de distribuição, o que ajuda a compensar o preço um pouco mais alto desse tipo de geração. 

Mercado Livre de Energia: Mercado maduro e em crescimento no Brasil

A possibilidade de contratação de energia elétrica no Mercado Livre de Energia vem representando uma grande vantagem competitiva para as empresas brasileiras. 

Comprar no Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite a essas empresas negociar as melhores condições quanto ao preço, quantidade e prazo, o que pode refletir em significativa redução de custos operacionais.

O Mercado Livre de Energia atualmente é uma opção para grandes consumidores conectados em alta tensão e com demanda contratada igual ou superior a 500 kW.

Mas, segundo Marcelo Avila, Vice-Presidente de Soluções em Energia do Grupo Comerc, esse requisito não existirá mais a partir de 2024.

“A partir dessa data todas as unidades do Grupo A poderão optar por comprar energia de quem elas quiserem.”

Para Avila, essa é uma das comprovações de que o Mercado Livre de Energia está amadurecendo. 

“O Mercado Livre de Energia é um mercado maduro, conta com aproximadamente 30 mil unidades que consomem em torno de 37% da energia do país e permite que elas tenham redução de custos, previsibilidade orçamentária e a possibilidade de comprar energia renovável”, diz. 

Para ele, esse próximo evento de abertura de mercado, somado à liberdade de escolha e aos benefícios, coloca o Mercado Livre de Energia no radar das empresas que buscam mais competitividade e, principalmente, sustentabilidade.

Liberdade de escolha do fornecedor de energia

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo que permite a negociação de compra de energia elétrica entre comprador e fornecedor de energia. 

Nele, os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais, desde o fornecedor, passando pelo preço até a quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.

E uma das opções que mais crescem neste segmento é a contratação de energias renováveis.

Para Marcelo Avila, a escolha pela energia renovável está baseada em dois grandes pilares: economia e sustentabilidade. 

“A maior parte dos consumidores ainda opta pelo tipo de energia que traz o maior benefício econômico. Entretanto, como no Brasil existem incentivos para quem gera energia renovável, e tais incentivos são repassados ao consumidor, a escolha pela fonte de energia limpa acaba sendo a mais recomendável em muitas situações”, salienta. 

Assim, além da competitividade econômica, Avila explica que a energia renovável emite muito menos gases de efeito estufa do que uma fonte não renovável. 

“Isso tem sido um diferencial no momento da escolha, pois muitas empresas possuem, dentro do ESG, metas de redução de emissão de carbono, e encontram na energia renovável uma solução para suas jornadas de descarbonização.”

Mercado Livre de Energia caminha rumo à sustentabilidade

A cada instante aumenta a preocupação em reduzir os impactos causados pelas ações da humanidade no planeta. 

Diante disso, vários compromissos são firmados entre companhias, empresas e governos com o propósito de alcançar um futuro mais sustentável e próspero. 

Devido à sua grande contribuição com o meio ambiente, o mercado livre vem se destacando. Isso porque assegura o uso de energia sustentável e ajuda as empresas a dar um passo importante rumo à sustentabilidade.

Segundo Marcelo Avila, a compra de energia renovável no Mercado Livre de Energia é uma das soluções mais práticas e eficientes para aquelas companhias que buscam reduzir sua emissão de carbono.

“Ao ter a possibilidade de escolher seu fornecedor e seu tipo de energia, as empresas têm um diferencial competitivo importante, uma vez que a sociedade mundial vem exigindo cada vez mais comprovações das empresas sobre suas ações e responsabilidades ambientais”, opina.

Incentivos ao uso de fontes de energia renováveis

Uma das grandes vantagens da migração para o mercado livre é a possibilidade de a empresa adquirir energia incentivada.

Esse tipo de energia é proveniente de fontes renováveis, que são consideradas limpas e que diversificam a matriz energética no Brasil. 

Atualmente, as fontes incentivadas são representadas pelas geradoras de energia eólica, solar ou biomassa, ou por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

O Vice-Presidente do Grupo Comerc explica que o uso de fontes de energia renováveis é incentivado pela regulamentação do Mercado Livre de Energia.

O profissional explica que, para incentivar o uso de energia renovável, a regulamentação do setor concede um desconto que varia de 50% a 100% nas tarifas do uso do sistema de transmissão (TUST) e distribuição (TUSD), aplicados pelas transmissoras e distribuidoras, respectivamente. 

“Esses descontos tornam as fontes renováveis mais competitivas em relação as fontes não renováveis. Consequentemente elas são mais atrativas do ponto de vista do consumidor”, finaliza Avila.