Você já ouviu falar da gamificação para treinamentos industriais? Essa vem sendo uma estratégia bastante aplicada pelo setor de Recursos Humanos (RH) no treinamento de colaboradores em tempos de pandemia, e está ganhando cada vez mais recorrência em variadas indústrias.

Prova disso é um levantamento realizado pela edtech Sábios, que aponta um aumento de 100% na busca por capacitações via plataforma online e com experiências imersivas um ano após o início da pandemia, sendo essa procura bastante recorrente.

Mas, mesmo representando um conceito crescente, há ainda muitas dúvidas sobre o que se caracteriza como sendo a gamificação para treinamentos industriais. Entenda, a seguir, o que está por trás desse conceito que não para de crescer em tempos de pandemia.

Gamificação para treinamentos industriais: simulando a realidade concreta na virtual

Por muitos anos, as empresas investiram muito tempo e dinheiro em metodologias tradicionais de capacitação, como o ensino a distância (EAD), e-learning, vídeos online e presenciais expositivos.

No entanto, com a recomendação de distanciamento social, além de reduzir os encontros presenciais, muitos colaboradores acumularam funções, com os processos operacionais ficando mais rígidos, o que trouxe à tona algumas deficiências relacionadas às habilidades comportamentais, de cultura e de competências do trabalhador.

Foi então que os gestores perceberam a necessidade de ir além dos treinamentos convencionais. Por isso, as empresas passaram a buscar soluções com metodologias mais eficientes e envolventes para aumentar o engajamento e, consequentemente, o desempenho dos colaboradores”, analisa Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios.

Diante dessa necessidade, Lima explica que a empresa criou a metodologia Sábios de Educação Imersiva, que integra storytelling com gamificação simulando a realidade concreta na virtual. “Ela retrata situações, operações ou processos de forma autêntica e prática, desafiando as pessoas a tomarem decisões que exigirão aptidão em sua cultura, em suas competências e em seus comportamentos”.

A metodologia é baseada em neurociência e utiliza técnicas de gamificação e storytelling para atrair, envolver e prender a atenção das pessoas, aumentando a retenção do aprendizado.  

Gamificação para treinamentos industriais em pleno crescimento

Os treinamentos com tecnologias imersivas, como a gamificação com storytelling, já vinham apresentando crescimento nos últimos anos, principalmente pelo maior engajamento e eficiência na retenção de conteúdo.

Uma pesquisa realizada pela empresa americana de educação digital TalentLMS indicou que 89% dos trabalhadores consultados se sentiram mais produtivos por meio da gamificação e 83% mais motivados.

Na pandemia, essa tecnologia na oferta de treinamentos industriais ganhou ainda mais destaque no meio corporativo e industrial, tanto que a maioria dos novos clientes da Sábios são indústrias.

Isso se deve ao grande número de colaboradores atuando nos níveis operacionais destas organizações, os quais exigem competências, comportamentos e cultura em diversos processos, bem como no cuidado com a segurança, qualidade e produtividade”, diz Lima.

Expectativas para o futuro: maior uso da Inteligência Artificial

Para o futuro, a tendência é aumentar ainda mais a demanda por soluções de imersão inovadoras dentro do ambiente industrial, pois o atual cenário começa a comprovar a eficácia destes novos métodos de ensino, tais como a gamificação de treinamentos industriais.

Só para ter uma ideia, o mercado de gamificação, ainda de acordo com a TalentLMS, já movimentou quase US$ 7 bilhões em todo o mundo, e a previsão é que os investimentos na área cheguem a US$ 40 bilhões em 2024, indicando um rápido crescimento.

Além disso, a Inteligência Artificial (IA) integrada à metodologia imersiva, tem sido cada vez mais demandada pelo mercado. “Para isso, a Sábios já tem trabalhado com várias novas demandas de treinamentos imersivos integrados com IA e, também, com o uso de novas tecnologias imersivas, tais como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista”, complementa Demetrius Lima.

Dessa forma, a gamificação para treinamentos industriais representa uma metodologia bastante ampla e benéfica. Com uma boa plataforma que inclua essa estratégia, é possível potencializar o aprendizado e engajamento do pessoal, fazendo com que o desempenho da indústria seja otimizado por meio da diversão e bem-estar de todos.