O respeito à diversidade é um assunto extremamente importante para todo tipo de mercado. A inclusão é uma pauta urgente para a sociedade. Por isso, é importante evidenciar práticas que possam incluir as minorias em diferentes funções.
Em especial, as pessoas com deficiência, que enfrentam desafios específicos no que diz respeito à acessibilidade e ao mercado de trabalho. E podemos ir ainda mais longe, falando sobre oportunidades e capacitações.
No Senai-SP, por exemplo, os cursos são ofertados para todas as pessoas, sem distinção. Basta apenas que o candidato atenda aos pré-requisitos de cada curso, quando houver.
Segundo Sandra Chang, Especialista em Educação no Senai-SP, todas as unidades escolares do Senai-SP atendem pessoas com deficiência física, independentemente do tipo de curso ou área tecnológica.
“Esse respeito faz parte dos princípios que regem a educação profissional do sistema e ainda consta em seu regimento comum, o qual deve ser seguido por todas as unidades do Senai”, explica.
O Senai-SP pratica algumas medidas que vão ao encontro da importância da inclusão na indústria. São elas:
Interlocutores de inclusão
Todas as unidades escolares do Senai-SP possuem um interlocutor, responsável por disseminar e fomentar a inclusão no ambiente escolar. “Tais profissionais são reunidos periodicamente para atualizações e orientações sobre os temas relacionados à diversidade e inclusão. Sempre sob a Gerência de Educação”, pontua Sandra.
Acessibilidade
Há uma grande preocupação por parte do sistema em promover a acessibilidade em todos os cursos, de modo que todos os alunos possam obter os melhores resultados possíveis em sua aprendizagem. No Senai-SP, a acessibilidade é compreendida em seu sentido amplo e permeia todos os locais e momentos envolvidos no processo educacional. Por exemplo, os processos seletivos, as aulas, as avaliações, as instalações físicas, etc.
A especialista em educação ressalta que “são oferecidos recursos necessários conforme a característica de cada estudante como, por exemplo, intérprete de libras, materiais em braille, materiais ampliados, equipamentos adaptados, estratégias de ensino diferenciadas, entre outros”.
Capacitação de docentes em acessibilidade e inclusão
Em 2022, o Senai-SP completou 26 turmas do curso “Acessibilidade e Inclusão – Tecnologias”, cuja carga horária era de 9 horas. O curso aconteceu por meio do projeto Proeducador de capacitação, com desenvolvido da Gerência de Educação do Senai-SP para atender as demandas de formação técnica e pedagógica do quadro de colaboradores. Sandra contou ao portal A Voz da Indústria que foram capacitados e certificados 848 colaboradores. “Foram alcançados, principalmente, os docentes e os analistas de qualidade de vida”.
Incentivo às empresas
Além de desenvolver iniciativas com foco na inclusão na indústria, o Senai-SP apoia as empresas que querem contratar pessoas com deficiência física. A escola faz isso por meio da capacitação dos respectivos profissionais em atendimento às necessidades das próprias indústrias.
Além disso, atua também prestando assessorias voltadas à inclusão, por meio do Instituto Senai de Tecnologias Assistivas – um centro de referência no atendimento a pessoas com deficiência.
“O instituto atende empresas de todo o território nacional, oferecendo serviços como assessorias para análise de postos de trabalho, adequação de processos de produção e identificação de pessoas com deficiência. Também, assessoria no desenvolvimento e adaptação de equipamentos para inclusão, transcrição e impressão de materiais em braille e ampliação de materiais impressos.”
Cursos em alta
De acordo com Sandra, o maior número de matrículas de estudantes com deficiência, em 2022, concentrou-se nos cursos de Formação Inicial e Continuada. Já as áreas tecnológicas são as seguintes:
- 1º lugar: Gestão – 25% (3.141 matrículas);
- 2º lugar: TI – Software – 21% (2.604 matrículas);
- 3º lugar: Segurança no trabalho – 8% (1.064 matrículas);
- 4º lugar: Metalmecânica – 7% (845 matrículas);
- 5º Automação e mecatrônica – 6% (787 matrículas).
Para mais informações, entre em contato com o Senai-SP ou as demais unidades do sistema.
E para saber mais sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência, confira o Guia ESG na indústria!