Em qualquer negócio, os líderes reconhecem a importância de traçar seu planejamento baseado em dados e informações confiáveis sobre o mercado que atuam. Para alcançar essa meta, a inteligência de mercado é altamente necessária.
Quando bem conduzida, a inteligência de mercado possibilita aos gestores uma visão mais ampla e realista de como está a penetração de produtos e serviços similares aos que sua empresa comercializa, quais oportunidades de negócios estão surgindo no segmento e como os seus concorrentes estão se posicionando.
Diante da relevância deste tema, convidamos Juliano Gustavo de Oliveira, Fundador e CEO da Easy 360, para falar o que é e qual é a importância da inteligência de mercado para indústrias.
O que é Inteligência de Mercado?
A Inteligência de Mercado, também chamada de Inteligência Competitiva, é um processo que toda empresa deve adotar para coletar e analisar dados externos que sejam pertinentes ao setor de atuação do negócio, com o objetivo de contribuir para tomadas de decisões mais certeiras.
Assim, para Juliano de Oliveira, a inteligência é representada pelo processo de coleta, análise e interpretação de informações sobre o mercado, os clientes e a concorrência, partindo da definição da indústria sobre qual dimensão estratégica deseja explorar e monitorar.
“As informações coletadas neste processo podem ser usadas para tomar decisões mais orientadas e estratégicas sobre diversos aspectos, desde o desenvolvimento de produtos e serviços até as estratégias de marketing, preços, distribuição e previsão de vendas e demanda”, complementa.
Dessa forma, a Inteligência de Mercado engloba fatores como:
- Tendências do setor;
- Comportamentos e expectativas dos consumidores;
- Percepção dos produtos e serviços do ponto de vista dos clientes;
- Identificação de práticas que estão sendo adotadas, a exemplo das aplicadas para o serviço de atendimento ao cliente;
- Estratégias de marketing para vendas adotadas pelos concorrentes;
- Análise de precificação de soluções;
- Potenciais problemas e obstáculos a serem superados.
Grande importância para o setor industrial
Pela grande possibilidade de opções e dados obtidos, os estudos de Inteligência de Mercado são estratégicos para indústrias, independentemente do seu porte ou segmento.
O CEO da Easy 360 destaca que as indústrias têm o desafio de identificar e compreender quais são os principais agentes formadores da demanda e oferta.
“É cada vez mais necessário identificar antecipadamente os padrões e/ou tendências associados aos comportamentos de consumo. Cabe à inteligência de mercado oferecer isso.”
Além disso, ao longo da sua jornada, a Easy 360 vem observando que é alto o grau de desconhecimento do Mercado por parte das empresas – independentemente do porte e/ou grau de transformação digital.
Na grande maioria, suas operações/rotinas e/ou necessidade de sobrevivência as impedem de buscar aprofundar seus conhecimentos, fazendo que fiquem restritas aos seus conhecimentos tácitos baseados em experiências particulares.
“Não existe nada de errado com tais perspectivas, mas ampliá-las pode potencializar exponencialmente sua presença frente ao Mercado, que hoje está muito mais globalizado e competitivo!”, destaca o fundador da startup.
4 pilares da Inteligência de Mercado
Segundo Juliano de Oliveira, a aplicação do processo de inteligência possui e se fundamenta em 04 pilares, que são:
- Visão: a indústria deve possuir uma visão clara de seus objetivos e estratégia de negócios. Tal necessidade é essencial para orientar a coleta e análise de informações.
- Dados: a indústria deve obter dados relevantes e de alta qualidade. Esses dados podem ser coletados de uma variedade bastante grande de fontes, incluindo pesquisas (primárias e/ou secundárias), relatórios da indústria e dados governamentais.
- Análise: os gestores da indústria devem usar métodos e/ou tecnologias de análise adequados para identificar padrões e tendências nos dados.
- Ação: a indústria deve sempre agir com base nas informações coletadas e analisadas. Isso pode incluir mudanças na estratégia de negócios, produtos ou serviços.
Além disso, o sucesso da aplicação da inteligência de mercado está diretamente relacionado a robustez como o processo está estruturado e seu alinhamento com os objetivos estratégicos da indústria.
Tecnologia é grande aliada da inteligência de mercado
Como já ressaltado, são usadas diversas fontes de informação para desenvolver uma visão ampla do mercado em que a empresa esteja inserida. E, para muitas empresas, esse é um grande desafio.
Diante disso, as indústrias que adotam soluções tecnológicas na aplicação da inteligência de mercado vão, segundo Juliano de Oliveira, sair na frente da concorrência.
“Quando investem em tecnologia, essas indústrias estão melhor posicionadas para tomar decisões mais informadas e se manter competitivas no mercado, transformando suas operações.”
Neste contexto, as tecnologias de maior aplicação são baseadas em Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Análises Preditivas.
O CEO da Easy 360 explica também que há plataformas digitais que desbloqueiam os dados da indústria, conectando vendas e operações de maneira simples. “A aplicação dessas tecnologias garante uma melhor orientação de disponibilidade de produtos no tempo”.
Concebida a partir da unificação de processos, pessoas e tecnologia, essas soluções tecnológicas potencializam os resultados, contribuem com a inteligência de mercado e otimizam o uso dos recursos produtivos.
Convidamos você a ler este artigo e conferir dicas para começar a transformação digital na pequena indústria.