Quanto mais complexo se torna o mercado global, mais atraente se torna a ideia de parceria para muitas empresas. As empresas normalmente firmam parcerias para buscar benefícios aos quais elas mesmas não podem acessar. Porém, essa busca por parceiros estratégicos pode acontecer por vários motivos, como acesso a recursos complementares, maior solidez financeira, busca por novos mercados, agrupamento de recursos ou redução de riscos. Dessa forma, as empresas parceiras podem obter uma vantagem no mercado em relação às empresas que não possuem as habilidades para colaborar de forma eficaz.

Tipos de parcerias para a manufatura do futuro

Embora existam muitos tipos diferentes de parcerias. Os principais modelos incluem:

  • Parcerias fornecedor/cliente: Parcerias nas quais as partes fizeram negócios em conjunto.
  • Parcerias entre pares/concorrentes: Parcerias em que as empresas reúnem recursos para obter um benefício muito caro para adquirir sozinhas, como o acesso a uma tecnologia avançada.
  • Parcerias de desenvolvimento conjunto: Parcerias em que as empresas buscam em conjunto um empreendimento como o acesso a um novo mercado ou para obter eficiências de escala combinando ativos e operações para compartilhar o risco de grandes investimentos ou projetos.
  • Relacionamentos corporativos/startups: Parcerias em que a empresa maior geralmente fornece recursos financeiros e a startup fornece uma nova tecnologia ou serviço.
  • Parcerias público-privadas: Parcerias entre empresas privadas e entidades nos níveis local, estadual ou federal. 
  • Instituições acadêmicas: Parcerias nas quais as empresas geralmente obtêm pesquisas em estágio inicial de universidades e obtêm acesso às melhores mentes científicas e de engenharia em domínios específicos. 

Parcerias de sucesso não acontecem simplesmente sem esforço. Parceiros fortes estabelecem uma base clara para relacionamentos de negócios e os nutrem. Eles enfatizam a responsabilidade dentro e entre as empresas parceiras e usam métricas para avaliar o sucesso. Eles também são flexíveis e dispostos a se comprometer, se necessário. Focar nessas prioridades pode ajudar as parcerias a prosperarem e criarem valor adicional. 

Motivos para buscar parcerias estratégicas na sua indústria

Embora buscar parcerias exija esforço e possa haver compensações, o trabalho e a preparação necessários para tornar sua empresa um bom parceiro – maior autoconsciência, capacidade de gerar alinhamento, fortes habilidades de comunicação, capacidade de aprender e incorporar aprendizados à estratégia – muito provavelmente ajudarão a tornar sua empresa um negócio mais forte a longo prazo.

Para algumas empresas, as parcerias são o ingrediente essencial para crescer e prosperar em um mercado cada vez mais complexo e imprevisível. Em um futuro próximo , a vantagem colaborativa de uma empresa – a capacidade de alavancar relacionamentos estratégicos e operacionais eficazes com outras empresas – pode ser mais fundamental para vencer do que o que chamamos de vantagem competitiva hoje.

Para ler mais sobre o valor das parcerias na indústria, confira o whitepaper aqui  (em inglês).


Conteúdo publicado originalmente por AMT News. Traduzido e adaptado por A Voz da Indústria.