A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que ter um bom sistema industrial de purificação de ar?

sistema industrial de purificação de ar.png
Entenda porque um bom sistema industrial de purificação de ar é essencial para que diversos tipos de indústrias alcancem muitos benefícios.

Ambientes fechados, com muitas pessoas e um grande número de máquinas trabalhando ao mesmo tempo são características comuns de indústrias. Agora imagine todo esse ambiente sem uma renovação do ar. Exatamente por isso, dispor de um bom sistema industrial de purificação de ar deve ser essencial para a indústria.

Essa necessidade tem fundamento, visto que os mais diferentes processos de fabricação industrial produzem gases de exaustão e vapores que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas se não forem devidamente tratados.

No entanto, o sistema industrial de purificação de ar precisa ter qualidade suficiente para purificar o máximo possível de partículas, tornando o ar muito mais limpo, antes que ele seja lançado à atmosfera.

Sistema industrial de purificação de ar: por que é tão importante investir?

Os processos industriais de fabricação comumente produzem gases de exaustão e vapores com diferentes partículas capazes de prejudicar o meio ambiente se não forem tratados. Para evitar esses problemas, a Dürr Megtec, parte da divisão Clean Technology Systems do Grupo Dürr, indica que é extremamente importante realizar a purificação desse ar:

O controle de poluição do ar é o processo de remoção de substâncias ambientalmente perigosas que são produzidas em processos industriais antes de serem lançadas na atmosfera”.

Segundo os diretores da Dürr, praticamente todos os processos de fabricação precisam controlar a poluição do ar, caso da indústria química, farmacêutica, impressão e revestimento, em paint shops do setor automotivo e outras áreas da indústria.

Assim, as principais funções de bom um sistema industrial de purificação do ar estão relacionadas à:

  • Limpeza do ar de exaustão dos processos de fabricação;
  • Remoção de gases de exaustão de processos de reação;
  • Controle de odores desagradáveis, característicos em algumas indústrias;
  • Coleta mais eficiente de contaminantes

Além disso, a Dürr explica que um sistema de purificação do ar para indústrias permite que as diretrizes legais oficiais sobre controle de emissões sejam cumpridas, enquanto reduz o uso de energia primária.

Demais vantagens de um sistema industrial de purificação de ar

Além dos benefícios e vantagens anteriormente apresentados, um bom sistema industrial de purificação de ar permite que a indústria seja muito mais eficiente, tanto no aspecto produtivo, quanto de sustentabilidade, tornando o sistema de produção bem mais limpo.

Assim, o uso de equipamentos certos para o controle de emissões atmosféricas é uma forma de contribuir com o meio ambiente, evitando a poluição do ar, e com a saúde do colaborador, que poderá respirar um ar livre de partículas danosas.

Além disso, a Dürr ressalta que os sistemas de última geração eliminam os gases de exaustão e resíduos de maneira bem mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e garantindo processos altamente confiáveis para a indústria.

Isso permite que as empresas atendam ambos requisitos legais e às metas individuais da empresa, destinadas a tornar os processos industriais mais amigáveis ao meio ambiente”, completa.

Cada processo exige um sistema de purificação do ar para indústrias específico

Uma dúvida bastante recorrente entre gestores industriais tem relação com a incerteza sobre qual deve ser o sistema industrial de purificação de ar adequado a cada uma das necessidades.

Nesse contexto, cada processo de produção tem seus próprios requisitos para o controle de poluição do ar, requerendo para isso a tecnologia certa para a atividade. “Oferecemos sistemas baseados em processos como oxidação térmica, oxidação catalítica e absorção”, dizem os diretores.

Durante o processo de planejamento do sistema de controle de poluição do ar, as fontes de emissão são identificadas e registradas. E o processo ideal é, então, selecionado.

Personalizar o sistema de controle de poluição do ar para atender aos requisitos específicos do cliente, permite que melhores resultados sejam alcançados”, explica a empresa.

São vários os exemplos de diferentes tecnologias dentro de um sistema industrial de purificação do ar. Os sistemas de controle de poluição do ar baseados no processo de separação são utilizados para remover partículas sólidas, como poeira do ar residual.

Há também uma ampla gama de sistemas para remover poluentes gasosos e líquidos do ar residual, dependendo das propriedades químicas e físicas das substâncias. Já o processo térmico envolve a combustão dos poluentes. Estes são aquecidos a uma temperatura tão alta que são convertidos em substâncias não perigosas.

Os oxidantes térmicos regenerativos oferecidos pela Dürr oferecem 99% de destruição de compostos orgânicos voláteis e eficiências térmicas de até 97%.

Por fim, há a possibilidade de purificação do ar para indústrias via processo catalítico, que também envolve a combustão dos poluentes com uma pequena diferença. “Por causa do catalisador as temperaturas são muito mais baixas do que em processos puramente térmicos”, indica a Dürr.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar