Cada vez mais as empresas estão adotando tecnologias para melhorar a produtividade e reduzir o tempo gasto em processos repetitivos. Neste aspecto, o uso da RPA se destaca.

Por definição, RPA é a sigla para Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos e se trata de uma tecnologia em que um robô automatiza processos repetitivos de uma empresa.

Essa é uma tecnologia que não representa um robô físico e sim um software que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs que emulam ações humanas interagindo com sistemas e softwares digitais. 

Conversamos com Sabrina Tonom, QA Manager e CPO no Grupo JBQ.Global, para conhecer detalhes sobre o que é RPA, suas vantagens e aplicações.

O que é RPA – Robotic Process Automation?

RPA (Automação Robótica de Processos, em português) é uma tecnologia que utiliza softwares robôs para automatizar processos repetitivos e baseados em regras.

Segundo Sabrina Tonom os robôs têm a capacidade de imitar ações humanas dentro de sistemas digitais. “Estes robôs conseguem trabalhar com a manipulação de dados, preenchimento de formulários, extração de informações, comunicação entre aplicativos, entre outras tarefas”

Por se tratar de uma tecnologia escalável e flexível, o RPA contribui para melhorar a eficiência, reduzir erros e aumentar a satisfação do cliente em empresas de todos os tamanhos.

A origem do termo remonta aos primeiros sistemas de automação industrial e às tecnologias de automação de processos de negócios (BPM – Business Process Management). 

No entanto, a CPO no Grupo JBQ.Global salienta que o conceito moderno de RPA ganhou destaque na última década. 

“O avanço da inteligência artificial e o surgimento de ferramentas específicas para essa finalidade fizeram com que o RPA se tornasse mais aplicável”, diz.

Vantagens da aplicação do RPA em processos industriais

A solução RPA oferece às indústrias uma série de vantagens que estimulam cada vez mais a sua adoção. 

Inicialmente, a automação de processos permite a melhora da eficiência, produtividade e qualidade dos processos, reduzindo erros e liberando recursos para atividades estratégicas. 

Segundo Sabrina Tonom essa é também uma tecnologia que permite às indústrias automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras, como coleta e análise de dados, manipulação de informações em sistemas, preenchimento de formulários e emissão de relatórios. 

“Ao automatizar processos repetitivos, a empresa consegue liberar seus funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado”, complementa.

Além disso, o RPA contribui para a melhoria da qualidade e precisão nas indústrias.

Os robôs de software são programados para seguir regras e padrões definidos, garantindo uma execução consistente e confiável dos processos. 

“Isso resulta em menor variabilidade e maior precisão nos resultados finais, reduzindo retrabalhos e aprimorando a qualidade dos produtos”, salienta Sabrina.

A especialista explica que a adoção da RPA também leva ao aumento da produtividade e eficiência nas operações industriais. “Os robôs de software conseguem executar tarefas com velocidade e consistência, sem pausas, acelerando o tempo de conclusão dos processos”. 

Além disso, a automação de processos reduz o tempo de ciclo, elimina gargalos e otimiza fluxos de trabalho, resultando em um aumento geral da produtividade nas indústrias.

Outra vantagem é a flexibilidade e escalabilidade que essa tecnologia proporciona às indústrias. 

“Os robôs de software podem ser implantados em diferentes sistemas e aplicativos, independentemente da infraestrutura existente. Isso significa que o RPA pode se integrar a sistemas legados e se adaptar facilmente a diferentes ambientes industriais.”

Além disso, é possível escalar o número de robôs conforme a demanda, garantindo uma rápida adaptação a variações na carga de trabalho.

Em outro aspecto, a adoção da RPA desempenha um papel importante no monitoramento e análise de dados industriais. 

Segundo explica a especialista, os robôs de software podem ser programados para monitorar e capturar informações relevantes em tempo real, fornecendo uma visão abrangente do desempenho dos processos industriais. 

“Isso facilita a tomada de decisões informadas e a identificação de oportunidades de melhoria contínua”, complementa.

Robôs software e robôs industriais: propósitos diferentes

Como você acompanhou até aqui, o termo RPA geralmente é utilizado para se referir a robôs de software que automatizam processos de negócios.

Mas, segundo Sabrina Tonom, muita gente ainda confunde este termo com os robôs industriais.

“Embora haja semelhanças entre os robôs de software (utilizados no RPA) e os robôs industriais (usados na automação de linhas de produção), eles têm propósitos diferentes”, afirma.

Segundo a especialista na área, os robôs industriais são projetados para manipular fisicamente objetos e executar tarefas físicas em um ambiente de fabricação. “Eles são frequentemente usados em fábricas para atividades como montagem, soldagem, pintura e embalagem”, complementa.

Por outro lado, os robôs de software usados no RPA são programas de computador que automatizam tarefas em sistemas digitais.

“Eles não têm uma presença física e operam em ambientes de software, manipulando dados e executando ações em aplicativos e sistemas empresariais”, enfatiza. 

Dessa forma, mesmo com semelhanças conceituais, os robôs industriais e os robôs de software do RPA são diferentes em termos de sua aplicação e finalidade. 

Os robôs industriais são adequados para automação de processos físicos em ambientes de fabricação, enquanto os robôs de software do RPA são mais adequados para automatizar tarefas baseadas em regras relacionadas aos sistemas digitais e processos de negócios.

Aplicação dos robôs de software do RPA

Olhando do ponto de vista de softwares, Sabrina Tonom destaca que o RPA pode ser aplicado em uma grande variedade de sistemas, desde aplicativos empresariais legados até soluções baseadas em nuvem. 

A especialista destaca que os robôs de software do RPA podem interagir com interfaces de usuário, capturar dados de tela, preencher formulários, ler e gravar em bancos de dados, enviar e-mails, entre outras ações, permitindo automatizar uma ampla gama de processos de negócios.

Ou seja, a RPA está bastante difundida em diferentes segmentos devido à sua alta aplicabilidade. Entre estes segmentos, merecem destaque:

  • Atendimento ao cliente
  • Monitoramento de relatórios gerenciais
  • Gestão de equipes de trabalho
  • Gestão de qualidade
  • Segurança cibernética

Assim, praticamente qualquer processo repetível de alto volume, orientado por regras de negócios, é um ótimo candidato para adotar este tipo de automação de processos robóticos.

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