A predição consiste em antecipar o que vai acontecer com base no que já ocorreu.
Mas você sabia que a predição pode ser utilizada na área logística das empresas com grande eficiência?
Isso mesmo, a chamada predição logística, que pode ser feita por meio da Inteligência Artificial, da automação e de outros recursos tecnológicos, permite aos gestores antever potenciais problemas e tomar decisões para driblá-los e economizar custos.
Para entender melhor sobre essa possibilidade, conversamos com o executivo Denny Mews, fundador e CEO da CargOn, logtech que desenvolve sistemas que integram e automatizam processos operacionais logísticos.
Leia mais: O que é recuperação judicial?
O que é predição logística?
Antes de entender quais são as possibilidades da predição no ramo logístico e de transporte das empresas, você deve, brevemente, entender o que significa a predição.
Predição é um conceito bastante recorrente em áreas do conhecimento das Ciências Sociais, como é o caso da Filosofia. Em síntese, ela faz referência à habilidade de antecipar o que vai acontecer.
Mas não ela não se baseia em um chute, muito menos na vidência. É a capacidade de compreender uma realidade e, a partir de um histórico de fatos, identificar o que pode vir adiante.
Nesse sentido, a predição logística consiste em, com base em análise de dados e o entendimento do histórico de fatos daquela realidade, antecipar os principais riscos que podem gerar atrasos e prejuízos.
Isso permite ao gestor se preparar e tomar decisões e ações preventivas para neutralizar ou minimizar esses problemas.
Saiba mais: 6 dicas para escolher talhas e esteiras industriais
Predição na logística: grande relevância e muitas possibilidades
Na área da logística, a predição tem todas as características para trazer impactos decisivos para ambas as pontas, ou seja, ela contribui com quem produz e com quem consome.
A logística da indústria, em especial, pode ser beneficiada de muitas formas por meio da predição.
Com quase 20 anos de experiência na área de transporte e logística, o executivo Denny Mews explica que, “ao utilizar dados históricos e modelos de predição, isto é, de estimativas, as empresas podem antecipar problemas potenciais na cadeia logística. Antevendo esses problemas, podem interferir tomando decisões que os evitem”.
Veja também: Aplicação da robótica na indústria: quais são os próximos passos?
Para alcançar esses benefícios, a inteligência artificial e outros recursos tecnológicos são indispensáveis para ter uma eficiente predição logística.
Entre essas soluções ele inclui:
- Monitoramento em tempo real de cargas;
- Telemetria;
- Dashboards (painéis que reúnem métricas e indicadores);
- Gestão de processos de carga e descarga e dos motoristas autônomos.
Com a integração e automatização desse leque de dados, o gestor logístico da indústria tem acesso a relatórios em tempo real, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.
Confira: Realidade Aumentada e Inteligência Artificial: aplicações para a indústria 4.0
Quais os impactos da predição da logística?
O fundador e CEO da CargOn aponta que a predição da logística industrial garante uma série de benefícios ao segmento.
Segundo Mews, o principal resultado é a possibilidade de identificar problemas relacionados ao transporte (por meio da gestão de dados) para eliminá-los antes que causem maiores problemas.
Assim, de forma geral, os resultados obtidos com a predição da logística da indústria se baseiam em:
- Identificar gargalos no transporte, para eliminá-los;
- Levantar desperdícios, como gastos com frota ociosa;
- Averiguar períodos de picos de deslocamentos. “Essa averiguação ocorre tanto para aqueles momentos em que o fluxo de veículos é mais intenso, como aqueles em que, pela relação demanda x oferta, o valor de fretes é encarecido”, complementa Mews;
- Instruir quanto o motor é ligado desnecessariamente, queimando combustível e gerando custos que não geram valor para o negócio.
Com esse diagnóstico, assinala Mews, há uma diminuição dos custos com transporte e logística, considerados como fatores que mais encarecem produtos e prejudicam a competitividade da indústria brasileira.
Veja também: Como reduzir riscos com máquinas e equipamentos na indústria?
Como a indústria consegue economizar com predição logística?
Com a predição na logística, o gestor da indústria pode, dentre outras coisas, definir o melhor momento para realizar suas entregas, escolhendo, por exemplo, dias em que o frete estará mais baixo e a concorrência menos intensa, de modo a assegurar pontualidade com menos custos.
Outro benefício crucial e citado por Mews está na segurança. “Para além dos sistemas de rastreamento, a gestão automatizada dos processos operacionais de transporte e logística é aliada no combate aos casos de roubo e fraudes de cargas”.
Isso ocorre porque todo o fluxo fica sob acompanhamento em tempo real, incluindo as documentações referentes às mercadorias e aos condutores.
“Ao identificar ociosidade da frota, a solução permite que o gestor reorganize cronograma para não deixar veículos parados, sem produtividade e à mercê de investidas”, finaliza o executivo.
Saiba mais: Legislação trabalhista: principais pontos de atenção para indústrias
Fique por dentro de mais estratégias para a indústria com A Voz da Indústria
A predição logística permite com que a indústria reduza seus custos de frete, entendendo os melhores momentos para realizar suas entregas. Ao mesmo tempo, essa estratégia também ajuda a ter um maior controle,segurança e pontualidade no transporte dos seus produtos.
Que conhecer outras estratégias e ficar por dentro de mais dicas como essa? Então acompanhe A Voz da Indústria!