A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Surtos e transientes de tensão: como afetam a indústria e como reverter

surtos e transientes de tensão na indústria
Falhas elétricas como surtos e transientes de tensão podem comprometer até 10% do orçamento das empresas. Confira como eles afetam a indústria e o que você pode fazer para evitar problemas!

Surtos e transientes de tensão podem se tornar problemas sérios para empresas e indústrias no Brasil. Provocados por descargas elétricas e por falhas na rede de distribuição de energia, ou internamente, pelos próprios equipamentos, os transientes são devastadores para sistemas eletrônicos e costumam ser sinônimo de prejuízo e redução na produtividade. Quase todos os setores da produção estão sujeitos a esse tipo de problema, desde a mineração à indústria de alimentos e bebidas, passando pelo agronegócio. 

É comum que as empresas tenham que repôr mais de uma vez ao ano peças e equipamentos caros e sofisticados por conta da queima causada pelos surtos. O problema é tão disseminado e constante que gerentes financeiros direcionam parte do orçamento anual para a reposição de equipamentos.

Para André Raitz, Gerente da SineTamer no Brasil, o setor industrial é um dos mais afetados pelos surtos e transientes de tensão. "Uma parada na produção pode gerar prejuízos imensos a uma empresa. E às vezes, essas paradas acontecem mais de uma vez ao dia. Além disso, há o prejuízo causado pela queima nos equipamentos, que precisam ser trocados com frequência. Muitos empresários brasileiros do setor produtivo já se acostumaram com essa realidade. E poucos sabem que existe uma solução para isso: os supressores de surto e transientes. Fábricas onde instalamos os supressores estão tendo um retorno muito rápido sobre o investimento. Algumas delas, pagaram o investimento no dia da instalação, com o fim das paradas de produção.", afirma. 

Supressores de surto: resposta e contenção de danos

Já existem no mercado produtos capazes de conter os transientes e evitar drásticas perdas financeiras. Os supressores de surto,  muito utilizados nos Estados Unidos e na Europa, começam a se popularizar também no Brasil. Com tamanho relativamente pequeno, esses equipamentos ajudam a evitar rombos financeiros e transtornos gigantescos. “As empresas costumam gastar um bom dinheiro todo ano com reposição de peças devido aos transientes de tensão. Embora muitas delas tenham se acostumado com essa situação, estamos vendo uma tomada de consciência por parte dos empresários e gerentes financeiros. Eles estão entendendo que os supressores de surto são a solução para este problema”,reforça Raitz. 

Uma das empresas agrícolas mais modernas do país, a Fazenda Figueiredo, em Cristalina, Goiás, chega a produzir 68.000 litros de leite por dia. A fazenda sofria interrupções frequentes em sua ordenha mecânica, devido aos transientes, que queimavam os equipamentos usados na ordenha. Após a instalação de supressores de surto, as queimas pararam de acontecer. Já uma fábrica de cimento, também na região Centro-Oeste, observava seu processo de moagem, etapa central na produção de cimento e agregados, ser interrompido três vezes ao dia, obrigando a equipe de manutenção a resetar todo o sistema após cada interrupção. "Depois de instalados os supressores de surto, as paradas na produção foram reduzidas em 90%. O retorno sobre investimento na compra dos supressores aconteceu no mesmo dia", conclui. 

Eficiência elétrica: necessidade da indústria

Encontrar formas de tornar o consumo elétrico e seu uso na operação mais eficiente e econômico é uma necessidade comum a indústrias de todos os portes e segmentos. Problemas como  fiação muito antiga, problemas de iluminação e falta de diálogo com a concessionária são alguns dos erros que podem impactar esse cenário. Além disso, se torna cada vez mais necessário encontrar formas de realizar corretamente a gestão energética, permitindo identificar e corrigir problemas.  

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar