A Voz da Indústria faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

digitalizacao-industrial-industria4.0

Como digitalizar a gestão da produção em indústrias de bens duráveis

A Indústria 4.0 apresentou às empresas a digitalização industrial. A utilização de tecnologias inovadoras para revolucionar as formas de trabalho e organização dentro das indústrias promete oferecer muitas vantagens às organizações, aumentando sua eficiência e produtividade. Desta forma, o tema "digitalização" vem sendo muito procurado pelos gestores, que compreendem a importância de manter a sua empresa atualizada e competitiva.

Mas o que esta digitalização industrial oferece, e qual a sua real necessidade dentro da empresa? Como digitalizar a gestão da produção da indústria? Confira, a seguir, e entenda melhor como funciona o mundo da digitalização industrial.

O que a digitalização industrial oferece?

Os sistemas de gestão industrial oferecem novas formas de utilizar os dados da indústria para aumentar a eficiência e a produtividade da empresa. Assim, é um conjunto de soluções que facilita a visualização de todos os processos da empresa, e automatiza a coleta e organização dos dados, facilitando a realização de tarefas e aproveitando o trabalho dos funcionários da melhor forma possível, além de minimizar perdas de produção e despesas extras.

Desta forma, os gestores têm acesso a uma visão mais ampla e precisa da indústria, facilitando a tomada de decisões para o desenvolvimento da empresa. O professor Dr. Douglas Rafael Veit, coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial, Engenharia de Produção e do MBE em Manufatura Avançada, e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem da UNISINOS, fala sobre a importância da digitalização.

“A maior vantagem será a rapidez e a assertividade na tomada de decisão. Teremos acesso às informações mais rapidamente, além de maior rastreabilidade do andamento da produção. Mas é preciso destacar que toda essa tecnologia é importante para fazer gestão.”

A necessidade da digitalização industrial

As vantagens que digitalizar os processos industriais oferecem são muitas, e elas permitem melhorias de produção, comunicação e logística relevantes. Desta forma, as empresas que não realizarem mudanças em direção à digitalização de suas indústrias correm o risco de ficar atrás na eficiência em relação às suas competidoras, perdendo espaço no mercado e comprometendo o seu desenvolvimento.

O professor Regis Pasini, do curso de Engenharia da FAAP, explica a importância da digitalização na indústria.

“Sem a digitalização dos processos, não teremos Indústria 4.0. O atendimento às necessidades dos clientes será cada vez mais importante, e a agilidade neste atendimento aliada às informações precisas do mercado por meio do Big Data, por exemplo, somente serão possíveis e úteis com a digitalização dos processos para proporcionar a flexibilidade da produção, que vem sendo considerada como uma das vantagens que os conceitos da Indústria 4.0 tenderão a proporcionar.”

Como fazer a digitalização da indústria?

A digitalização industrial é um processo em que a empresa passa por uma transição no seu modo de coletar, organizar e analisar os seus dados. Esta é a chave que permite perceber as falhas e explorar as potencialidades do negócio da melhor forma possível.

Para isso, é importante contar com ferramentas de qualidade, que se adaptem às necessidades da sua empresa e sejam capazes de prover os serviços que ela precisa. Os produtos da TOTVS são ótimos exemplos de soluções para a digitalização da empresa, pois são personalizáveis para qualquer tipo de indústria e atendem as necessidades de organizações de todos os portes.

No entanto, é importante que os gestores estejam preparados para lidar com as mudanças da digitalização industrial e utilizar as ferramentas da Indústria 4.0 para potencializar a capacidade de desenvolvimento da sua empresa.

“Por mais que a informação esteja mais rápida e assertiva, ainda precisamos de gestores que assumam e tomem a decisão com estas informações. Padrões de comportamento podem ser identificados, mas a decisão final ainda será dos gestores.”, conclui o professor Veit.

O que você achou das informações sobre como digitalizar a gestão da produção em indústrias de bens duráveis? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar