A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

industria-4.0-manufatura-avançada-decisão

Indústria 4.0 torna a tomada de decisão mais precisa

O maior desafio no processo de tomada de decisão é a disponibilidade de informações que fundamentam o entendimento dos problemas e baseiam a escolha de suas soluções. Todo gestor da indústria necessita de informações precisas e atualizadas para encontrar os melhores caminhos para a sua empresa.

O surgimento da Indústria 4.0 traz consigo a digitalização em grande escala da produção, o que permite que as empresas explorem seus dados de formas cada vez mais eficientes. Assim, este novo modelo de indústria possibilita que as empresas melhorem seus sistemas e processos de decisão, alavancando seus negócios.

A seguir, saiba como a Indústria 4.0 impacta positivamente na tomada de decisão. Confira.

Como a Indústria 4.0 facilita a tomada de decisão?

Um dos requisitos para uma fábrica se tornar 4.0 é a digitalização e a conectividade. "Teremos, dessa forma, uma grande quantidade de dados sendo gerada no ambiente industrial, que darão visibilidade aos processos industriais de tal maneira que gestores ou sistemas computacionais vão poder tomar decisões mais assertivas. Elas podem ser tomadas, por exemplo, por algoritmos de inteligência artificial. A precisão dependerá da análise dos dados e dos algoritmos utilizados para a tomada de decisão”, explica o professor Fábio Lima, do departamento de Engenharia de Produção da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

Assim, a capacidade da Indústria 4.0 de aquisição e tratamento de dados de forma instantânea permite a tomada de decisões em tempo real. Com a utilização de sistemas como a Big Data e a Internet das Coisas, as máquinas não apenas recebem comandos e fornecem informações sobre seu ciclo de trabalho, mas também são capazes de oferecer possíveis soluções para os gestores e até mesmo tomar decisões de forma autônoma.


Leia também
4 passos indispensáveis num plano de implantação da Indústria 4.0
Sistema MES faz ponte entre planejamento e produção da indústria


Quais as vantagens para a sua empresa?

O advento destas tecnologias facilita a obtenção de dados seguros - tanto internos (de dentro da fábrica) quanto externos (de fora da fábrica). Isso permite que o processo de tomada de decisão se torne mais preciso e efetivo.

A velocidade com a qual estes sistemas agregam ao processo de análise de informação, fornecendo todas informações necessárias em tempo real, também possibilita que as melhores decisões de produção, custo e segurança sejam tomadas de forma mais rápida e sob demanda.

Como os profissionais devem se preparar para essas mudanças?

Os dados coletados pelos sistemas tecnológicos da Indústria 4.0 são de grande importância para a tomada de decisões, mas não geram informações de valor por si só. É necessário que estes sejam encaminhados a profissionais capazes de analisá-los e interpretá-los, transformando dados crus em decisões fundamentadas e que tragam benefícios para a empresa.

É necessário, portanto, considerar que as pessoas envolvidas nestes processos devem receber de treinamento e informações adequadas, de forma a utilizarem os dados da maneira correta e transformá-los em oportunidades de negócios, gerando valor para a empresa e aumentando a receita - enquanto evitam prejuízos e reduzem custos.

Desta forma, não importa apenas deter dados valiosos à disposição da empresa. É necessário que a gestão de pessoas se mantenha organizada e funcionando para que a empresa possa melhorar e evoluir.

“O fato é que, diferentemente do que acontece na maioria das indústrias hoje, na Indústria 4.0 todos os dados da empresa estarão disponíveis para acesso em tempo real. A partir desse ponto, deve-se preocupar com a extração de informações úteis desses dados para que, efetivamente, se alcance a precisão nas tomadas de decisão esperada para a Indústria 4.0“, conclui o professor Lima.

Você já conhecia a influência da Indústria 4.0 na tomada de decisão? Como enxerga essa mudança na sua empresa? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar