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Sistema acompanha metas com base em análises preditivas e comportamentais

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Única no país capaz de entregar soluções de gestão completas para o varejo, incluindo hardware, plataforma de e-commerce e mobilidade, é o Fast Analytics para RMS, da TOTVS, desenvolvida em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem e altamente escalável.

A oferta foi desenvolvida com integração nativa ao software de gestão especialista no segmento supermercadista da companhia, o RMS, e é o primeiro produto de mercado configurado neste modelo. Dessa forma, a solução não demanda nenhum tipo de customização para ser implementada, o que ocorre em, no máximo, uma semana.

Com a ferramenta, todos os dados da empresa são consolidados permitindo análises precisas, de forma rápida e em qualquer momento. O Fast Analytics para RMS possui mais de 50 indicadores voltados a três grandes áreas do varejo alimentar: vendas, compras e estoque, capazes de apoiar nas principais necessidades de gestão características do setor. Diretamente do celular ou de outros dispositivos móveis, o gestor consegue visualizar gráficos e dashboards sobre diferentes informações, sem a necessidade de gerar relatórios, nem perder tempo para extrair e gerar essas informações. A solução agiliza e viabiliza uma gestão estratégica e eficaz dos negócios.


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Principais análises de dados

Entre as principais análises, está o de Acompanhamento de Metas, que permite o monitoramento constante sobre a evolução das vendas e margens. Dessa forma, não é necessário esperar o final do mês para saber, com precisão, quais foram os números alcançados. O gestor pode checar os índices diariamente pelo Fast Analytics e, a qualquer sinal de desaceleração, consegue tomar as ações necessárias, focando na otimização dos resultados e redução dos custos.

Duas outras análises também são bastante importantes para a operação supermercadista: o Controle de Estoque e a Análise de Sazonalidade. Com a primeira, a empresa consegue monitorar e controlar com precisão o seu estoque, com exatidão, e com base nessas informações, otimizar o seu giro de estoque para evitar sobras e quebras de produtos, reduzindo o desperdício e trabalhando promoções sempre que necessário.

A medida reflete diretamente nos rendimentos financeiros do varejista, que deixa de perder dinheiro. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ano base 2015, apontou que o supermercadista é o segmento mais afetado pelas perdas no ponto de venda. A entidade apurou que o vencimento de produtos é o maior responsável, representando 39,6% dos resultados negativos das empresas do setor.

O segundo indicador, por sua vez, está direcionado à análise de determinadas épocas. É possível observar os dados levantados sobre o comportamento de compra dos clientes na Páscoa deste ano, por exemplo, para definir as melhores ações a serem adotadas no próximo período. Isso, baseando-se em visões do desempenho de cada uma das lojas da rede, que podem variar por região.

Respaldo para o planejamento estratégico

O empoderamento do consumidor trouxe um desafio ainda maior para os supermercadistas na busca pela equação perfeita para proporcionar o atendimento e a disponibilidade de produtos que as pessoas desejam. Por isso, ter o respaldo da tecnologia para fazer o seu planejamento estratégico é um diferencial para as empresas nesta nova realidade. Pensado nisso, o Fast Analytics para RMS ainda permite a integração com outros sistemas, como o CRM, o e-commerce ou até as redes sociais, para cruzar dados e, assim, obter indicadores mais completos sobre o seu público.

“O business supermercadista é um negócio em constante busca de rentabilidade e ganhos de eficiência. Somos um aliado do setor para esse desafio e, por isso, investimos muito em criar soluções inteligentes baseadas em dados com foco em ganhos de margem e conhecimento da operação”, finaliza Mário Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.

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*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS

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