Indústria 4.0 by TOTVS

Indústria 4.0 abre as portas para criação de novos produtos

A Indústria 4.0 deixa os processos industriais mais automatizados e inteligentes. Tudo isso por meio do uso de dados, sistemas conectados, ferramentas e softwares modernos.

Dessa forma, além de aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção, é possível desenvolver produtos com maior inteligência, ou seja, adequá-los à demanda do mercado e, inclusive, aumentar os níveis de personalização.

Continue com a leitura e entenda melhor como a Indústria 4.0 está levando ao desenvolvimento de produtos para outro nível.

Indústria 4.0 e o desenvolvimento de produtos

O desenvolvimento de produtos da Indústria 4.0 tem como base os componentes tecnológicos. Assim, o Big Data e a Internet das Coisas (IoT), por exemplo, geram informações valiosas para a manufatura.

A partir daí é possível entender a fundo a demanda do mercado e adaptar a produção de forma rápida, gerando muito mais valor e exclusividade aos clientes.

“A diminuição exponencial do custo da eletrônica tem viabilizado a adoção de recursos de processamento, sensores e comunicação em rede em produtos cada vez mais baratos. Com isso, produtos antes ‘estáticos’, passam a gerar dados, interagir com bases de dados pela internet e oferecer novos serviços e comportamentos personalizados“, explica o professor Ricardo Caruso, professor do curso sobre Indústria 4.0 da Fundação Vanzolini.

De acordo com o especialista, as possibilidades geradas pela Indústria 4.0 estão impactando diretamente no cenário competitivo da indústria. Assim, mercados pouco inovadores estão sendo forçados a buscar novas capacitações e investir mais no desenvolvimento.

Impactos diretos da tecnologia

Um dos exemplos mais discutidos dos impactos da tecnologia no desenvolvimento de produtos está na área da saúde. As impressoras 3D, por exemplo, permitem criar próteses customizadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo – tudo isso a um custo muito menor do que antes.

Mas não é apenas na criação de novos produtos que a Indústria 4.0 tem valor a agregar. Com ela, é possível transformar itens já existentes, agregando novas funções e valores a eles.

Imagine que é possível adicionar sensores e conectividade aos produtos para melhorar sua performance ou segurança. Com isso, o usuário teria uma experiência muito melhor e totalmente personalizada para as suas necessidades.

O enorme volume de dados gerados pela Indústria 4.0, por si só, também é uma nova “categoria” de produtos que está começando a surgir.

Oferecer o acesso a esses dados tem o poder de melhorar a experiência e a performance de produtos e serviços. E isso vale tanto para empresas, quanto para o consumidor final.

Aqui, ainda vale ressaltar que a Indústria 4.0 também colabora para a venda destes produtos mais inteligentes. Afinal, se torna possível acompanhar de perto as movimentações do mercado e os desejos dos clientes.

Com isso, é possível desenvolver campanhas direcionadas e, consequentemente, muito mais efetivas.

As possibilidades dos produtos inteligentes

As possibilidades geradas pela Indústria 4.0 para o desenvolvimento de produtos são diversas.

“Diariamente, surgem novos produtos que se aproveitam desses recursos de forma diferente. Autonomia e personalização já podem ser vistos em automóveis que se ajustam ao estilo de direção do motorista, ou sistemas de som que se equalizam automaticamente com base no som captado por microfones”.

O professor ainda ressalta a comunicação de dados de sensores em rede, que permite que redes autorizadas ofereçam serviços de manutenção quando o produto dá as primeiras evidências de falha. 

“Os mesmos dados podem ser usados para estudos de desempenho do produto, permitindo melhorias de qualidade, ou ainda para a adoção de políticas de reciclagem”.

As aplicações da Indústria 4.0 para o desenvolvimento de produtos são muitas. Agora, o grande desafio está em aplicá-las de maneira eficaz e, assim, gerar mais valor para o negócio.

E você, como enxerga esse processo de criação de novos produtos? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *